Desordem de la Ordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.
Desordem de la Ordem

Narrador: eita carai

A Polêmica da Soja

Compartilhe
Log
Matematicuzinho

MBTI : INFP

A Polêmica da Soja

Mensagem por Log em 2014-07-21, 2:24 am

E aó galera, vim debater com todos sobre a polêmica desse alimento altamente saudável mas ao mesmo tempo amplamente polêmico.

Alguns pontos interessantes:

• Soja transgênica
  • Hormônios femininos
  • Benefícios do consumo
  • Presença em vários alimentos

Esse produto (como muitos outros) já foi vendido como uma espécie de milagre e depois, pra variar, demonizado. Blz, sabemos que o certo é não exagerar e consumir porções regulares, mas não há pelo visto consenso sobre até que ponto ela interfere negativamente no nosso organismo. Já li por exemplo matérias dizendo que o nível de hormônios femininos liberados é preocupante e em outros lugares que é uma quantidade ínfima ;lol:
E, por outro lado, é uma fonte muito boa de proteínas e outros nutrientes ("mimimi só comer 15kg de frango da no mesmo" = .|.).
Eu pessoalmente consumo pts orgânica em suco e tal, ou então até em forma de "carne" de vez em quando p dar uma variada, é bom apesar de não substituir a real nem fodendo.

Mas e aí, o que o povo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] pensa a respeito? Vocês consideram os malefícios superiores? E quanto aos hormônios femininos, se preocupam?

Links aleatórios:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Enfim, discutam.
Bob Joe
Fã de Crepúsculo

Re: A Polêmica da Soja

Mensagem por Bob Joe em 2014-07-21, 8:44 am

Ultimamente ando seguindo o modo primal de alimentação, que exclui (no meu caso, parcialmente) todos os grãos processados por entender que o corpo da maioria dos seres humanos não é biologicamente adaptado para o consumo desse tipo de alimento.

Eu entendo a importância da soja em propiciar alimento suficiente para a população mundial mas realmente tenho um pé atrás. Não tanto pelas polêmicas (principalmente quanto a questão hormonal) mas pela questão de não achar ela a base de uma alimentação "saudável", como muito gente vende. Na real, grãos são altamente inflamatórios para o nosso organismo.
Askarar
Fã de Crepúsculo

Mensagem por Askarar em 2014-07-22, 3:40 pm

Meu irmão comprou a tal da dieta gracie e veio com esse papo de o corpo humano não é preparado pra grãos e etc.
Além da alergia ao gluteo glúten, em uma breve busca não encontrei nada que não esteja relacionado ao consumo excessivo de carbo, sinceramente todos os textos que li que apontavam os grãos como os demonios da culinaria atual, tinham traços fortes de pseudociência, mas não dei meu veredito ainda pois não pesquisei o suficiente.
Não é porque a gente evoluiu sem comer algo que esse algo não seja saudável.

Mas se o argumento for que ultimamente o pessoal tem socado carboidrato vazio em tudo, estou totalmente de acordo.

Quem manja do assunto e tiver textos com embasamento decente eu adoraria ver, pois me interessa bastante, já que não gosto de ficar comendo grão demais mesmo.

quanto a alimentos transgênicos, eu acredito que os testes deviam apenas ser mais rigorosos, e não deixar o tiro sair pela culatra, como já acontece, por exemplo se usa transgênicos para evitar uso de agrotóxicos, mas esses transgênicos acabam sendo resistentes a herbicidas, então o pessoal taca ainda mais, oq fode o solo e gera complicações. Acho que deveria ter mais planejamento estratégico para que esses transgênicos sejam repassados ao produtor.

Mas eu duvido muito que o fato de ter um T no seu derivado de milho faça alguma diferença na sua vida, os problemas maiores ao meu ver, se existem, vem de produtos não controlados.
Nightmare Elf
Admin OdD
Admin OdD

MBTI : INTJ

Mensagem por Nightmare Elf em 2014-07-22, 11:36 pm

Confesso que tenho medinho de comer essas paradas e alterar taxas hormonais Laughing

Não é um medo embasado, admito

O máximo de base que tenho foi o episódio da minha namorada indo numa nutricionista fodona em Ipanema e essa tal nutri falando que soja é ótimo para molieres

A soja é um alimento que, há mais de mil anos, sempre esteve presente na culinária japonesa. Recentemente, pesquisadores têm percebido que a soja é um alimento muito importante para a prevenção do câncer e de doenças no coração. Além disso, a soja possui uma substância chamada isoflavona que imita o estrogênio (o hormônio feminino). Por isso, a soja pode ser utilizada como um repositor hormonal natural no período da menopausa. Para a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), a soja deve fazer parte das refeições de todos os brasileiros, especialmente das mulheres. “Não deixe de incluí-la nas refeições. Para as mulheres, a soja alivia os sintomas da menopausa, causados pela queda hormonal, como dores de cabeça, insônia e as famosas ondas de calor. Como a soja ‘imita’ a ação do estrogênio, pesquisadores acreditam que esse alimento diminui os riscos de tumores de mama e de útero”, explica a nutricionista. Portanto, não perca tempo: comece a explorar o que a soja tem de melhor.

_________________________  ▲▼ _________________________

Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
Bob Joe
Fã de Crepúsculo

Mensagem por Bob Joe em 2014-07-22, 11:50 pm

Askarar escreveu:Meu irmão comprou a tal da dieta gracie e veio com esse papo de o corpo humano não é preparado pra grãos e etc.
Além da alergia ao gluteo glúten, em uma breve busca não encontrei nada que não esteja relacionado ao consumo excessivo de carbo, sinceramente todos os textos que li que apontavam os grãos como os demonios da culinaria atual, tinham traços fortes de pseudociência, mas não dei meu veredito ainda pois não pesquisei o suficiente.

Mas se o argumento for que ultimamente o pessoal tem socado carboidrato vazio em tudo, estou totalmente de acordo.

O grande problema do alto consumo de carboidratos, principalmente os processados (grãos como trigo e soja, e o açúcar) é o surgimento da Síndrome Metabólica ou Síndrome do Metabolismo, uma das principais causas de obesidade e doenças cardíacas da humanidade. E o mecanismo que causa isso tudo é a resistência à insulina, provocada pelo consumo constatante desses carboidratos. Abaixo vai um artigo com uma boa metodologia, fundamentação e um experimento em amostragem aleatória (a melhor que pode ser feita como evidência científica) que fazez a relação entre Síndrome Metabólica e consumo de carboidratos:

O corpo humano (ou a maioria deles) não é preparado para o excesso de consumo constante de carboidratos, principalmente aqueles de alto IG. Nosso metabolismo se adapta para lidar com isso, o metabolismo de uma certa faixa da população tolera o consumo (até certo nível), mas o resultado disso na maioria da população é ruim. Isso não quer dizer que os carbos são o mal da humanidade mas sim que, individualmente, cada um deve descobrir qual é a própria tolerância a eles para ter uma vida mais saudável.

Li também uma questão sobre o processo inflamatória causado pelo consumo de grãos mas não tenho nenhum artigo na ponta dos dedos como esse aí. Tenho lido bastante sobre isso e seguido a forma primal de alimentação e tenho tido bons resultados, principalmente em questão de saúde e marcadores (LDL/HDL, pressão arterial, triglicérides). Não to ligando muito em falar que esse é o jeito certo de se comer, mas tem dado certo pra mim.

Dieta Gracie não tem nenhuma comprovação científica, até onde sei, diferente da forma de alimentação primal low-carb. Ela só é uma tentativa empírica de alimentação mais saudável em termos de rendimento físico e mental. Nunca segui e não sei se realmente funciona para tal intuito.
Askarar
Fã de Crepúsculo

Mensagem por Askarar em 2014-07-23, 1:45 am

Bob Joe escreveu:
Askarar escreveu:Meu irmão comprou a tal da dieta gracie e veio com esse papo de o corpo humano não é preparado pra grãos e etc.

O grande problema do alto consumo de carboidratos, principalmente os processados (grãos como trigo e soja, e o açúcar) é o surgimento da Síndrome Metabólica ou Síndrome do Metabolismo, uma das principais causas de obesidade e doenças cardíacas da humanidade. E o mecanismo que causa isso tudo é a resistência à insulina, provocada pelo consumo constatante desses carboidratos. Abaixo vai um artigo com uma boa metodologia, fundamentação e um experimento em amostragem aleatória (a melhor que pode ser feita como evidência científica) que fazez a relação entre Síndrome Metabólica e consumo de carboidratos:

O corpo humano (ou a maioria deles) não é preparado para o excesso de consumo constante de carboidratos, principalmente aqueles de alto IG. Nosso metabolismo se adapta para lidar com isso, o metabolismo de uma certa faixa da população tolera o consumo (até certo nível), mas o resultado disso na maioria da população é ruim. Isso não quer dizer que os carbos são o mal da humanidade mas sim que, individualmente, cada um deve descobrir qual é a própria tolerância a eles para ter uma vida mais saudável.

Li também uma questão sobre o processo inflamatória causado pelo consumo de grãos mas não tenho nenhum artigo na ponta dos dedos como esse aí. Tenho lido bastante sobre isso e seguido a forma primal de alimentação e tenho tido bons resultados, principalmente em questão de saúde e marcadores (LDL/HDL, pressão arterial, triglicérides). Não to ligando muito em falar que esse é o jeito certo de se comer, mas tem dado certo pra mim.

Dieta Gracie não tem nenhuma comprovação científica, até onde sei, diferente da forma de alimentação primal low-carb. Ela só é uma tentativa empírica de alimentação mais saudável em termos de rendimento físico e mental. Nunca segui e não sei se realmente funciona para tal intuito.

Com relação a síndrome metabólica eu to ligado, tento sempre evitar esse consumo excessivo de carboidratos, até pq não me sinto mto bem fazendo isso, btw jamais rejeito aquele spaguetti gigantesco, ou pote de sorvete, uma vez por semana ou menos até.
aliás isso vale pra tudo, mesmo que vc coma a comida mais cara e "orgânica", ou o pior junkie fast food, se você consumir a porção própria pro seu corpo isso já reduz uma caralhada de problemas.

Agora essa questão do processo inflamatório que pega, é um negocio que chega a assustar pelo nome, depois vou caçar com mais afinco algo que explique isso direito.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 2018-10-21, 1:46 am