Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-12, 6:11 pm

    Esse papo de imposto justo para os videogames é antigo, e pode parecer que muito se fala e pouco se faz. Se você leu o título deste post e já desanimou de ler o mesmo blábláblá de sempre, suplico a você que volte e me dê uma chance. Sim, meu amigo, volte aqui porque hoje a gente REALMENTE tem algo para contar. E pode ser algo muito, muito bom.

    Todo mundo já está careca de saber (ou ao menos deveria estar) que os impostos que incidem sobre consoles de videogames e seus respectivos jogos aqui no Brasil são ridiculamente altos. E sim, é por isso que até hoje não temos Wii, PS3 e XBOX360 fabricados no Brasil: com tantos impostos, fica difícil de competir. Muito se fala sobre a pirataria, e é óbvio que ela deve ser atacada, mas o que você vai oferecer como alternativa às pessoas? Gastar 200 reais em um jogo original de Playstation 3 fabricado por aqui? É, meu amigo, pelo menos metade desses 200 reais que querem que você pague é imposto, acredite se quiser.

    Mas e aí, qual é a novidade, Gagá? A novidade é que há dois anos, um homem decidiu peitar essa briga, e começou a correr atrás de políticos em Brasília que estivessem dispostos a levantar essa bandeira com ele. E acreditem: depois de levar muita portada na cara e de se deparar com inúmeras situações que atestam a mais absoluta falta de escrúpulos de nossos governantes, o homem finalmente encontrou apoio para levar essa briga adiante.
    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Moacyr
    O nome desse homem é Moacyr Alves, mas talvez vocês o conheçam como PC Engine Fan, nome do site deste colecionador de videogames residente em São Paulo. Há tempos o Moacyr é uma espécie de celebridade na web. Inteligente, bem-humorado e querido por onde quer que passe, hoje ele está aqui no Gameblob para contar para a gente a vitória que conquistou em nome de todos nós. Como vocês poderão ver, a batalha está apenas começando, mas graças a ele, pela primeira vez saímos do idealismo gamer e levamos nossos soldados para o front. Agora, é acompanhar o desenrolar dessa história pelo site www.jogojusto.com.br (que está abrindo agora, mas fique de olho) e torcer pelo Moacyr!

    COLABORE RESPONDENDO À BREVE PESQUISA ONLINE DO MOACYR

    * * *

    Gagá Games: Moacyr, antes de mais nada, gostaria que você se apresentasse.

    Moacyr Alves: Bom meu nome é Moacyr Alves Junior. Tenho 37 anos, e sou mais conhecido como pc engine fan pela minha pagina de colecionismo, mas hoje sou palestrante e estudioso na área dos games, como forma de cultura, educação e entretenimento. Apesar de gostar muito de games, não são o que eu faço para ganhar a vida; tenho uma rede de estacionamentos e um escritório de contabilidade. Na verdade os games são minha “cachaça”, e quando sobra um tempinho livre faço meus projetos nessa área. Tenho uma pequena equipe que esta fazendo um remake de um jogo antigo, tenho o projeto de redução de impostos nos games e também estou escrevendo um livro sobre minha história com os games no Brasil.

    GG: Agora, explique para os visitantes do GagáGame/Gameblog que problema é esse que você decidiu enfrentar, quais são seus objetivos e qual é a importância da sua batalha para os jogadores.

    MA: Bom não é muito dificil perceber a dificuldade que nós brasileiros temos em comprar jogos. Muitos nos julgam pelo excessivo uso da pirataria em nosso pais, mas poucos veem realmente o que causa isso tudo — claro, o preço altíssimo dos games originais. Isso faz com que tenhamos que comprar a maioria dos jogos por meios ilegais, seja por meio da péssima pirataria ou pelo contrabando de produtos importados. Isso sempre aconteceu comigo, desde as épocas remotas do MSX.

    Eu não tinha condições de comprar os jogos ou consoles, então tinha que recorrer a esse meio para conseguir jogar. Mas sempre achei injusto não poder comprar esses equipamentos e jogos em meu próprio país. Essas lembranças alimentam ainda mais o meu desejo com esse projeto que venho desenvolvendo. O meu objetivo principal é fazer com que os jogos e consoles sejam vendidos a um preço acessivel para todos, reduzindo os impostos sobre eles — que hoje chegam à “bagatela” de mais de 200% em cima do preço final.
    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Moacyr2
    Terei 2 meses para preparar com minha equipe um projeto que convença o Diretor da Receita Federal.
    A importância disso? Teremos muito mais investimento no país nessa área crescente no mundo todo. Fora que prejudicaríamos a pirataria, que para muitos parece boa, mas na verdade se tornou um câncer que prejudica demais o desenvolvimento no nosso país. Infelizmente a questão da pirataria se tornou até cultural, ou seja, a pessoa acha que está tendo vantagem comprando produto pirata, mas está, de fato, prejudicando o comércio interno e a ele mesmo, como consumidor.

    Acho que para os gamers, além do preço estar menor, poderíamos exigir das empresas que estão em nosso país mais serviços e melhor qualidade nos mesmos.

    GG: Há tempos essa questão dos impostos sobre jogos de videogame é discutida na internet. Já foram feitos abaixo-assinados, muita gente já expressou sua insatisfação, mas até hoje a coisa parecia ter ficado restrita à esfera da internet. Conte para a gente como você fez para levar a discussão para o “mundo real”.

    MA: Na verdade, há 2 anos, quando terminei uma palestra para o Portal XBOX na Microsoft, lancei no ar a ideia de unirmos forças para tirar do virtual a ideia de uma campanha efetiva contra os impostos altos nos videogames. Logo depois eu comecei a formar uma equipe com várias pessoas representantes da área dos games, como lojistas, comunidades, jornalistas e acadêmicos da área, e abri uma lista de discussão para pormos as ideias em prática.
    No começo, tirei como base o projeto que já existia nesse sentido, a famosa PL 300/07. Porém, após verificar a lei na íntegra, percebi que ela não atende às nossas necessidades para redução de impostos nos games. Foi então que, com a ajuda do gabinete do Deputado Luiz Carlos Busato, mudamos a ideia inicial de um novo projeto de lei para uma conversa direta em Brasília.

    GG: Na semana passada, você anunciou uma grande vitória no podcast do Portal XBOX. Que vitória foi essa?

    MA: Bem, finalmente estou montando o projeto para redução nos impostos. Já temos uma pré-data para a reunião em Brasília com o Deputado Luiz Carlos, sua equipe e o diretor da Receita Federal para discutirmos a redução nos preços desses impostos.

    GG: E o futuro? Quais serão os seus próximos passos, e o que precisa acontecer agora para que finalmente haja uma redução nos impostos sobre consoles e jogos de videogame no Brasil?

    MA: O próximo round começará exatamente quando eu retornar da E3, porque terei que mostrar em números e gráficos para o diretor da receita que é uma grande vantagem reduzir o preço dos games, e que todos nós vamos ganhar com isso. Terei 2 meses para preparar, junto com minha equipe de feras, um projeto que convença o Diretor da Receita para que isso se torne permanente.

    GG: Há alguma coisa que a comunidade de jogadores possa fazer para apoiar o movimento?

    MA: Sempre há. Temos uma página para que as pessoas possam acompanhar todas as novidades desse projeto: www.jogojusto.com.br. Lembrando que não se trata de um abaixo assinado, é apenas para que as pessoas tenham acesso ao que esta acontecendo com o projeto e possam dar a sua opinião. Tem também as minhas páginas pessoais, que se encontram todas aqui: meadiciona.com/pcenginefan junto com meu twitter e perfis públicos. Todo e qualquer apoio é bem vindo. E espero que, quando esse projeto sair, todos se lembrem de que foram jogadores e apreciadores de videogames que tiveram a coragem e vontade de fazer algo pela sua comunidade.

    creditos

    querem apostar nos resultados?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-12, 6:24 pm

    Podiam incentivar a indústria nacional de games com os impostos captados de jogos estrangeiros. É uma medida muito mais sensata, nossos profissionais são tão bons quanto profissionais americanos (ainda estamos um pouco longe dos japoneses). Acabar com impostos para todo jogo que vem de fora é um golpe para a nossa indústria de games, que já sofre demais. Talvez seja até o fim dela.

    Mas é aquela merda de sempre, todo mundo quer direitos e mais direitos e esquecem de pensar de uma forma coletiva. Eu gostaria de pagar menos pelo Diablo 3 que certamente irei comprar, mas se daqui a 5, 6 anos eu puder comprar um bom jogo nacional, livre de impostos e barato, posso abrir mão do descontão no Diablo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-12, 6:56 pm

    A indústria brasileira de jogos ainda é um ramo relativamente novo no país. Acho quase impossível que eles tenham condições de competir com os Estados Unidos. Enquanto não houver investimento em cima do desenvolvimento de jogos, só sairão jogos de medianos pra baixo. Como o Bob Joe, eu concordo que os impostos desses jogos deveriam parar de ir pros cofres públicos e começar a ser vertidos para essa indústria de jogo, ou mesmo que fossem gerados incentivos fiscais.

    Mas acho que pensar em redução de impostos apenas em jogos é egoísmo, já que também ocorre a mesma coisa em CD's e DVD's, que tem seu preço dobrado por causa dos impostos, para não dizer de outros produtos. E é mais lastimável ver que esses impostos não são convertidos em merda nenhuma.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-12, 7:21 pm

    brasileiro inteligente tem muita criatividade, diferentemente de alguns países onde as pessoas inteligentes são só maquininhas potentes.
    se abrir as portas( redução dos impostos é um passo) para esse tipo de comercio o Brasil vai sair bem

    Pirataria é o pior inimigo do mercado cultural... dês de filmes e musicas até jogos...
    mas a culpa não é da gente que compra... mas sim do imposto gigantesco que temos sobre isso...
    e não somente o Brasil, mas países de 1º mundo até...

    uma medida r0x seria passar o rodo em todo imposto sobre itens do mercado de cultura...
    deixando somente aqueles realmente necessários.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-12, 7:33 pm

    tomara q de certo esse projeto ae
    pq pqp
    paga 120~150 no jogo eh foda
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 10:57 am

    Têm razão, é muito foda Trollface
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 12:46 pm

    jogo nacional? isso existe?
    po bob. nunca ouvi falar de empresas brasileiras no ramo de games eletronicos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 1:00 pm

    wingsilver escreveu:jogo nacional? isso existe?
    po bob. nunca ouvi falar de empresas brasileiras no ramo de games eletronicos.
    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero 176790

    Achei uma boa, espero q funcione. To pouco me lixando pra industria nacional, qro comprar meus jogos de pokemon originais... =/
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 2:14 pm

    wingsilver escreveu:jogo nacional? isso existe?
    po bob. nunca ouvi falar de empresas brasileiras no ramo de games eletronicos.

    Claro Wing, e muitos. O carro chefe dos jogos nacionais é o mercado mobile. Como o mercado nacional não tem capacidade para absorver o que é produzido para celulares, os games são feitos aqui e vendidos para empresas Coreanas ou Japonesas.

    No mercado de grandes games está acontecendo a mesma coisa, exportamos trabalho e mão de obra. As empresas que produzem os games de maneira independente, acabam vendendo em outros mercados. Recentemente, uma empresa que anda a toda é a Invent4 Entertainment, que acabou de produzir o Razor2: Hidden Skies, vendido através do Steam. Talvez com esse tipo de comércio digital, poderemos ver um pouco mais da indústria brasileira em produção.

    Os impostos para games estrangeiros são justificáveis se forem praticados com intuito de proteger o mercado nacional. Você não pode abarrotar o país de produção intelectual estrangeira e mandar reais para fora do país. Video Game hoje no Brasil é para quem tem grana, é artigo de luxo. Se você é fudido e compra video game a prestações nas Casas Bahia, não pode reclamar do preço dos jogos, da mesma forma que comprar uma Ferrari e reclamar de pagar o IPVA ou as peças de manutenção.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 2:29 pm

    wingsilver escreveu:jogo nacional? isso existe?
    po bob. nunca ouvi falar de empresas brasileiras no ramo de games eletronicos.

    Tem um MMO brasileiro chamado Taikodom.
    Vai ser apresentado na E3 e tal.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 3:42 pm

    Zeebo não era br?
    deve ter algum jogo exclusivo Br pra ele...
    procede?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 6:38 pm

    Sei que Erinia é um MMORPG brasileiro, mas eu nunca joguei. Sei que tem uns gráficos bonzinhos, mas não conheço a realidade do jogo - a não ser que os inimigos são do folclore brasileiro -, e também não sei a jogabilidade.

    Alguém ai já jogou pra falar como é?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 6:44 pm

    Hovelst escreveu:Sei que Erinia é um MMORPG brasileiro, mas eu nunca joguei. Sei que tem uns gráficos bonzinhos, mas não conheço a realidade do jogo - a não ser que os inimigos são do folclore brasileiro -, e também não sei a jogabilidade.

    Alguém ai já jogou pra falar como é?

    Você luta com a mula sem cabeça e o boitatá?

    Stare Dad
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 6:59 pm

    Joguei esse Taikodom nos primeiros meses de sua liberação, e posso dizer que seria mais apropriado chamá-lo de Lagodom. Voltei a jogar uns poucos meses atrás e continua a mesma merda, apenas com uma melhoria mínima. E para prevenir-me contra os mimimi's de PC ruim e internet a manivela, isso era de opinião geral da comunidade do jogo, você entrava no Fórum e metade dos usuários tinham um banner de "Lagodom" na sign. Uma pena, pois a jogabilidade do jogo é supimpa.

    Sobre outros consoles e jogos brasileiros não tenho conhecimento.

    Não sei onde estou posicionado quanto à diminuição de impostos dos jogos, mas posso dizer que a esmagadora maioria dos compradores de camelô vão continuar comprando lá. Ou até mesmo baixando da internet, dependendo do jogo. É uma pena.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-13, 9:31 pm

    Framuz escreveu:
    wingsilver escreveu:jogo nacional? isso existe?
    po bob. nunca ouvi falar de empresas brasileiras no ramo de games eletronicos.

    Tem um MMO brasileiro chamado Taikodom.
    Vai ser apresentado na E3 e tal.

    Ja joguei (duas vezes) é uma merda. EVE Online tem a mesma ideia, MMO de naves espaciais, e é muito melhor que o Taikodom. Embora eu admita que graficamente ele já um grande avanço para a industria nacional.

    Tem um jogo de estrategia chamado Outlive, que eu tenho. Nacional. Ele tem muitos elementos de outros jogos, mas é divertido.

    Agora não quero continuar pagando 100 reais em jogos de PC e 250 nos de video game (motivo pelo qual desiste dos consoles), para um empresa brasileira possa criar o proximo jogo do BBB. Starcraft II vai ser lançado aqui pelo escritorio da Blizzard em SP, vai ser dublado em portugues e parece q so vai custar 50 reais, esse tipo de incentivo é que é bem vindo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-14, 12:43 am

    Bob Joe escreveu:Podiam incentivar a indústria nacional de games com os impostos captados de jogos estrangeiros. É uma medida muito mais sensata, nossos profissionais são tão bons quanto profissionais americanos (ainda estamos um pouco longe dos japoneses). Acabar com impostos para todo jogo que vem de fora é um golpe para a nossa indústria de games, que já sofre demais. Talvez seja até o fim dela.

    Mas é aquela merda de sempre, todo mundo quer direitos e mais direitos e esquecem de pensar de uma forma coletiva. Eu gostaria de pagar menos pelo Diablo 3 que certamente irei comprar, mas se daqui a 5, 6 anos eu puder comprar um bom jogo nacional, livre de impostos e barato, posso abrir mão do descontão no Diablo.

    Pena que os designers e roteristas não são bons...

    Se as histórias de jogos brasileiros forem tão bons como as do filmes, abro mão, sinceramente.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-06-14, 1:46 am

    Rook Findauros escreveu:Se as histórias de jogos brasileiros forem tão bons como as do filmes, abro mão, sinceramente.
    Eu pensava que as pessoas vissem os filmes brasileiros pelo pr0n. Redface

    O homem que desafiou o diabo foi o mais foda que eu já vi, seguido de Amarelo mangá e de O Cheiro do ralo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-07-16, 9:56 pm

    NC Games apoia o projeto Jogo Justo


    Durante coletiva de imprensa realizada ontem (14/07) em São Paulo, a NC Games, maior distribuidora oficial de games da América Latina, oficializou seu apoio ao projeto Jogo Justo.
    “A NC Games não poderia deixar de apoiar um projeto com esta finalidade. Temos que acabar com o grande vilão do mercado de games no Brasil, que são os impostos”, diz Claudio Macedo, executivo-chefe da NC Games. “Acreditamos muito neste projeto, por isso todos os jogos distribuídos pela NC Games virão acompanhados por um selo exclusivo da campanha Jogo Justo”, completa ele.

    OBS – Assistam à coletiva de imprensa e conheçam mais sobre o projeto em nosso post anterior neste link.

    Sobre a NC Games

    A NC Games é a maior distribuidora oficial de games na América Latina, presente no mercado de entretenimento há 16 anos. Seu foco de atuação é atender o canal de revendas de videogames, sendo representante comercial e distribuidora de diversas empresas desenvolvedoras de videogames tais como Activision Blizzard, Bethesda, Capcom, D3Publisher, Disney, Konami, LucasArts, Nintendo, NAMCO BANDAI, SEGA, Square-Enix, Take-Two, THQ, Ubisoft, Warner Bros., entre outras. É responsável pela distribuição de games em mais de 3.000 pontos de venda no país, desde lojas especializadas até grandes varejistas. Suas operações estão em expansão para toda a América Latina, com escritórios no Brasil e Estados Unidos.
    wiiclube


    Caso a iniciativa junto à Receita não dê frutos, o deputado Busato está comprometido a elaborar um Projeto de Lei. Esta opção, porém, tende a se estender por anos até que o projeto seja apreciado por todas as esferas envolvidas – vide o PL 300/2007, que tramita há três anos esperando aprovação.

    A equipe, no entanto, está otimista, projetando, com a redução de impostos, um crescimento de até 10 vezes do mercado nacional de jogos atual, podendo representar até 5% do mercado mundial.
    gameblog



    o projeto está se tornando forte, é agora ou nunca
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-07-16, 11:12 pm

    Rook Findauros escreveu:

    Pena que os designers e roteristas não são bons...

    Se as histórias de jogos brasileiros forem tão bons como as do filmes, abro mão, sinceramente.

    Claro que temos designers bons,conheço empresas e designers que trabalham com projetos do exterior pq aqui não tem área,o desgin brasileiro está evoluindo bem,o que ainda falta um pouco é espaço pra atuação
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-07-17, 11:30 am

    tao falando ai
    que tao tentando reduzir os impostos de 80 pra 15 %
    procede?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Convidado 2010-07-29, 4:22 pm

    Esse taikodom, os programadores e roteiristas deram uma palestra pra minha turma falando do jogo.(Faço programação pra jogos)

    Dai eles falaram que o mercado ta crescendo bastante, e que a chance dos impostos abaixarem é grande.

    Conteúdo patrocinado


    redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero Empty Re: redução de impostos nos video games: finalmente saiu do zero

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-20, 12:04 am