Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Eleições[+adolescentes]

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 3:32 am

    Eu passei por um tópico no VSQS hoje que me fez lembrar de uma coisa. O moleque estava falando lá de educação obrigatória e alguém falou lá que nem cabeça a pessoa tem, por isso que até os dezoito, a pessoa é considerada incapaz - sendo dos dezesseis aos dezoito relativamente incapaz.

    Ai eu lembrei de uma conversa que tive um tempo atrás sobre os votos dos adolescentes. Porque é um bagulho muito ridículo. Um moleque de dezesseis anos é considerado relativamente incapaz, tanto que não pode se registrar em hotéis sozinhos, não pode ver vários filmes, tudo isso porque teoricamente ele não tem cabeça, mas ele já pode votar?

    Não que seja uma parcela tão grande assim de adolescentes que votam, mas ainda assim... Ele simplesmente já tem cabeça pra decidir o destino do país?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 7:27 am

    só ai.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 7:54 am

    Pra mim, em um cenário ideal, a liberdade do adolescente de 16 aos 18 teria que ser proporcional aos deveres com a nação. Se quer dirigir, tem que poder ser preso com adulto. Se quer se emancipar, tem que pagar impostos e ter deveres como adultos.

    Só que o que acontece na prática é que as pessoas demoram cada vez mais a amadurecer. A uns 40, 50 anos atrás, não era raro a profissão de aprendiz, onde crianças de 12, 13, 14 anos trabalhavam e aprendiam uma profissão. Hoje isso soa quase como um absurdo na classe média brasileira, uma pessoa nessa idade trabalhar. A maioria está ficando em casa e sendo sustentado pelos pais até bem depois dos 20 anos. A adolescência em si é uma classificação relativamente nova. Toda essa imaturidade reflete na sociedade: dar um carro para um moleque de 16 que "mal saiu das fraudas" pode ser certeza de acidente, já que é sabido que a maioria dos acidentes de trânsito por imprudência ocorre entre jovens. Aceitar uma emancipação de um Deadfrog da vida é certeza de jogá-lo para a bandidagem, já que o cara nunca trabalhou nem sabe se virar sozinho (apesar de achar que sabe).

    Eu brinco, mas também me considero parte dessa nova geração que amadurece muito lentamente, não que isso seja totalmente prejudicial, em muita coisa é uma situação positiva. Acho que o voto de adolescentes é mais uma introdução ao exercício da cidadania do que qualquer outra coisa, pois como você mesmo disse, a porcentagem de votantes é bem pequena e não há uma homogeneidade nos votos que possa decidir uma eleição. Mas o que me preocupa é dar direitos que talvez essa molecada não esteja preparada para aproveitar de uma forma correta. Em uma sociedade em que todo mundo que os "seus direitos" e ninguém cumpre seus deveres, como é a nossa sociedade brasileira, é assumir um grande risco.

    Única coisa que não entendo é um cara de 16 e 17 não ser julgado como adulto em crimes hediondos ou de tráfico de drogas.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 8:51 am

    Adolescente não quer saber em quem vai votar ou o quê, querem mais é saber de zuar, óbvio.

    Mal se preocupam com o futuro do país e ainda querem ser julgados como adultos, se foder heim.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 8:59 am

    NÃO VOTEM NO PT!!!!!!!!!!!!!!!!!

    serio
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 11:55 am

    nem ligo pra politica, nao faço questao de votar
    so com 18 mesmo pqe sou obrigado, e votarei sempre em branco, bjs
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 12:05 pm

    Eu nao conheço ninguem que tenha tirado título com 16.

    E preferiria que só fosse permitido com 18.

    A diferença de maturidade é gritante.


    Anyways discutir politica so faz entrar em ragemode politica na internet entao

    puta que pariu
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 12:20 pm

    no caso da política temos que levar em conta que não são só os adolescentes e jovens com 18,19,20 anos que fazem merda,é muito mais gente



    Acho estranho esses adolescentes que já querem ser tratados como adultos,nunca trabalharam,quase nunca tem que se esforçar pra conseguir alguma coisa,mas já acham que podem beber sussa,dirigir sussa,fazer o que vier a cabeça tranquilos,quando o buraco é mais embaixo,só ver esses idiotas de 14~16 anos que acham que sabem beber,que podem beber o que quiser de boa,sendo que não aguentam nada e tão caidos no chão vomitando logo que começam a beber
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 2:10 pm

    Bob Joe escreveu:Só que o que acontece na prática é que as pessoas demoram cada vez mais a amadurecer. A uns 40, 50 anos atrás, não era raro a profissão de aprendiz, onde crianças de 12, 13, 14 anos trabalhavam e aprendiam uma profissão. Hoje isso soa quase como um absurdo na classe média brasileira, uma pessoa nessa idade trabalhar.


    E de fato não é? Há 40 ou 50 anos atrás não era necessário saber fazer o que se pede hoje em dia em indústrias. Aprendizes exerceriam a profissão pro resto da vida, você acha que uma criança conseguiria preencher ao menos 1/10 do pedido para trabalhar?

    Se quiser ser alguém na vida, terá que estudar, jogar futebol ou fazer música ruim. Como os dois últimos são ironicamente muito mais difíceis, o passo mais garantido é o primeiro. Para isso, trabalhar desde os 13 anos como balconista ou aprendendo a apertar uma máquina num bloco de tecido não vai ajudar em nada.

    Bob Joe escreveu:A maioria está ficando em casa e sendo sustentado pelos pais até bem depois dos 20 anos. A adolescência em si é uma classificação relativamente nova. Toda essa imaturidade reflete na sociedade: dar um carro para um moleque de 16 que "mal saiu das fraudas" pode ser certeza de acidente, já que é sabido que a maioria dos acidentes de trânsito por imprudência ocorre entre jovens. Aceitar uma emancipação de um Deadfrog da vida é certeza de jogá-lo para a bandidagem, já que o cara nunca trabalhou nem sabe se virar sozinho (apesar de achar que sabe).

    Entendi o que quis dizer e não se refere diretamente a mim, mas tenho que me defender nessa. Alguém que aos 16 anos acha que pode se sustentar ou viver sozinho é, no mínimo, idiota.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 3:10 pm

    eu queria tirar meu título esse ano, mas faço aniversário 1 semana antes das eleições ai acho que não pode Sad

    mas não sei se é justo isso de adolescente votar e PÁ, mas sei la... é uma coisa que não tem muito o porque discutir, porque são raros os adolescentes que votam antes de completar os 18 já que é opcional, então EU acho que por ser opcional não muda muita coisa, ainda mais na questão de compra de votos... um político teria que oferecer algo bem em conta pra fazer um adolescente ir até o poupatempo (tem isso fora de sp?) tirar o título só pra vender seu voto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 3:35 pm

    Aoshi sharpmind escreveu:Eu nao conheço ninguem que tenha tirado título com 16.

    E preferiria que só fosse permitido com 18.

    A diferença de maturidade é gritante.


    Anyways discutir politica so faz entrar em ragemode politica na internet entao

    ponte que partiu
    Talvez eu devesse mudar o título do tópico, mas de fato o assunto é mais a legislação que vigora pros adolescentes. Acabei voltando o tópico pra política, sem querer. Laughing


    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 3:37 pm

    que lei é essa? nem manjo do brasil ultimamente
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 7:16 pm

    Diferente da galera aqui, eu conheço gente a lot querendo votar (com dezesseis anos). Só que eu acho que são imaturos demais. Tem alguns querendo votar só para pagar de "cool", de cult, de comunista, de radical, sei lá, só que nem ao menos sabem as propostas dos candidatos, e sequer sabem quem são eles. Não sabem a diferença de deputado estadual (distrital no meu caso) e federal, enfim... Acho que 16 é pouca idade para votar, até 18 eu também acho isso. Mas então, depende da pessoa. Tem gente com 16 que tem maturidade e sabedoria para isso, mas a maioria...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 7:29 pm

    brasil é um pais extremamente hipocrita, onde ja se viu "voc e não tem capacidade para dirigir e nen para assumir um crime, não tem cabeça pra isso, mais Olha vc pode escolher quem vai toma conta do nosso pais"

    ridiculo isso, ou com 16 anos ja deve ser maior de idade podendo ter imoveis no proprio nome, responder por crimes e poder tirar carta e votar, ou tudo isso dpois dos 18 ou 21.


    enclusive, to vendendo meu voto, 35,00 reais, avista, validade 4anos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 7:35 pm

    Shanckle escreveu:Diferente da galera aqui, eu conheço gente a lot querendo votar (com dezesseis anos). Só que eu acho que são imaturos demais. Tem alguns querendo votar só para pagar de "cool", de cult, de comunista, de radical, sei lá, só que nem ao menos sabem as propostas dos candidatos, e sequer sabem quem são eles. Não sabem a diferença de deputado estadual (distrital no meu caso) e federal, enfim... Acho que 16 é pouca idade para votar, até 18 eu também acho isso. Mas então, depende da pessoa. Tem gente com 16 que tem maturidade e sabedoria para isso, mas a maioria...

    Nego querendo pagar de "cult" em época de eleição é tenso, ainda tô para ver um.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 8:35 pm

    DeadFrog escreveu:E de fato não é? Há 40 ou 50 anos atrás não era necessário saber fazer o que se pede hoje em dia em indústrias. Aprendizes exerceriam a profissão pro resto da vida, você acha que uma criança conseguiria preencher ao menos 1/10 do pedido para trabalhar?

    A argumentação não é só no ponto de vista do trabalho em si, mas sim de responsabilidades, deveres. Um menino de 14 anos da classe média brasileira dos anos 50 tinha muito mais responsabilidades do que um menino da classe média brasileira atual, exatamente porque os pais educavam com a visão do trabalho, a visão da independência é algo que caiu agora. Não tem tanto tempo assim que o ideal do jovem era sair de casa e construir sua vida longe dos "coroas", esse pensamento caiu agora, a uns 10,15 anos.

    Não sei se o trabalho é a melhor forma de incutir responsabilidade em um adolescente nos dias de hoje, talvez não. Mas comparando com o que temos atualmente, jovens mimados e sem estrutura moral e emocional, era algo melhor se você for pensar do ponto de vista idadexmaturidade. Imagine essa juventude da geração internet enfrentando uma ditadura?


    DeadFrog escreveu:Entendi o que quis dizer e não se refere diretamente a mim, mas tenho que me defender nessa. Alguém que aos 16 anos acha que pode se sustentar ou viver sozinho é, no mínimo, idiota.


    Exatamente, essa é a nossa realidade. A cada década, a adolescência se prolonga mais e a dependência dos pais aumenta, já que o mundo lá fora exige estudo e preparo. Então a abordagem é essa mesmo. Do mesmo jeito que você não entregaria uma caixa de veneno de rato para um criança de 6 anos, já não é possível entregar um carro na mão de um moleque de 16, já que não estamos preparando moleques de 16 para terem a responsabilidade de zelar por sua própria vida e a dos outros. E preparar não é só alertar, é dar exemplo e mostrar exemplos, é dar educação moral e educação cívica. Soltar no mundo e achar que 16 já é adulto é irresponsabilidade, todos vocês sabem que não é assim que funciona.





    O que acho é que não dá para reduzir esse debate. A diminuição de idade penal e criminal, são assuntos que ultrapassam os limites somente da questão etária/biológica e psicológica. Tem uma boa parcela de questão social aí. Exemplo simples: nosso país é um dos mais violentos do mundo no trânsito, um dos que mais matam, sendo os jovens as maiores vítimas. Será mesmo que colocar moleques na direção é realmente uma prioridade? É realmente um excesso de zelo?

    Sobre o voto, acho que é um exagero dar tanta importância para os jovens de 16 a 18 que votam de forma facultativa, por tudo que foi dito. O voto nessa idade é apenas um ensaio ao exercício da cidadania, ele não representa um percentual alto em relação ao todo. É algo simbólico, que serve para demonstrar a maturidade ou não do jovem e o familiarizar com o processo eleitoral e com os deveres cívicos (aliás, civismo é algo que falta muito nessa geração). Alguns provam desde cedo que serão péssimos eleitores e ótimos idiotas a serem governados, como o Gulinho. Outros ensaiam uma tentativa de se fazerem politizados que, mesmo sendo uma mentira (ou uma pseudo-cultura), ainda é válida, já que essa é a hora em que se forma o caráter. O problema real do voto no Brasil é ele ser obrigatório.

    Sobre o tópico do Você-Sabe-Qual-Site que só li agora, PQP by Arona. Aquilo lá ou é moleque com preguiça de acordar cedo ou marmanjo com gripe do reacionário, daqueles putos com o "sistema", acho que não deveria nem ser levado em consideração. E é óbvio que lá há quem concorde, exatamente pela idade. Só damos o devido valor ao Ensino Básico quando precisamos dele lá na frente.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-17, 9:44 pm

    O que acontece com alguém que não decide votar?

    Alguém sabe?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-18, 12:15 am

    Axel Almar escreveu:O que acontece com alguém que não decide votar?

    Alguém sabe?
    Você tem problemas em vários locais. Não pode se inscrever em concurso público, tirar quaisquer documentos - identidade, passaporte -, conseguir empréstimos e por ai vai.



    Bob Joe escreveu:Sobre o tópico do Você-Sabe-Qual-Site que só li agora, PQP by Arona. Aquilo lá ou é moleque com preguiça de acordar cedo ou marmanjo com gripe do reacionário, daqueles putos com o "sistema", acho que não deveria nem ser levado em consideração. E é óbvio que lá há quem concorde, exatamente pela idade. Só damos o devido valor ao Ensino Básico quando precisamos dele lá na frente.
    Não que eu leve em consideração, mas essa é a realidade de boa parte desses jovens, que vivem num mundo de pseudo-independência dos pais, mas estão lá, até seus vinte e poucos anos vivendo e dependendo dos pais. Dependendo do dinheiro pra sair, do carro do pai pra sair zuando por ai, do dinheiro da faculdade.

    O engraçado é que boa parte desses individuos estão em torno dos dezesseis anos, já bebem socialmente e já dirigem carros, querem se tornar independentes, mas como você mesmo disse não respondem processos.

    Essa é uma questão que me irrita e que acabei não me prolongando. Porque ao dezesseis anos a legislação já considera os adolescentes aptos pra decidir - aqui é apenas modo de falar - o destino do país. Por mais que seja facultativo, é como se os adolescentes já tivessem desenvolvido um senso de responsabilidade. No entanto, ainda assim esses mesmos adolescentes podem cometer crimes e ainda assim não vão responder por eles até os dezoito.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-18, 9:14 am

    Hovelst escreveu:Não que eu leve em consideração, mas essa é a realidade de boa parte desses jovens, que vivem num mundo de pseudo-independência dos pais, mas estão lá, até seus vinte e poucos anos vivendo e dependendo dos pais. Dependendo do dinheiro pra sair, do carro do pai pra sair zuando por ai, do dinheiro da faculdade.

    O engraçado é que boa parte desses individuos estão em torno dos dezesseis anos, já bebem socialmente e já dirigem carros, querem se tornar independentes, mas como você mesmo disse não respondem processos.

    Essa é uma questão que me irrita e que acabei não me prolongando. Porque ao dezesseis anos a legislação já considera os adolescentes aptos pra decidir - aqui é apenas modo de falar - o destino do país. Por mais que seja facultativo, é como se os adolescentes já tivessem desenvolvido um senso de responsabilidade. No entanto, ainda assim esses mesmos adolescentes podem cometer crimes e ainda assim não vão responder por eles até os dezoito.

    Concordo com você em alguns pontos, entendo o que você diz. Também acho que 16 anos já é possível avaliar e separar o "certo" do "errado", e se isso é possível, é cabível punir quando necessário, da mesma forma que um adulto. Mas essa realidade que você mostrou é uma realidade da classe média, não de todo jovem.

    O real problema é a falta de alinhamento da sociedade ao discutir a diminuição penal. Em discussões dessa, sempre aparece um xiita que quer reduzir e punir crianças a partir dos 11 anos, como é na Inglaterra. Só que Brasil obviamente não é Inglaterra e a questão passa a não se resumir somente no papo de "a partir de qual idade se desenvolve o senso crítico", mas sim a uma questão social.

    A desigualdade do Brasil é muito grande e como dizem, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Supondo que a pena de tráfico seja de 7 anos, o que iria contecer com um moleque de 13, 14 anos que passou todo a adolecencia, período do desenvolvimento de caráter, em uma cadeia comum, com homens profissionais no crime? Sim, pois nossas cadeias hoje estão longe de recuperar alguém, são só uma forma de afastar o cara da sociedade por uns tempos.

    Seu questionamento é pertinente, mas acho que cada proibição ou cada permissão gera um debate a parte. Entendo que 16 anos (e até 18, em alguns casos) é uma idade bem particular, porque sempre é difícil dizer o que acontecerá caso tal direito seja dado a essa molecada. No final, acho que a opção de participação no processo eleitoral é aquele bom-senso paternal: dar alguma responsabilidade para o jovem, de maneira controlada e até meio fake, já que o voto dele não decide nada em teoria, mas não liberar tudo de uma vez. Talvez você se incomode por se algo que seu pai ou sua mãe fazem com você. Very Happy
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-19, 3:33 am

    Bob Joe escreveu:


    A desigualdade do Brasil é muito grande e como dizem, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Supondo que a pena de tráfico seja de 7 anos, o que iria contecer com um moleque de 13, 14 anos que passou todo a adolecencia, período do desenvolvimento de caráter, em uma cadeia comum, com homens profissionais no crime? Sim, pois nossas cadeias hoje estão longe de recuperar alguém, são só uma forma de afastar o cara da sociedade por uns tempos.

    O problema também, é que os reformatórios são tão ruins quanto as prisões, no fim não faz diferença. Botar o moleque 3 anos no instituto padre severino ou 3 anos na cadeia vai gerar o mesmo monstro. Com a diferença que o último vai ser um pouco mais estuprado.
    Mas tipo, acho que deveria ocorrer primeiramente uma mudança nas cadeias brasileiras. Não acho que precise transformar as cadeias numa escola bonitinha, blablabla. Mas podia começar sendo mais limpa e com celas menos lotadas, só isso já ia melhorar o nível do cara de lá. Porque sinceramente, depois de tu passar anos dormindo com 20 pessoas numa cela, você tá mais afim de matar do que reconstruir sua vida.
    Botar alguns cursos profissionalizantes seria bom também. Além de aumentar a segurança interna, nada mais de detentos fumando maconha e matando os outros com facas improvisadas(as vezes nem tão improvisadas).
    Mas é aquilo, tem que continuar sendo punição, nada de liberais querendo soltar os presos em 1 ano para eles tentarem a sorte na vida denovo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-23, 7:12 pm

    Bob tem opiniões muito complexas ,da até preguiça de lê ate o fim '-'
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-23, 7:34 pm

    Razor escreveu:Bob tem opiniões muito complexas ,da até preguiça de lê ate o fim '-'

    Sim, tá foda, li aqui e cansei também. Dammit, tô parecendo o Nobre Valente ou que estou debatendo em uma loja maçonica. Vou tentar ser mais simples na próxima. O foda é que as coisas são complicadas e quando vejo já escrevi um wall of text.

    A minha opinião se resume em: "adolescentes tem direitos demais e deveres de menos e vivem reclamando. Afinal, é isso que faz um adolescente, reclama".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-24, 1:01 pm

    Bom, o que eu acho é que o jovem não está sendo preparado direito pra vida adulta, eu admito que faltando apenas 1 ano pra eu me alistar e pra ser obrigatório voto, etc, eu estou com um pouco de receio, pois não sei se tenho responsabilidade o suficiente.
    Também já passei pela fase de 'quero ser independente logo pra fazer o que me der na telha'. Não sei se estou pronto para tirar carteira, aliás, não tem nenhuma noção de como dirigir, diferente dos jovens que já sabem tudo de carro, etc.
    Acho que talvez isso seja um reflexo do estudo também, porque hj em dia, ao invés de nos preparar para a vida real, os professores nos enxem de matéria e foda-se se tu aprendeu aquilo ou não, eles partem pra próxima matéria, porque tem um tempo pra cumprir.

    Não sei se deu pra entender o que eu quis dizer.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Convidado 2010-08-24, 7:13 pm

    Bob Joe escreveu:
    Razor escreveu:Bob tem opiniões muito complexas ,da até preguiça de lê ate o fim '-'

    Sim, tá foda, li aqui e cansei também. Dammit, tô parecendo o Nobre Valente ou que estou debatendo em uma loja maçonica. Vou tentar ser mais simples na próxima. O foda é que as coisas são complicadas e quando vejo já escrevi um wall of text.

    A minha opinião se resume em: "adolescentes tem direitos demais e deveres de menos e vivem reclamando. Afinal, é isso que faz um adolescente, reclama".
    Sua resposta foi simples e coerente , viu , não é tão difícil ,concordo com você,até porque eu estou nessa fase,as vezes me pego reclamando por coisas fúteis,e fujo de algumas responsabilidades também , posso estar sendo precipitado em minha opinião porém ainda acho que alguns adolescentes,não aqueles que querer pagar de descolado e pá,devem votar, sim , alguns tem consciencia que o voto , defino o futuro do país e de toda massa,também acho ridiculo quem vota em nulo ou branco,tantas pessoas lutaram pela liberdade do direito do voto , quantos não morreram em protestos, as famosas "diretas já" e alguns simplesmente jogam esse direito do cidadão pela janela, sou totalmente contra, eu de vocês,analisaria melhor as propostas dos devidos candidatos e votaria no qual eu me identifico .

    Fica ai minha opiniao

    Conteúdo patrocinado


    Eleições[+adolescentes] Empty Re: Eleições[+adolescentes]

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-20, 12:48 pm