Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 3:38 pm

    Eae galera, de buenas?

    Desculpem a minha ausencia e meus aparecimentos randomicos, eh que eu tou nessa de estudar pra vestibular e ja nao tenho mais muito tempo pra dedicar para a ODD.

    Mas quero falar de algo que vem martelando minha cabeca desde que me ausentei para estudar:

    Fazer um curso na faculdade que eu gosto, que eu tenho facilidade e interesse ou um que me dara dinheiro e uma boa estabilidade profissional?

    No meu caso, eu estou divido. Eu queria fazer inguistica, historia, psicologia, essas coisas ai. Estudar a formacao e sistema das linguas, povos antigos ou me trancar num hospital psiquiatrico e trabalhar com autistas e savants o resto da vida.

    Por outro lado, tem aquela pressao familiar. Meu pai nao quer que eu faca facul. Quer que eu faca cursos tecnicos, trabalhe, adiquira maturidade, pra depois daqui uns anos entrar na faculdade. Meu vo deseja que eu faca Eng. Civil, pq ele eh engenheiro e ainda n achou alguem para quem deixar o nome da empresa (a empresa eh so ele, mas pqp, o veio tem renome por aqui e no sul, eu ia ganhar grana pra caraio.). Eng. Civil por um lado eh boa, pq meu vo poderia me indicar pra trabalhar em alguns lugares, meu tio avo e a esposa dele, sao arquitetos conhecidos por aqui. Minha tia por parte de mae, eh engenheira da MRV, tem uma certa influencia tambem. Mas o problema eh a area de exatas. Matematica NAO eh meu forte. Se eu levo pau pra materia de ens. Medio, o que ia ser de mim aprendendo Calculo?

    Sinceramente, nao sei o que fazer. ;x

    E voces, o que acham? Pelo que optaram? Acham que fizeram a escolha certa?

    (Eu pensei em postar na casa do desabafo, mas eh um bom assunto pra fazer um topico, logo postei aqui.)

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 3:48 pm

    eu procuraria combinar os dois né ;c
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 4:05 pm

    engenharia é vocação tchê, nao emprego.
    meu pai queria que eu fizesse engenharia mecânica,
    mas eu queria ser piloto, fiz um curso técnico de mecânica
    industrial que deu pra me sustentar sozinho e bancar meu curso de
    aviação civil ^^

    acho que o esquema é nao querer dar o passo maior que a perna,
    faz o que vc deve, depois o qeu gosta.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 5:02 pm

    Hmm, eu escolheria um meio termo, por assim dizer.

    Já que nem sempre a profissão que você gosta pode dar muito dinheiro e vice-versa.

    Eu dou mais preferência a fazer aquilo que gosto, pelo menos não irei pensar que estou trabalhando apenas pelo dinheiro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 6:41 pm

    faça administração de empresas e roba a empresa do seu vo. pronto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 7:18 pm

    Seja honesto, se foçe para fazer o que gosta, você estaria ganhando para dormir.

    Faça por dinheiro, todo mundo gosta disto, nada como uma boa quantidade de dinheiro, para alegrar uma pessoa.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 7:30 pm

    Eu tentei unir os 2 eu gostaria de fazer medicina, um dia serei um neurocirurgião e ganharei um dinheiro razoável fazendo algo que eu gosto , sou apaixonado pela anatomia humana , biologia, tudo ligado a isso ,e estarei salvando vidas, creio que além de ganhar bem nada seria melhor do que salvar uma vida.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 8:45 pm

    Eu no seu caso faria engenharia, justamente porque tem Q.I - quem indica - na área, sem contar que tu tem futuro garantido na área.

    Mas ai depende também das suas notas de matemática e fisíca. Se sempre foram oito~nove, dá pra fazer engenharia se esforçando um pouco, mas se tu for realmente ruim, nem tente, vai rodar todo semestre.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 10:21 pm

    se vc for razoável na parte de exatas,deve ir bem(na média) nas matérias de cálculos e talz em engenharia


    o melhor seria fazer um meio termo entre dinheiro x gostar,ou vc faz algum curso técnico mesmo,pra angariar fundos,e depois faz algo que gosta,como história,dai se não conseguir muuito dinheiro com ela ainda terá o técnico(mecatrônica,etc)

    eu tava nesse problema ae ano passado,queria fazer história,mas meus pais estavam fazendo de tudo pra eu não prestar isso,então escolhi design,algo que gosto e dá dinheiro(se vc for bom,é claro),e depois faço história



    beleza que meus pais não acharam design muito melhor que história na hora que prestei né Laughing




    a única coisa que vc não pode fazer é prestar algo que vc não gosta,se vc fizer isso vai ficar puto durante a faculdade,não vai aprender as coisas direito e vai ser um profissional ruim,ou seja,anos perdidos
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 11:03 pm

    Eu odeio matemática e nerds gordos...

    Faço Ciência da Computação pelo dinheiro!

    Não adianta nada ser um Leirbag da vida, fazer o que gosta e ganhar 800 conto por mês.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 11:59 pm

    /\ nem dianta boom, ele nao vai cair nessa. deveria ser mais sutil.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 12:02 am

    Espera um pouco.

    Ter facilidade não é a mesma coisa que gostar, que por sua vez também não é a mesma coisa que ir bem ou mal em determinada disciplina.

    Até parece lógico, se fulano gosta de x disciplina, a tendência é ele se esforçar nela, e se ele se esforçou nessa disciplina, a tendência é ir bem. Mas nem sempre é tão retinho. Gostar não é a única variável, como supracitado, o esforço também entra nessa conta. Não adianta dizer "sou uma negação de matemática" se no Ensino Médio você não fazia os exercícios e estudava na vespera.

    Muita gente se confunde pensando "fui mal, portanto não gosto". Conheço uma menina que tinha média ponderada 9 no curso de farmácia, mas abandonou, pois ela não suportava mais o curso.

    A sua nota depende apenas da sua capacidade de reproduzir o conhecimento adquirido, e para fazer isso você apenas precisa de duas coisas: Saber externalizar esse conhecimento e, obviamente, adquirir esse conhecimento. Ou seja, é sentar a bunda na cadeira, estudar e na prova/trabalho escrever o que você aprendeu. Um não vem sem o outro, e é importante ressaltar esse ponto, já que muitos relacionam não gostar com 'ter dificuldade'. Entretanto é uma questão lógica, de que adianta você adorar filosofia, história, etc e ter uma péssima redação? Ou então se interessar por matemática e não saber dividir?

    Apenas digo isso para que você não se confunda, veja bem o motivo de você não gostar de alguma disciplina. Não gostar não é desculpa para não aprender.

    O ponto de eu ter dito tudo isso é para perguntar: Você não gosta porque vai mal (por não "conseguir aprender" e/ou não estudar) ou porque simplesmente não se identifica mesmo com a área de exatas?

    Se é por conta de dificuldade/falta de estudo, acho que vale a pena tentar sanar essa dificuldade. Mas ai, é claro, depende de o quanto você esta disposto a querer sanar essa dificuldade. Se você estiver disposto a se esforçar e não tem nenhum problema fisiológico que o impeça de aprender, então uma coisa te digo: Você consegue sim levar um curso de engenharia.

    O que cabe a você decidir é ponderar o quanto você prefere se esforçar e tentar aprender essa parte mais exata e o quanto você prefere a outra opção.

    Agora se o problema não é ir mal ou bem, mas sim que você realmente não suporta matemática, então eu diria para nem tentar. Só acharia válido tentar se você realmente precisar desse dinheiro.

    Mas claro, há a terceira possibilidade, a de você ser indiferente. Nesse caso acho válido que tente. Você não precisa amar seu curso, apenas precisa ter saco para aguentar a rotina.

    Resumindo:
    Se você é indiferente: Vá em frente
    Se você não gosta e não precisa da grana: Faça o que gosta
    Se você não sabe se não gosta: Vá aprender, depois decida
    Se você não gosta, mas precisa da grana: Vá em frente, a não ser que você encontre um outro curso que pague a mesma coisa e que não seja tão frustrante quanto esse que você não gosta.

    Não gostar e/ou ter dificuldade apenas significa que você vai ter que se esforçar o dobro e que o caminho será mais tortuoso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 5:01 am

    Hoje em dia o que importa é ganhar dinheiro. Mas se seu forte não é a matemática, nem faz engenharia porque você não vai ganhar dinheiro se não conseguir passar em cálculo, porque você nunca vai se formar.

    Menos maconha e mais estudo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 9:57 am

    Acho que não é uma coisa tão simples. Faculdade é diferente de trabalho e gostar de algo não quer dizer necessariamente gostar de fazer um curso superior nessa área.

    Eu, por exemplo, sempre adorei História, mas não vejo um trabalho na área que me agradaria. Na teoria seria tudo bonito, você sempre se vê fazendo o que gosta, no cargo perfeito, pesquisando o que quiser. Mas a prática é diferente, não há garantias de que você vai gostar do dia-a-dia da profissão que planeja. Afinal, ser arqueólogo ou paleontólogo, por exemplo, não é ser um Indiana Jones. É passar o dia todo em um buraco quente e fedido e comemorar o achado de uma lasca de porcelana ou um pedaço de osso duas vezes na vida.

    E curso superior em uma área que você gosta também não é garantia de felicidade e diversão. Adoro computação e tecnologia, mas o curso de Ciência da Computação foi um suplício para mim. Um curso superior é científico, completo em diversos ramos e eu tive que aturar muita coisa que detesto. E isso em nome de algum dia poder trabalhar com o que gosto, o que também não é garantido.

    O que aconselho é o seguinte: ao invés de tentar adivinhar o que vai te agradar, o que vai te dar grana, o que você será depois de formado, procure entender o que um profissional da área faz. Vá nessa empresa do seu avô, vejo o que ele faz no dia-a-dia. Procure pessoas do meio das Letras que fazem algo parecido com o que você quer e vivência a rotina deles. Pode ser que você se apaixone pelo que seu avô faz e mesmo que a faculdade de Engenharia seja difícil para você, o trabalho que te espera no futuro talvez não seja. Pode ser também que você descubra o quanto é difícil e cansativo trabalhar em um hospício ou quão chato é toda formalidade que envolve uma pesquisa na área de linguística.

    Eu não acredito em amor à primeira vista, muito menos na parte profissional. Acho que uma atividade te conquista com o tempo, através de sua evolução e dedicação a ela. Você pode fazer a melhor coisa do mundo, mas não conseguir chegar à lugar nenhum com ela. E isso vai te frustrar e te fazer infeliz.

    Depois de decidir o que vai querer, a parada é sempre procurar pessoas que fazem o que você quer fazer e tentar descobrir como elas chegaram lá. Tendo uma meta, tudo que vier de difícil vai ser mais fácil de aturar e ultrapassar.

    E dinheiro não é tudo na vida. Me matem, mas é uma verdade.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 11:14 am

    O que o Bob falou é verdade, profissão difere da faculdade. Eu optei por fazer medicina pela grana mesmo. Eu pensava em fazer alguma Engenharia, mas estagiei por uma semana em um escritório de engenharia de uma empresa grande e não curti muito. Quando eu disse que sairia pra fazer medicina, geral disse que era uma boa escolha Laughing
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 1:35 pm

    Dicotomias são imbecis. Falsas dicotomias como essa apresentada nesse tópico são falaciosas.

    Por que raios o que você gosta não pode dar dinheiro, ou vice-versa?

    O que importa não é o diploma da faculdade, e sim o ramo que você vai querer, e as especializações que irá fazer. E mande tomar no cu o imbecil que falar que você não ganhará dinheiro por causa da faculdade que você está fazendo. A longo prazo, esses idiotas acabam ganhando menos e ficando mais estressados do que você. Qualidade de vida > dinheiro, mesmo que um precise do outro, a qualidade de vida sempre vai ser superior ao dinheiro.

    Vai de você fazer algo que provavelmente não goste, mas que com o passar do tempo acaba gostando, ou fazer algo que goste e que seja bom. Tirando artes em geral, qualquer profissão bem encaminhada dá dinheiro.

    As chances de você odiar o curso que você vai fazer e pensar que aquela carreira não é pra você são grandes. Eu mesmo odeio letras, mas sei que quando terminar, posso fazer uma pós em tradução/interpretação, e depois tentar um Master's degree em Língua Portuguesa/Língua Inglesa/Literatura Inglesa. Gostar de história e linguística ao mesmo tempo aponta pra uma ciência denominada Filologia. O problema é que tem idiota d+ no mundo, e vão falar merda d+ pra você sobre os cursos, baseado em esteriótipos e concepções errôneas. Fazer o que, né.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 5:52 pm

    Faça o que você gosta dar dinheiro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-10, 1:45 am

    Uia.. Bob Joe fez Ciência da Computação.

    Será que quando eu me formar serei bombado, rico e comedor que nem ele?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-10, 9:35 am

    Boom escreveu:Uia.. Bob Joe fez Ciência da Computação.

    Será que quando eu me formar serei bombado, rico e comedor que nem ele?

    Não, você vai ser programador.













    Se eu fosse metade do que dizem que sou...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-10, 12:58 pm

    Bob Joe escreveu:

    Se eu fosse metade do que dizem que sou...

    ...estaria fudido, pq seria no MINIMO um psicopata homossexual cuja mãe trabalha na zona.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-10, 10:30 pm

    Leirbag escreveu:
    Bob Joe escreveu:

    Se eu fosse metade do que dizem que sou...

    ...estaria fudido, pq seria no MINIMO um psicopata homossexual cuja mãe trabalha na zona.

    tá confundindo com o emanoel.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-11, 5:19 am

    Tezcatlipoca escreveu:
    Leirbag escreveu:
    Bob Joe escreveu:

    Se eu fosse metade do que dizem que sou...

    ...estaria fudido, pq seria no MINIMO um psicopata homossexual cuja mãe trabalha na zona.

    tá confundindo com o emanoel.
    A mãe do Emanoel acho que tem doutorado, cara.

    Não fala assim do cara. Se ele bane até Hitler, você é fixinha.. Laughing
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-11, 4:10 pm

    Não me parece que estar 8 horas por dia num trabalho que eu odeio só para poder ter dinheiro seja uma vida muito feliz.


































    random.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-11, 8:09 pm

    Filipus escreveu:Não me parece que estar 8 horas por dia num trabalho que eu odeio só para poder ter dinheiro seja uma vida muito feliz.




    random.

    Dificilmente você vai odiar um trabalho pra sempre. E antes ficar 8h em um que você odeia e ganhe dinheiro do que ficar 8h em um que você odeie sem ganhar dinheiro lol
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Convidado 2010-09-12, 10:47 am

    Filipus escreveu:Não me parece que estar 8 horas por dia num trabalho que eu odeio só para poder ter dinheiro seja uma vida muito feliz.





    random.


    Típico pensamento de vagabundo. Trabalho não é diversão, não é para ser algo super prazeroso. E só um jeito de ganhar dinheiro e ser útil para o mundo.

    Conteúdo patrocinado


    Fazer o que gosta ou o que da dinheiro? Empty Re: Fazer o que gosta ou o que da dinheiro?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-19, 9:02 am