Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Filosofia

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 7:21 pm

    Sei que ja houveram discussões parecidas , mas, vamos ao caso, hoje na aula de filosofia , meu professor, um life loser bem sucedido , disse que a filosofia , não é uma ciência humana, e sim é a mãe de todas as ciências, eu discordo com tal opinião considerando que a ciência moderna começou a surgir no renascimento , e não tem nada a ver com a filosofia, não vejo possibilidades, de a filosofia ser a mãe de todas as ciências, claro que toda ciência é derivada de pesquisas e pensamentos , mais filosofia estuda o comportamento humano , ético , a forma de pensar , e não o pensamento racional , aquele que resolve equações e tudo mais ,na física por exemplo , não creio que haja nenhum tipo de filosofia,que seriam pensamentos teóricos sobre como chegar a um objetivo ,pra física no caso , seria uma forma totalmente fria ,e calculada, algo que nao se baseia em teorias mais sim em fatos concretos,equacionando fatos, chegando a um coeficiente exato , em uma conseqüência teórica como suposta-mente seria o caso da filosofia esse coeficiente nao seria exato , logo a filosofia nao pode ser considerada a mae de todas as ciências se nao abrange a área das ciencias exatas,baseadas em fatos concretos, e não pode chegar a um resultado concreto , já que se baseia em teorias de como funciona o comportamento e o pensamento humano ,partindo de meras especulaçoes.



    Dissertem.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-08, 10:53 pm

    Eu dissertaria se o texto fosse bem-estruturado e tivesse coerência.

    Traduzindo:

    Se desse pra ler essa merda eu falaria alguma coisa sobre essa bosta, vê se aprende a escrever, gulinho do kct.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 12:12 am

    eu acredito que seu professor esteja certo, foi a filosofia que começou a desmistificar
    o que era pregado pelos crentes da época.

    mas,seguindo seu raciocinio..
    vc acha que um homo-preto-peludo olhou para o céu estrelado
    a noite e começou a resolver equações de trigonometria?
    tudo nasce de uma necessidade e refletir sobre essa necessidade é filosofar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 6:17 pm

    Antigamente toda a ciência era chamada de filosofia
    Filosofia era a base do conhecimento.
    o conhecimento se baseia em padrões,
    Para identificar padrões, é necessário refletir sobre X assunto.
    esta reflexão é a Filosofia.

    É um erro bem comum confundir Filosofia com Sociologia e suas ramificações.

    Um exemplo é a da formação da matéria.

    na Grécia antiga não tinham o conhecimento que temos sobre química.

    ao observar como o mundo era formado por coisas menores, e que esse conjunto de coisas menores construía tudo que conhecemos, como por exemplo: arvores são formadas de folhas, madeira, seiva, sementes e as vezes frutos.
    então levando esse tipo de reflexão - de filosofia - surgiram várias teorias, como a de Empedocles, aquela antiga "agua, terra, fogo e ar"
    e assim evoluindo os conceitos sucessivamente.



    deu pra entender como a ciência nasce da filosofia?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 7:52 pm

    concordo com o leir
    eu poderia até argumentar alguma coisa se seu texto me atraisse um pouco
    use paragrafos, espaços, sei lá, monta direito isso aí sêmen

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-09, 10:33 pm

    Poutz, comparar Gulinho com o TC é foda.

    ...


    Pro Gulinho é claro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-11, 11:47 pm

    Imagine os gregos.
    Foi lá que tudo começou, com o nascimento da filosofia a origem e a razão para as coisas serem tais quais como elas são começou a ser pensada.

    Foi através desse estudo racional das coisas que eles criaram a "física primordial", que seria a Physis, ou seja, a realidade. Eles criaram conceitos, teorizaram, e assim deram origem aos primeiros conceitos físicos, químicos, etc. Apesar de estarem, em sua grande maioria, errados, foram eles que deram o primeiro passo para a criação das ciências exatas utilizando o pensamento racional inaugurado pela filosofia.

    tl;tr Depois do nascimento da filosofia começaram a conceituar certas coisas que eventualmente deram origem às ciências exatas.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Convidado 2010-09-12, 10:42 am

    Bem, filosofia de verdade não tem nada a ver com esses papos de maconheiro ou essas "filosofias de vida". Filosofia é tentar usar o lado racional para explicar as coisas ao invés de recorrer a mitos.
    Então, sim, a filosofia é a mãe de todas as ciências.
    E por isso os físicos antigos eram chamados de fílosofos naturais. Se você ver os gregos ,por exemplo, archimedes, pitágoras, euclides, eram todos filósofos.
    Pois eles estavam tentando entender como a realidade funciona de modo racional e isso os levou a matemática e a física como nós conhecemos hoje em dia.
    A filosofia criou conceitos como a lógica que são indispensáveis na matemática por exemplo.

    Infelizmente, nos dia de hoje, ser filósofo virou ser um idiota com idéias loucas que vão totalmente ao contrário da lógica e por isso que os filósofos perderam toda a importância hoje em dia, ou alguém sequer liga para o que algum fala? Compare a influência de um desses ditos filósofos com a dos gregos.

    Conteúdo patrocinado


    Filosofia Empty Re: Filosofia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-19, 3:44 am