Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Civismo e Educação Social

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 11:27 am

    Sempre quando alguém fala que o problema do Brasil é a Educação eu concordo na hora. Isso deixou de ser opinião, isso é um fato. Países com Educação de melhor qualidade e abrangentes são países ricos, com taxas menores de violências e melhor qualidade de vida.

    Mas que tipo de educação a escola deve oferecer? Além da acadêmica, que e óbvia, sempre vi a escola como o lugar ideal para formar o indivíduo e o cidadão. Muita gente fala que filho se educa em casa, mas penso: de que adianta o moleque ter os melhores pais do mundo em casa, mas na escola, onde passa horas e horas da sua vida, conviver diariamente com bandidinhos que tem educação péssima em casa. Não só crianças, adolescentes também, que por motivos de afirmação, são extremamente susceptíveis a ir na “onda” da galera. Inclusive, esse fator social de querer copiar outras pessoas para ser aceito é o melhor jeito de propagar besteiras e modinhas inúteis, mas também pode ser usada para propagar bons comportamentos.

    Dei essa volta toda para dizer que acho importante a Escola dar educação cidadã, o chamado Civismo. Ele contempla desde posições nacionalistas e de orgulho nacional, até posições sociais que visam o bem estar do país e da sociedade. É você saber desde se posicionar bem durante o hino nacional a quais são seus Deveres para a sociedade e para o país. É ter um posicionamento político e ter noções de cidadania.

    Com o fim da Ditadura, todos resquícios militares foram banidos da sociedade por medo de volta ao regime. Mas isso aconteceu tanto com os maus valores quanto com os bons, e a educação de cidadão foram um desses. Perdemos muito com isso e o resultado é a atual geração que tem entre 25 e 35 anos, onde os valores sociais, morais e cívicos praticamente se perderam. Todos querem seus direitos, fazem passeatas pela paz e o caralho, mas ninguém quer cumprir deveres básicos e ter o mínimo de bom comportamento social. Fazer passeata pela paz mas fumar maconha e dirigir bêbado, esse é o retrato da atual sociedade.

    Dissertem sobre esse post conservador.

    P.S.: Tranfu tranforma maconha em pão de viagem (seria melhor lembas). Elf está infectando todo o forum com suas amizades "alternativas".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 11:45 am

    Tirando a parte de Ditadura que não entendo nada, acredito que os 4 paragrafos são diretamente proporcionais, apesar de pensar que a geração 25-35 anos não se encaixa muito bem e possa não ser tão ruim quanto vc diz. Mesmo por que, na época em que essas pessoas estudaram, aluno não xingava professor como hoje, não que eu saiba.

    Muitos dos valores, posso dizer que a maioria deles, aprendemos em casa, mais ninguem se torna um cidadão só com eles, o individuo precisa estar em contato com tudo ao seu redor para amadurecer por completo. Mais ai entra o problema que vc diz, que valores ele vai adiquirir estando em um ambiente ruim?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 11:48 am

    Primeiramente, a valorização do profissional. Valorizando o professor, ai se é possivel uma melhoria na educação.

    Essa valorização não vem só com o aumento salarial, é preciso uma mudança de valores, uma melhora na qualidade de ensino das licenciaturas e a retratação do professor na midia e na sociedade como alguem tão ou mais importante do que a profissão com maior valor social hoje em dia(médicos).

    O professor sendo valorizado, imediatamente a instituição escola também o é. Ai sim é possivel entrar em assuntos como Civismo e Educação Social, já que, por serem valores dependentes de ética e moral, mudam conforme o professor.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 11:56 am

    Só deixar claro que apesar da posição parecer dura, não precisa necessariamente ter. Não é uma questão de criar robôs para um exército de pessoas com um ideologia parecida (como faziam os nazistas, facistas, fanquistas e etc). A liberdade, a autonomia, ainda são importantes. Mas hoje temos uma matéria chamada "Estudos Sociais" que perdeu toda a importância que deveria ter, que é formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.


    @Leirbag
    É claro, claro, mas isso está dentro do óbvio, essa discussão já é sobre um passo à frente.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 12:04 pm

    Vivi com isso esse ano, e sofri um pouco.

    Vários colegas meus vão ser reprovados em 2011. E o que eu estou fazendo é curso profissionalizante, imagina os 'bandidinhos' que você colocou no seu post passassem junto comigo? Eu perderia 4 horas diárias da minha vida e não aprenderia nada. Ainda bem que aprendi algumas coisas esse ano porque também corri atrás, mas ano que vem vai ser muito melhor. E quero levar a sério o curso, claro, equilibrando com diversão.

    E eu fui um pouco influênciado pela simpátia deles, passei praticamente já no 2° bimestre e comecei a dar bola pra eles e conviver com eles. Eu era quieto, reservado, porém confiante, eles não me tratavam mal nem nada disso, e quando a gente jogava basquete eles me davam atenção e tudo, me respeitavam. E pra mim respeito não se ganha com 'o cara te ofendeu, tu tem que dar o troco', isso só faz aumentar o clima de violência e termina em mais violência além de não solucionar o caso. O melhor seria uma conversa, ou melhor, pensar assim: 'o que eu vou falar pra ele, o que eu vou fazer pra ele eu quero que façam comigo também?', realmente isso é uma verdade, é foi o que eu aprendi esse ano. Depois do 2° bimestre eu passei a ser um cara mais agressivo, tinha insônia a noite, estresse. Hoje pareço que estou desligado dos meus objetivos, fico pensando mais nas pessoas no meu redor, já tive pesadelos que parecia que as pessoas estavam ao redor de casa. Acho que sofri com Sindrome do Panico. Porém nessas férias estou me recuperando e tentando colocar os objetivos em prática de novo para o ano seguinte. Estou saindo da lama onde eu me coloquei. Ah! E nunca demonstrem medo em uma situação dessas, só faz tu piorar, ainda mais se for bullying e tal que eu não sofri, mas leio livros e realmente vejo isso, se for pra conversar a situação com o cara, que seja de cara confiante.

    @ON Agora entrando bem no assunto do tópico.

    A educação brasileira, e não apenas a brasileira, como a dos Estados Unidos (Angelina Jolie ia concordar com essa frase) tem que mudar. Professor passa só matéria no quadro, aplica prova, e coloca na cabeça do aluno 'decoreba'. Aluno praticamente não está mais pensando, está colocando o que o professor passa. Logo isso não tem mais graça, eu seriamente gosto que os professores perguntem pra mim invés de passarem a pergunta e a resposta logo de cara. Isso faz eu correr atrás, e é uma maneira mais divertida de aprender. Já chega o consumismo que os adolescentes e crianças vivem hoje em dia.

    E Bob Joe, não adianta passar Civismo, tudo tem que começar pela família, infelizmente. E se chegar na escola tem que ser mais ou menos como o exemplo acima. Acho que quem tinha que começar a se educar e ir para a escola é a família.

    Abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 12:26 pm

    Mas nao façam como em Portugal, que se voce ja for adulto pode fazer a escola toda fazendo um trabalho, num mês, atraves das Novas Oportunidades e ainda podendo comprar um Laptop muito mais barato.

    E depois disso ainda pode se inscrever na universidade por +23 anos e tirar um curso na boa e passar todos a frente.

    Conclusão: Continuam burros mas com um canudo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 12:36 pm

    Em meu Colégio, existem aulas de Cidadania desde sempre. Até, se não me engano, o 7º ano a pessoa é ensinada valores. Os professores, mestres e doutores em sociologia ou direito, demonstram o que é certo e errado na sociedade e ajudam o aluno a formar uma visão de mundo baseada em valores, muitas vezes próprios.

    Isso é algo que não vejo na maioria das escolas (tirando as religiosas, onde usam religião para "ensinar" valores para as crianças). Tem uma razão para a galera da época da ditadura ter tanta consciência da cidadania e não é por que são velhos: é por que foram muito bem ensinados. Realmente, isso é algo que deviamos ter herdado daquele tempo.

    E, pásmem, sou obrigado a concordar com o Leirbag. Valorização do profissional é extremamente necessário e acho que esse problema já foi arrastado com a barriga por tempo demais.

    Mesmo assim, nossos governantes acham que a educação "está muito bem encaminhada". Fazer o que.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 12:38 pm

    Irmão Leirbag escreveu:Primeiramente, a valorização do profissional. Valorizando o professor, ai se é possivel uma melhoria na educação.

    Essa valorização não vem só com o aumento salarial, é preciso uma mudança de valores, uma melhora na qualidade de ensino das licenciaturas e a retratação do professor na midia e na sociedade como alguem tão ou mais importante do que a profissão com maior valor social hoje em dia(médicos).

    O professor sendo valorizado, imediatamente a instituição escola também o é. Ai sim é possivel entrar em assuntos como Civismo e Educação Social, já que, por serem valores dependentes de ética e moral, mudam conforme o professor.


    Concordo.

    Prazer > dinheiro

    Quem faz só por dinheiro para mim não ganha por merecer. Só aumento salarial não ajuda.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 12:58 pm

    Tenho que encontrar o artigo que falava de como a democracia como a vivemos hoje em dia ( mais Europa ) já não funciona nos tempos de hoje, sendo necessário uma semi-ditadura para o avanço civilizacional.
    Depois se encontrar posto aqui.

    topico@
    O que realmente me preocupa é como é que os nossos governantes, que supostamente deveriam saber disto melhor que nós, não fazem absolutamente nada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 1:01 pm

    Filipus escreveu:Tenho que encontrar o artigo que falava de como a democracia como a vivemos hoje em dia ( mais Europa ) já não funciona nos tempos de hoje, sendo necessário uma semi-ditadura para o avanço civilizacional.
    Depois se encontrar posto aqui.

    topico@
    O que realmente me preocupa é como é que os nossos governantes, que supostamente deveriam saber disto melhor que nós, não fazem absolutamente nada.

    Acho que ficar esperando as atitudes de outra pessoa é um erro grande.

    E me interessei pelo seu artigo da democracia antes mesmo de ler. Se conseguir achar estou esperando ansiosamente.

    Abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 1:28 pm

    Acho que uma boa pedida, além de valorizar o profissional, como disse Leirbagos, são escolas integrais. Escolas técnicas são uma boa pedida, a grande maioria dos que eu conheço que fizeram um curso técnico difícil estão trabalhando/estudando de forma decente agora. Mas o curso técnico tem que ser difícil, e quem não estudar deve rodar mesmo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 2:08 pm

    giancarlo_mc escreveu:E Bob Joe, não adianta passar Civismo, tudo tem que começar pela família, infelizmente. E se chegar na escola tem que ser mais ou menos como o exemplo acima. Acho que quem tinha que começar a se educar e ir para a escola é a família.

    Abraços.

    Bom, giancarlo, tem que começar em algum ponto, porque é tudo um ciclo vicioso bem fechado. Seria ótimo que fosse pela família, mas não temos controle de como os pais ensinam seus filhos. O único controle social que temos é a educação, seja através de conscientização, seja pela escola. Mas é difícil mudar valores das pessoas apenas por campanhas e propagandas. Então o mais plausível seria formar cidadãos desde pequenos.


    Sapo Cocas escreveu:Mas nao façam como em Portugal, que se voce ja for adulto pode fazer a escola toda fazendo um trabalho, num mês, atraves das Novas Oportunidades e ainda podendo comprar um Laptop muito mais barato.

    E depois disso ainda pode se inscrever na universidade por +23 anos e tirar um curso na boa e passar todos a frente.

    Conclusão: Continuam burros mas com um canudo.


    Em todo mundo existe isso. Aqui chama-se Supletivo ou "Educação de Jovens e Adultos" e o tempo varia de 6 meses a 1 ano. Eu acho válido, se feito da maneira correta. Primeiro porque o percentual de pessoas que recorrem a esse método é pequeno, mesmo na Brasil. Segundo porque competência profissional não se mede apenas pela sua educação normal. Se o cara consegue se formar em um curso superior bom, com certeza ele pode ser um bom profissional.

    É uma chance para quem se perdeu nos rumos do estudo. Não dá para obrigar um cara de 30 e poucos anos que já tem família e trabalha a voltar para o colégio e ficar 6 horas por dia lá.


    giancarlo_mc escreveu:Concordo.

    Prazer > dinheiro

    Quem faz só por dinheiro para mim não ganha por merecer. Só aumento salarial não ajuda.


    É um pouco de romantismo achar que só executa bem em uma profissão quem realmente gosta. É possível ser competente em algo sem necessariamente amar o que faz.

    A parada do aumento salarial é para atrair as melhores mentes para a sala de aula. É simples, salários melhores atrai profissionais mais qualificados.

    Para dar qualidade real a esses profissionais, deve existir um plano de carreira para recompensar os melhores, os mais dedicados, os mais antigos e os mais qualificados.

    São dois passos teoricamente simples.


    Birger Brosa escreveu:Acho que uma boa pedida, além de valorizar o profissional, como disse Leirbagos, são escolas integrais. Escolas técnicas são uma boa pedida, a grande maioria dos que eu conheço que fizeram um curso técnico difícil estão trabalhando/estudando de forma decente agora. Mas o curso técnico tem que ser difícil, e quem não estudar deve rodar mesmo.

    Educação integral é mais uma questão de cultura. Toda infraestrutura das escolas brasileiras (seja públicas ou privadas) pouco leva em conta esse estilo de ensino. Mas é uma boa mesmo, principalmente em comunidades mais pobres. Tirar as crianças da rua e deixá-las em um ambiente mais controlado e com outras da mesma idade não tem como não funcionar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 2:49 pm

    Sapo Cocas escreveu:Mas nao façam como em Portugal, que se voce ja for adulto pode fazer a escola toda fazendo um trabalho, num mês, atraves das Novas Oportunidades e ainda podendo comprar um Laptop muito mais barato.

    E depois disso ainda pode se inscrever na universidade por +23 anos e tirar um curso na boa e passar todos a frente.

    Conclusão: Continuam burros mas com um canudo.

    Não entendi absolutamente nada deste post.

    E vou fugir um pouco do assunto do tópico, mas teve gente da minha turma que fiquei sabendo que reprovou e fiquei feliz cara, porque a maioria era um bando de filhos da puta que não tavam nem aí pra caralho nenhum e ficava só tumultuando.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 3:11 pm

    Normalmente quando se fala em Brizola nego crucifica, mas...

    No Rio, ele implantou os CIEPs. Estes, em teoria, seriam escolas públicas integrais, tirando assim crianças das ruas e melhorando a qualidade do ensino.

    Problemas nisso são os seguintes:
    Politicagem (não deram continuidade ao projeto)
    Escola pública (não atrai os bons professores, principalmente sendo do estado/municipio já que paga bem menos e tem que tratar com "marginais")
    População. Este é o maior problema. Para uma mãe pobre, não vale a pena deixar a filha(o) numa escola o dia inteiro. Ela quer mais que a criança volte pra casa e cuide do bebê ou limpe a casa ou o caralho enquanto ela vai fazer uma faxina (em tempo, generalizei, não é sempre assim, mesmo sendo uma maioria).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 3:22 pm

    Mig Master escreveu:Normalmente quando se fala em Brizola nego crucifica, mas...

    No Rio, ele implantou os CIEPs. Estes, em teoria, seriam escolas públicas integrais, tirando assim crianças das ruas e melhorando a qualidade do ensino.

    Problemas nisso são os seguintes:
    Politicagem (não deram continuidade ao projeto)
    Escola pública (não atrai os bons professores, principalmente sendo do estado/municipio já que paga bem menos e tem que tratar com "marginais")
    População. Este é o maior problema. Para uma mãe pobre, não vale a pena deixar a filha(o) numa escola o dia inteiro. Ela quer mais que a criança volte pra casa e cuide do bebê ou limpe a casa ou o caralho enquanto ela vai fazer uma faxina (em tempo, generalizei, não é sempre assim, mesmo sendo uma maioria).

    Os Brizolões foram pura demagogia e feitos na mais pura incompetente e inocência técnica. Eu tenho uma tia que é professora no RJ e diz que os CIEP's estavam fadados e dar merda desde o começo simplesmente porque não melhorou em nada o que deveria ter melhorado: o Ensino.

    Com o ensino péssimo, de modo integral, era multiplicar os problemas. Além disso, a falta de atenção ao básico (como merenda escolar e material didático) e os desvios de verbas, fizeram o programa ser um desaste. E ninguém pode ter mérito por um programa mal executado, por melhor que ele seja em teoria. Não é atoa que o Bolsa Família é do governo Lula e não do governo FHC, mesmo tendo sido criado neste.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 3:34 pm

    Cara, a função de educar é dos pais e isso é intransferível. A escola, é óbvio, tem sua parte na educação, mas o dever na escola é ensinar.
    Fora isso concordo com seu post.
    Na coreia do sul, professor é o deus supremo. Concordo com o post do leirbag.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 3:42 pm

    O problema é que aqui as pessoas inscrevem-se nas aulas e para passar de ano basta fazerem um trabalho.

    Ou seja, podem pedir a outra pessoa para realizar esse trabalho, que e o que geralmente acontece, e depois é só entregar, passar o ano e enriquecer o curriculum.

    Nao concordo nada com as universidades aceitarem os +23 anos. Assim e facil, nao tem de passar por 1/3 do que nos passamos para entrar la e depois no fim ate nos passam a frente em propostas de trabalho.

    Ja ouvi relatos de pessoas licensiadas, que se inscreveram por +23 anos, a usarem cabulas nos testes (ou frequencias) para poderem passar. Licensiados. Ora, qual e o professor que vai impedir um aluno de 35+ anos de ir a casa de banho? Nenhum. Os alunos guardam as suas cabulas la e pronto, frequencia feita, nota positiva.

    Nunca vi tamanha injustiça.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 5:06 pm

    Sapo Cocas escreveu:O problema é que aqui as pessoas inscrevem-se nas aulas e para passar de ano basta fazerem um trabalho.

    Ou seja, podem pedir a outra pessoa para realizar esse trabalho, que e o que geralmente acontece, e depois é só entregar, passar o ano e enriquecer o curriculum.

    Nao concordo nada com as universidades aceitarem os +23 anos. Assim e facil, nao tem de passar por 1/3 do que nos passamos para entrar la e depois no fim ate nos passam a frente em propostas de trabalho.

    Ja ouvi relatos de pessoas licensiadas, que se inscreveram por +23 anos, a usarem cabulas nos testes (ou frequencias) para poderem passar. Licensiados. Ora, qual e o professor que vai impedir um aluno de 35+ anos de ir a casa de banho? Nenhum. Os alunos guardam as suas cabulas la e pronto, frequencia feita, nota positiva.

    Nunca vi tamanha injustiça.

    Nossa, PT-PT, não entendi porra nenhuma.

    Só entendi que você é contra faculdade para pessoas com mais de 23 anos. Se você parar para pensar por dois minuto vê que essa é uma idéia bastante absurda.


    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 5:27 pm

    Bob Joe escreveu:
    Sapo Cocas escreveu:O problema é que aqui as pessoas inscrevem-se nas aulas e para passar de ano basta fazerem um trabalho.

    Ou seja, podem pedir a outra pessoa para realizar esse trabalho, que e o que geralmente acontece, e depois é só entregar, passar o ano e enriquecer o curriculum.

    Nao concordo nada com as universidades aceitarem os +23 anos. Assim e facil, nao tem de passar por 1/3 do que nos passamos para entrar la e depois no fim ate nos passam a frente em propostas de trabalho.

    Ja ouvi relatos de pessoas licensiadas, que se inscreveram por +23 anos, a usarem cabulas nos testes (ou frequencias) para poderem passar. Licensiados. Ora, qual e o professor que vai impedir um aluno de 35+ anos de ir a casa de banho? Nenhum. Os alunos guardam as suas cabulas la e pronto, frequencia feita, nota positiva.

    Nunca vi tamanha injustiça.

    Nossa, PT-PT, não entendi porra nenhuma.

    Só entendi que você é contra faculdade para pessoas com mais de 23 anos. Se você parar para pensar por dois minuto vê que essa é uma idéia bastante absurda.


    Pelo que eu entendi, pessoas com mais de 23 anos não precisam passar pelas mesmas provas que eles. É como se fosse cota para deficientes, mas para pessoas mais velhas.

    Aí, os caras que entram geralmente são muito mais burros, colam com facilidade para passar as matérias lá dentro e saem menos qualificados e ainda assim com mais ofertas de emprego por serem mais velhos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 5:28 pm

    porra, desculpa ta atrapalhando ai, mas eu to rindo muito dos comentarios do Sapo Cocas, nao da para entender nada Very Happy

    Concordo plenamente com voce, e isso no Brasil acho muito dificil mudar; quer dizer, controlando o ensino controla-se a populaçao e e mais facil mante-la ignorante para fazer o que o estado e os politicos querem do que gastar dinheiro educando-a para depois a mesma, devidamente bem instruida, representar perigo para os ideais absurdos dos politicos.

    Os acentos do meu teclado nao estao funcionando, nao sei porque =/
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 6:18 pm

    Quantidade de pessoas da minha sala com mais de 23 anos é bem alta. Muitos resolvem fazer outra faculdade depois de formados, ou mesmo fazem vários cursos até acertar no que querem.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 6:36 pm

    Cara, esse topico no geral esta impossivel de se ler.
    Mas eu acho que esse negocio de moral e civica é coisa da ditadura, se botassem hoje em dia ia ser que nem aula de religião, nego ia ligar o foda-se.
    Acho que a gente precisa de propagandas na televisão, filmes e programas instigando a moral. Isso que os jovens gostam, de seguir o que tá na mídia.
    Se a mídia só valoriza negros armados, estamos fodidos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-20, 6:50 pm

    Peço desculpa, mas nao arranjei maneira de expressar em Portugues-br pra voces xD

    Mas e o que o Xyvon disse basicamente.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-22, 10:49 pm

    outro fato é que o sistema de ensino é idiota
    ensina coisas que realmente não são necessárias para vários cursos, e que você nunca usa na vida...
    mesmo pq tem muita matéria de EM que é ULTRAPASSADA.
    algumas matérias de física, matemática, biologia, literatura e etc

    e não encontramos o suficiente sobre o que usamos em toda a vida, como Filosofia, política, Nutrição(dentro de biologia) e psicologia.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Convidado 2010-12-22, 11:18 pm

    Eu encaro o colégio (Ensino básico e médio) como uma maneira de você, atravez das matérias fornecidas, decidir o que vai querer para a vida.

    Nada além disto.

    Mas é claro que o ensino acaba assumindo outras funções que também são de suma importância, como a inclusão das pessoas à sociedade, ensinando e educando as pessoas para a vida. É claro que o colégio deve assumir esta função, afinal, é onde as crianças ficam maior parte de seu dia.
    Porém, infelizmente, no Brasil isto não acontece como deveria, não nas escolas públicas que, ao invés de instruir pessoas para se portarem corretamente e seguirem sua vida de maneira civilizada, acaba que, por meio de falta de investimentos do Estado na infraestrutura e nos professores, virando apenas uma pedra no sapato do aluno, um lugar no qual o mesmo vai para manter relacionamentos que, por fim, acabam o instruindo ao tráfico através de convivências com pessoas erradas.

    O problema do Brasil é este, para mudar é necessário começar por baixo, pelos pés, que é por onde a sociedade cresce e aprende valores. Com uma base ruim e danificada, favorece apenas a criação de cidadãos nulos e ignorantes, que acabam prejudicando o bem estar social e ameaçando a segurança da população.

    Todavia, promover mudanças neste setor acaba implicando em um risco que o governo toma, quase como atirar no próprio pé porque, como já afirmei, melhorando o ensino você acaba fornecendo as ferramentes necessárias para a formação de pessoas bem instruidas e inteligentes, que podem no final até mesmo se voltar contra o Estado, munido de ideais e percepções. Portanto, o ensino acaba sendo um meio de manipulação do Estado perante a sociedade que, infelizmente, parece não enxergar isto.

    Conteúdo patrocinado


    Civismo e Educação Social Empty Re: Civismo e Educação Social

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-19, 4:55 am