Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Projeto Venus

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-22, 4:48 pm

    "O Projeto Venus propõe um sistema social no qual a automação e a tecnologia seriam inteligentemente integradas a um projeto social abrangente, onde a função primária seria maximizar a qualidade de vida em vez dos lucros. Este projeto também introduz um conjunto de valores práticos e exequíveis."



    na pratica eu imagino isto como a sociedade alternativa,
    que Raul tanto falava.
    pois bem, devo dizer que eu gostaria muito de ver meu filho vivendo nesta
    sociedade, uma sociedade sem trabalho, sem violencia, sem ignorancia,
    sem religiao etc...
    o video aborta dezenas de temas complexos e dificeis de debater,
    mas gostaria muito que todos vessem o video até o fim e ajudassem a divulga-lo,
    acho que isso é dever de qualquer ser humano sensato
    e sadio de suas faculdades mentais.






    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-22, 4:55 pm

    Cara, vou fazer o esforço de ver o vídeo só porque você é um usuário dourado. Mas colocar Raul Seixas e "sociedade sem trabalho" já tirou toda credibilidade para mim. Vou assistir com um pé atrás, esperando baboseira Hippie/Comunista.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-22, 5:18 pm

    Me interessei. Vou ver o vídeo sem dúvida.

    Abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-23, 1:22 am

    Cara agora, a essa hora não verei, mas derrubar o capitalismo será tenso.
    Somos seres humanos e livres, um vai enfiar na bunda do outro querendo ser o mais rico.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-23, 2:24 am

    Bob Joe escreveu:Cara, vou fazer o esforço de ver o vídeo só porque você é um usuário dourado. Mas colocar Raul Seixas e "sociedade sem trabalho" já tirou toda credibilidade para mim. Vou assistir com um pé atrás, esperando baboseira Hippie/Comunista.

    Eu vi uma vez um filme completo sobre esse projeto vênus, e o cara que falava dele parecia ser anti-capitalista e anti-comunista ao mesmo tempo. Como Ermac disse, é uma "sociedade alternativa".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-23, 2:26 am

    Eu vi uma vez um filme completo sobre esse projeto vênus, e o cara que falava dele parecia ser anti-capitalista e anti-comunista ao mesmo tempo. Como Ermac disse, é uma "sociedade alternativa".

    Projeto Venus Master_of_the_obvious


    não tem algum link pra download, porque ai fica melhor pra ver
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-23, 2:32 am

    Lucu escreveu:
    Eu vi uma vez um filme completo sobre esse projeto vênus, e o cara que falava dele parecia ser anti-capitalista e anti-comunista ao mesmo tempo. Como Ermac disse, é uma "sociedade alternativa".

    Projeto Venus Master_of_the_obvious


    não tem algum link pra download, porque ai fica melhor pra ver

    Por que obvious?

    E nem tenho tal link, faz cerca de três anos que vi o vídeo. O site que usei para baixar parece ter tirado o filme da lista.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-23, 2:17 pm

    Eu tava pedindo pro ermac, mas obrigado mesmo assim
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Flame Alchemist 2010-12-23, 9:16 pm

    vendo o video ainda, e muita coisa possue lógica la. postarei quando ver tudo (vi 52% ate agora)


    EDIT:
    Resumindo: O mundo ta uma merda, e vai piorar se não mudar (master of the obvious)
    Só que a merda é colossal, e existe MUITA resistência para que aconteça mudanças.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-26, 2:44 pm

    Flame Alchemist escreveu:vendo o video ainda, e muita coisa possue lógica la. postarei quando ver tudo (vi 52% ate agora)


    EDIT:
    Resumindo: O mundo ta uma merda, e vai piorar se não mudar (master of the obvious)
    Só que a merda é colossal, e existe MUITA resistência para que aconteça mudanças.

    achei que vc (e outros teistas) desistiriam de ver o videos nos 20 primeiros minutos.
    o filme pega mto no pé das RELIGIOES, principalmente do cristianismo.
    mas enfim, acredito que nao se arrependeu de ter visto,
    realmetne eles sao bem factuais.

    realmente, mudar o mundo, so por um milagre realmente.
    o seres humanos caminham dia a dia para a destruiçao.
    é dog eat dog ever, porem se cada um começar a mudar a si proprio
    dia apos dia, ainda existe uma minima esperança.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-26, 3:23 pm

    Não vou ver uma baboseira hippie americana.

    É muito comodo um yankee reclamar do império do mal.

    Quero ver ele mergulhar na merda antes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 2:54 am

    Que lixo.

    Sempre tem um maldito que aparece dizendo "o sistema é injusto, vamos fazer a revolução e livrar o mundo das caries, eeeee". Sério, que bosta.

    Não tem coisa mais irritante do que esses 'esquerdistas iluminados'. Falam mal do 'império', mas só tem a vida que tem por conta do império. E tudo que fazem é puro discurso, pois na prática não fazem nada, só sabem falar.

    De qualquer modo, quanto ao vídeo: Não entendi bem o motivo deles ficarem nessa argumentação toda sobre o multiplicador do pib e etc, eles podiam muito bem ter ido direto ao ponto. Me parece que deram todas essas voltas apenas por retórica mesmo.

    E eu continuo não comprando a idéia de que em um mundo sem dinheiro as pessoas iriam cooperar para produzir tanta tecnologia quanto produzimos hoje. Não digo que sem uma estrutura de incentivos forte ninguém fará nada, até vai ter, mas é irreal pensar que essa será a maioria. Sem incentivos, a tendência é que o número de pessoas empenhadas em produzir tecnologia seja bem reduzido, e desses poucos, o empenho em levar um projeto adiante também é baixo. Dai não adianta nada ter os recursos se apenas meia dúzia de pessoas estão dispostas à mexer a bunda e fazer a parte chata. Não digo que o dinheiro é a única forma de incentivo, mas é preciso pensar em alguma que seja tão boa quanto.

    Outra coisa, é muito conveniente contar o final da estória sem contar a transição. Mesmo que a explicação dele sobre o funcionamento dessa sociedade utópica seja viável para um contexto em que os robos fazem todo trabalho manual, o que dizer sobre a transição? Ok, digamos que ele consiga acabar com o sistema monetário. Hoje não temos robos que fazem tudo, quem vai se mexer para construí-los? Do jeito que ele coloca é como se no momento em que o último dolar for queimado vai ativar um cheat global que te permite criar as coisas sem precisar criar aldeões.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 5:23 am

    Em resumo, baboseira de quem fuma pão de viagem e chupa o pau do Che Guevara.
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Flame Alchemist 2010-12-28, 5:41 am

    Ermac escreveu:
    Flame Alchemist escreveu:vendo o video ainda, e muita coisa possue lógica la. postarei quando ver tudo (vi 52% ate agora)


    EDIT:
    Resumindo: O mundo ta uma merda, e vai piorar se não mudar (master of the obvious)
    Só que a merda é colossal, e existe MUITA resistência para que aconteça mudanças.

    achei que vc (e outros teistas) desistiriam de ver o videos nos 20 primeiros minutos.
    o filme pega mto no pé das RELIGIOES, principalmente do cristianismo.
    mas enfim, acredito que nao se arrependeu de ter visto,
    realmetne eles sao bem factuais.

    realmente, mudar o mundo, so por um milagre realmente.
    o seres humanos caminham dia a dia para a destruiçao.
    é dog eat dog ever, porem se cada um começar a mudar a si proprio
    dia apos dia, ainda existe uma minima esperança.

    O filme pega muito sobre religião, mas é o que eu costumo fazer: tirar o espinho da carne.
    E o conceito de religião que lá aborda diz-se mais é sobre o fato de pessoas entrarem em conflito porcausa dela, esse é o mal da religião.
    Na bíblia mesmo diz pra que a única verdadeira e boa religião é aquela que você visita os doentes e os órfãos ( esqueci onde está).

    Ainda sim existe uma pequena esperança antes que o homem consiga o que tanto busca: a própria aniquilação. Não é atoa que os filmes apocalípticos são tão atraentes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 9:46 am

    Xico escreveu:Que lixo.

    Sempre tem um maldito que aparece dizendo "o sistema é injusto, vamos fazer a revolução e livrar o mundo das caries, eeeee". Sério, que bosta.

    verdade chico. sempre tem um maluco pra chamar a atençao e dizer
    que ta tudo errado...
    deveriamos ficar todos de boa, afinal de contas, é normal
    viver nessa vida injusta e mediocre, trabalhando para enrriquecer
    malandros e doar tanto empenho e dedicaçao por apenas uns
    segundos de gloria. realmetne o melhor a fazer é aceitar o fato
    de que a vida é injusta e sair atropelando geral. ironia.

    Não tem coisa mais irritante do que esses 'esquerdistas iluminados'. Falam mal do 'império', mas só tem a vida que tem por conta do império. E tudo que fazem é puro discurso, pois na prática não fazem nada, só sabem falar.

    Jacque Fresco (13 de Março de 1916) é um autodidata projetista industrial,
    engenheiro social, escritor, professor, futurologista,
    inventor[1][2][3], e trabalhou como um projectista e inventor
    numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas
    a sistemas sociais totalmente integrados.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacque_Fresco

    pode ser, mas eu acho que se ele fosse um porco capitalista, ele seria um dos bons.

    De qualquer modo, quanto ao vídeo: Não entendi bem o motivo deles ficarem nessa argumentação toda sobre o multiplicador do pib e etc, eles podiam muito bem ter ido direto ao ponto. Me parece que deram todas essas voltas apenas por retórica mesmo.
    como vc vai chegar pras pessoas e dizer que o problema do mundo é o dinheiro,
    se a maior parte das pessoas nem sabe o que é o dinheiro e como ele é feito.


    E eu continuo não comprando a idéia de que em um mundo sem dinheiro as pessoas iriam cooperar para produzir tanta tecnologia quanto produzimos hoje. Não digo que sem uma estrutura de incentivos forte ninguém fará nada, até vai ter, mas é irreal pensar que essa será a maioria. Sem incentivos, a tendência é que o número de pessoas empenhadas em produzir tecnologia seja bem reduzido, e desses poucos, o empenho em levar um projeto adiante também é baixo. Dai não adianta nada ter os recursos se apenas meia dúzia de pessoas estão dispostas à mexer a bunda e fazer a parte chata. Não digo que o dinheiro é a única forma de incentivo, mas é preciso pensar em alguma que seja tão boa quanto.

    concordo com voce e me pergunto a mesma coisa.
    mas veja bem, desde criança somos ensinados que o que vale é o que é real Trocadilho
    talvez por isso a conclusão do filme enfatiza claramente
    que devemos mudar o mundo educando as pessoas e mostrando pra elas a logica
    por traz de tudo. somos humanos porra, temos que nos libertar desses instintos primitivos,
    temos esta capacidade e evoluir e se adaptar.
    temos que ser a mudança que queremos para o mundo, ja diria o usuario sagaz.


    Outra coisa, é muito conveniente contar o final da estória sem contar a transição. Mesmo que a explicação dele sobre o funcionamento dessa sociedade utópica seja viável para um contexto em que os robos fazem todo trabalho manual, o que dizer sobre a transição? Ok, digamos que ele consiga acabar com o sistema monetário. Hoje não temos robos que fazem tudo, quem vai se mexer para construí-los? Do jeito que ele coloca é como se no momento em que o último dolar for queimado vai ativar um cheat global que te permite criar as coisas sem precisar criar aldeões.


    voce lembra quando os salarios eram pagos com sal ou moedas de ouro?
    nem eu.
    toda mudança é lenta e feita por etapas quase imperceptiveis
    mas o importante é dar o primeiro passo, que é educar e mostrar
    o quão escravos somos todos.
    voce pode pelo menos pensar e falar em se libertar,
    ou pode aceitar a verdade universal que essa emrda toda que acontesse agora
    é da natureza do ser humano e portanto nao tem soluçao.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 2:51 pm

    Quanto ao segundo quote, o objetivo não era dizer que ele é um porco capitalista, mas sim dizer que ele nunca foi pobre ou esteve na merda. E ao que parece seu post deixa isso bem claro. Não que o sujeito necessariamente tenha que ter passado por algum aperto para poder falar algo, mas na posição em que ele está falar é bem fácil falar sobre a luta 'contra o sistema'.

    E me questiono se eles estavam apenas informando. Ao menos a impressão que tive ao ver o filme foi que eles estavam colocando esses conceitos como se fosse a revelação de uma conspiração mundial, só para colocar mais drama. Dava pra ter explicado tudo isso ai sem esse drama todo.

    Outra coisa, não é questão de ser conformista ou não. O que me irrita nesses caras é que eles falam sobre 'A' solução do universo, mas nunca propõe nada prático e eficáz. Tudo depende da "conscientização em massa", de "transcender os instintos primitivos", etc... Não é preciso ser muito inteligente pra saber que isso não funciona na prática.

    Não sou contra mudanças e muito menos acho que elas são impossiveis, mas tem que ter comido muito pão de viagem para acreditar que é assim que se muda alguma coisa.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 3:22 pm

    porra chico, mais eu nao te entendo ome!
    o que pode ser mais pratico e real que vc apresentar ao mundo um projeto de
    civilização em que 80% dos nossos problemas seriam resolvidos????

    vc se mostra contrario a viver nesta sociedade futurista,
    mas nao diz porque isto seria ruim, começo a achar que suas criticas
    se baseiam apenas em preceitos tolos.

    quanto criticar o cara, bem isso nao tem o menos fundamento.
    o cara nao é um filosofo nem um profeta religioso..
    ele é um engenheiro, um tecnico social, nao há viagem nenhuma
    no que ele fala.

    quanto as dificuldades em concientizar a massa...
    isso é de fato a coisa amis dificil de se fazer,
    os "hommer simpsons" da vida nao tem tempo pra pensar no que
    realmetne faz diferença em suas vidas, as pessoas tendem-se
    a se acomodar e deixam-se guiar pela tv ou por algum outro ideal
    que traga a elas conforto e respostas nao mto dificeis de entender.

    concluo com a frase do proprio jaqques
    "meu projeto nao é perfeito, mas,
    é melhor do que qualquer outra que ja tenha existido"
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 7:39 pm

    Quando digo que ele não oferece nenhuma medida prática e eficáz, eu estou dizendo que o instrumento de mudança é apenas a conscientização. Vamos mudar o mundo? Ok, mas como? Se todo mundo cooperar... Ah, esquece...

    E não digo que seria ruim, eu adoraria viver em um filme pr0nô futurista. O ponto é que eu não acho que daria certo, sou cético em pensar que essa idéia dele daria certo sem uma estrutura de incentivos tão boa quanto o dinheiro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-28, 11:06 pm

    Ermac escreveu:
    quanto as dificuldades em concientizar a massa...
    isso é de fato a coisa amis dificil de se fazer,
    os "hommer simpsons" da vida nao tem tempo pra pensar no que
    realmetne faz diferença em suas vidas, as pessoas tendem-se
    a se acomodar e deixam-se guiar pela tv ou por algum outro ideal
    que traga a elas conforto e respostas nao mto dificeis de entender.

    A questão é, se as pessoas gostam disso porque sempre tem que aparecer o herói comunista pra salvar elas?
    Elas estão bem assim, ninguém quer viver nesse mundo utópico aonde todo mundo é feliz, porque isso não dá certo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-29, 12:13 am

    Xico escreveu:Quando digo que ele não oferece nenhuma medida prática e eficáz, eu estou dizendo que o instrumento de mudança é apenas a conscientização. Vamos mudar o mundo? Ok, mas como? Se todo mundo cooperar... Ah, esquece...

    E não digo que seria ruim, eu adoraria viver em um filme pr0nô futurista. O ponto é que eu não acho que daria certo, sou cético em pensar que essa idéia dele daria certo sem uma estrutura de incentivos tão boa quanto o dinheiro.

    voce tem toda razão em ser cético cara, eu também sou,
    pra falar a verdade eu acredito que as chances desse projeto se perder
    na historia são maiores de 99%.
    mas ai que vc tem que parar e pensar:
    "porra sera que tenho que aceitar que o mundo é uma merda e seus problemas
    nao tem soluçao, ou posso fazer a minha parte,
    mudando minha forma de pensar e de agir e esperar que o resto do mundo faça
    sua parte?!"

    isso me lembra uma pequena polemica que existia a uns tempos atraz;
    uns poucos maconheiros pregavam que os recursos naturais eram limitados,
    enquanto a grande maioria tinha certeza que eles eram infinitos.
    hoje ja sabemos quem estava certo, mas, na epoca o que importava
    era ter terras e titulos para impressionar as menininhas de holywood.
    enfim, nada mudou.




    Tezcatlipoca escreveu:
    Ermac escreveu:
    quanto as dificuldades em concientizar a massa...
    isso é de fato a coisa amis dificil de se fazer,
    os "hommer simpsons" da vida nao tem tempo pra pensar no que
    realmetne faz diferença em suas vidas, as pessoas tendem-se
    a se acomodar e deixam-se guiar pela tv ou por algum outro ideal
    que traga a elas conforto e respostas nao mto dificeis de entender.

    A questão é, se as pessoas gostam disso porque sempre tem que aparecer o herói comunista pra salvar elas?
    Elas estão bem assim, ninguém quer viver nesse mundo utópico aonde todo mundo é feliz, porque isso não dá certo.

    primeiro que eu nao vejo logica em dividir as pessoas entre boas e más,
    burras e inteligentes, comunistas e capitalistas, realistas e sonhadores...
    há um leque muito mais amplo de pontos de vista e de Modus operandi
    do que rotular as coisas em x ou y.
    segundo que as pessoas nao gostam de viver assim, nessa mediocridade.
    mas elas nao conhecem nada melhor, entao se acomodam em suas poltronas
    e procuram de uma forma ou de outra alguma maneira se alienar da realidade.

    agora respondendo sua pergunta; qual foi a ultima vez que vc viu
    o super-omi comunista chegar e tentar salvar o mundo??? NUNCA
    pq? pq ideais politicos nao tem o poder de transformar as coisas,
    tudo nasce de uma necessidade. foi um político que inventou o celular?
    o aviao? o computador?
    nao! foram técnicos e engenheiros que inventaram isso,
    baseados em necessidades que ja existiam.

    o problema do mundo hoje é tecnico: nos consumimos mais recursos do qeu produzimos!
    é por isso que tantas pessoas nao tem o que comer ou o que vestir.
    voce gosta de saber que saber que nesse exato momento tem alguem morrendo
    de frio ou de fome? eu nao.


    Elas estão bem assim, ninguém quer viver nesse mundo utópico aonde todo mundo é feliz, porque isso não dá certo.

    nem todo mundo gosta de trabalhar feito escravo e nao ver
    no que isso melhora sua vida.
    mas se voce esta falando por voce, intao ta sussa.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-29, 11:21 am

    Ja vi um pouco, parece ser muito bom, com ideias bem fundamentadas, vou ver ate ao fim mais tarde.

    O que eu acho e que algumas coisas nao me parecem ser assim tao facilmente exequiveis, mas ja sao uma ideia
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Convidado 2010-12-29, 7:57 pm

    Cara a gente não produz menos do que consome.
    As pessoas que morrem de frio e fome são simplesmente pessoas que moram em países destruídos pela guerra e não tem capacidade de produzir nada porque não estudaram. Como se vê em países da áfrica por exemplo. Ou em alguns lugares do brasil(no caso pela guerra as drogas).

    Conteúdo patrocinado


    Projeto Venus Empty Re: Projeto Venus

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-04-26, 3:02 pm