Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:25 am


    Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, diz pesquisa


    O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em 'Deus ou em um ser supremo' em uma pesquisa conduzida em 23 países.

    A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.

    O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.

    Entre todos os pesquisados, 51% também acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.

    Entre os 51% que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23% acreditam na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam que 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'.

    Nesse mesmo quesito, o México vem em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. Em segundo está a Rússia, com 34%. O Brasil fica novamente em terceiro nesta questão, com 32% dos entrevistados.

    Mas o Brasil está em segundo entre os países onde as pessoas acreditam 'basicamente na reencarnação', com 12% dos entrevistados. Apenas a Hungria está à frente dos brasileiros, com 13% dos entrevistados. Em terceiro, está o México, com 11%.

    Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

    Criação X evolução
    As discussões entre evolucionistas e criacionistas também foram abordadas pela pesquisa do instituto Ipsos.

    Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas, acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual como o Deus em que acreditam e não acreditam que a origem do homem viesse da evolução de outras espécies como os macacos.

    Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados, à frente dos Estados Unidos (40%). Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.

    Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas, acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como macacos.

    Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.

    Descrentes e indecisos
    Entre os 18.829 adultos pesquisados no mundo todo, um total de 18% afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'.

    No topo da lista dos descrentes está a França, com 39% dos entrevistados. A Suécia vem em segundo lugar, com 37% e a Bélgica em terceiro, com 36%. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.

    A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'.

    Entre estes, o Japão está em primeiro lugar, com 34%, seguido pela China, com 32% e a Coréia do Sul, também com 32%. Nesta categoria, o Brasil tem 4% dos entrevistados.



    Fonte

    Análises sociológicas e antropológicas. Vai!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:29 am

    A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados 'definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza'.

    Caralho, 18% de ateus? Tem algo estranho aí. Achei que seria no máximo uns 10%

    Mas eu nem estou tão surpreso, muitos ateus se sentem intimidados em dizer sua opção religiosa no âmbito social por medo de represálias e preconceito. Mas sei também que há muitos países europeus que têm uma porcentagem grande de ateus. Deve ser desses locais em que está quase a totalidade do número de ateus.

    Eu admito que não li o texto todo antes de postar, é que essa parte eu já achei tão peculiar que decidi destacá-la logo.

    E poxa, eu jurava que neste texto eu iria achar alguma porcentagem das religiões brasileiras.


    Última edição por Poncheis em 2011-04-26, 11:34 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:32 am

    Se lesse a fonte, teria visto que a matéria é da BBC e os dados principais provavelmente são da Inglaterra. Aqui só 3% são ateus declarados.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:35 am

    Bob Joe escreveu:Se lesse a fonte, teria visto que a matéria é da BBC e os dados principais provavelmente são da Inglaterra. Aqui só 3% são ateus declarados.

    Leia o meu post editado. Eu estava editando conforme eu lia o texto e via que eu estava errando em alguns pontos.

    Aliás, em que momento eu falei que eu estava falando do Brasil? Eu estava sempre falando de uma forma geral.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:36 am

    No Brasil são 3% de ateus, nenhuma surpresa.

    Aliás, nenhuma surpresa nisto tudo. O Brasil sempre foi um dos países mais crentes do mundo e eu acredito que isto é em parte devido à classes de menor renda, mas isso é puro achismo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:38 am

    Mig Master escreveu:No Brasil são 3% de ateus, nenhuma surpresa.

    Aliás, nenhuma surpresa nisto tudo. O Brasil sempre foi um dos países mais crentes do mundo e eu acredito que isto é em parte devido à classes de menor renda, mas isso é puro achismo.

    Dentre a classe mais alta também há uma taxa alta de crentes. Para mim, a questão principal é a hereditariedade, é muito comum os pais ensinarem (e às vezes até imporem) sua religião aos filhos. E é muito difícil achar alguém que não defina a sua religião pela própria reflexão. É muito mais fácil achar alguém que é cristão porque possui família cristã e recebeu influência cristã.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:40 am

    Poncheis escreveu:
    Mig Master escreveu:No Brasil são 3% de ateus, nenhuma surpresa.

    Aliás, nenhuma surpresa nisto tudo. O Brasil sempre foi um dos países mais crentes do mundo e eu acredito que isto é em parte devido à classes de menor renda, mas isso é puro achismo.

    Dentre a classe mais alta também há uma taxa alta de crentes. Para mim, a questão principal é a hereditariedade, é muito comum os pais ensinarem (e às vezes até imporem) sua religião aos filhos.

    Com certeza, com certeza.

    Mas acho que proporcionalmente (por que é ÓBVIO que temos mais pobres do que ricos no Brasil) existem mais religiosos quanto mais baixo voê desce nas classes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 11:44 am

    Mig Master escreveu:
    Poncheis escreveu:
    Mig Master escreveu:No Brasil são 3% de ateus, nenhuma surpresa.

    Aliás, nenhuma surpresa nisto tudo. O Brasil sempre foi um dos países mais crentes do mundo e eu acredito que isto é em parte devido à classes de menor renda, mas isso é puro achismo.

    Dentre a classe mais alta também há uma taxa alta de crentes. Para mim, a questão principal é a hereditariedade, é muito comum os pais ensinarem (e às vezes até imporem) sua religião aos filhos.

    Com certeza, com certeza.

    Mas acho que proporcionalmente (por que é ÓBVIO que temos mais pobres do que ricos no Brasil) existem mais religiosos quanto mais baixo voê desce nas classes.

    Isso é lógico também. Até porque, me parece que quanto mais rico a pessoa é, menos presença os pais têm na vida dela. Além de que eles também recebem uma educação melhor, portanto é lógico que eles definirão sua opção religiosa com mais racionalidade.

    E mais uma coisa. Eu acho que a porcentagem de ateus no Brasil é maior. O grande problema é que muitos ateus se sentem reprimidos por causa do preconceito religioso que é grande por parte dos brasileiros, aí esses acabam por não admitirem sua religiosidade e dizer que são de alguma religião que eles não acreditam, por simples questão de medo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 2:29 pm

    A questão de que os pobres acreditam que Deus os tirarão do buraco tem grande influencia tambem.

    Nada contra, sou católico, mas é verdade..
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-26, 2:35 pm

    Frick nero escreveu:A questão de que os pobres acreditam que Deus os tirarão do buraco tem grande influencia tambem.

    Nada contra, sou católico, mas é verdade..

    True.
    Mesmo existindo bastante pessoas abastadas que têm uma religião a grande maior parte das pessoas são pessoas humildes, sem grande educação e maioritariamente pobres.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-28, 5:16 pm

    Mig Master escreveu:
    Poncheis escreveu:
    Mig Master escreveu:No Brasil são 3% de ateus, nenhuma surpresa.

    Aliás, nenhuma surpresa nisto tudo. O Brasil sempre foi um dos países mais crentes do mundo e eu acredito que isto é em parte devido à classes de menor renda, mas isso é puro achismo.

    Dentre a classe mais alta também há uma taxa alta de crentes. Para mim, a questão principal é a hereditariedade, é muito comum os pais ensinarem (e às vezes até imporem) sua religião aos filhos.

    Com certeza, com certeza.

    Mas acho que proporcionalmente (por que é ÓBVIO que temos mais pobres do que ricos no Brasil) existem mais religiosos quanto mais baixo voê desce nas classes.

    Não diria classe social, mas classe cultural, todo ator da globo ,por exemplo, é espírita, porque eles são ignorantes pra cacete, como todo espírita ou com crenças new age.
    Pra você ver, essa é uma religião criada na frança mas que só se disseminou pelo Brasil, devido a ignorância em massa.
    Quando você pergunta entre professores universitários o nível de ateus é alto pra caramba.

    Em resumo, os índios(poncheis) acreditam em milhares de deuses para explicar tudo aquilo que eles não entendem, conforme a humanidade evoluiu a necessidade de deuses foi diminuindo porque a ciência explicava as coisas e sobrou um deus genérico para explicar as questões mais complicadas, para algumas pessoas mais bem educadas isso nem é mais necessário, enquanto que para a massa ignorante ainda é essencial.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-28, 8:15 pm

    Não é bem assim. De fato o nível social tem certa ligação com a religiosidade. Isso tem haver com a base moral que a religião dá, e em alguns lugares impele o sofrido de se rebelar.
    Uma das características da religião é explicar o sofrimento injustificável. Como um trabalhador honesto ganhar misérias, passar aperto ou fome enquanto um fulano é nojento e desprezível, mas é bajulado por muitos, ganha rio de dinheiros e tem qualquer mulher em seus pés.

    A verdade é injusta. A maioria dos ricaços não faz por merecer, são filhos e parentes de alguém que lutou. Ou pior, alguém que cresceu de formas talvez não ilegais, mas imorais ou AMBOS!
    E aquele senhor que luta todo dia, as vezes passa toda sua vida sofrendo pela sociedade. E ai temos a fé, a religião que impede a rebeldia e faz as pessoas acreditarem que seu sofrimento pode ser recompensado e que aquele miserável vai ser punido, nem que seja em outra vida.


    Esse é o principal fato de em um localidade pobre, haver um templo, igreja ou outra casa dedicada a religião. Não significa que por ser mais burro, a pessoa tende a acreditar mais em seres divinos ou coisa do gênero. Isso é como o argumento de países com a maior taxa de ateísmo serem desenvolvidos como a suécia.

    A ligação de um não tem quase, ou simplesmente não tem influencia um com outro. É uma condição historicosociologica. É como argumentar que os países com maior taxa de ateus são só com maior índice de suicídio e/ou distúrbios mentais.
    A ligação tem mais haver com sistema, com a pressão do que um influenciar o outro. Se houver influencia, é minima.
    No caso do ateu/suicida a ligação seria da fé ser base psicológica para evitar sintomas como depressão. Mas ninguém torna-se depressivo por ser ateu. Talvez Nietzsche.

    O Brasil em sua historia tem uma ligação muito forte com a religião. E quanto mais forte foi a presença da religião na historia, mais difícil é definha está raiz. Outro exemplo clássico é os EUA, que o Tezca tanto adora.

    Quanto a reflexão religiosa. Vocês em especial foram muito influenciados, tiveram o ateísmo na internet aflorando suas veias cientificas. Alguns podem até ter passado brevemente com um argumento e contra argumento em alguém debate acalorado, e outros simplesmente pularam certos questionamentos. Como por exemplo o argumento dos irmãos Karamov.
    Não invalido a reflexão. Mas ela na maioria das vezes não chegou na premissa por pura reflexão.




    Eu por exemplo cheguei na crença deísta. Posso ter tido influencias, claro, mas usei o processo de reflexão. E irei admitir para vocês, mesmo no deismo, as vezes fico balançado com a doutrina espirita. Vejo coisas que não parecem ser simplesmente cientificas. E me pergunto se o ceticismo é tão bom, sendo empregado por ateu ou teísta. É fantastico lembrar que quando pequeno, tinha sonhos premunitivos. Mas provas? Explicações? Nunca tive, e nem faço mais questão de prova ou por em xeque.

    E claro todo cuidado é pouco ao pesquisar algo na internet. Tezca por exemplo acha que o espiritismo começou na França. Possivelmente devido a Alan Kardec... A informação é muito difundida, mas para quem estuda sobre, isso não passa de uma abobrinha. Alan Kardec foi o que difundiu. Mas o espiritismo já existia, em fragmentos. Seja com Emmanuel Swedenborg ou outro anterior ao livro dos espiritos

    E será que uma religião tem haver com ignorância? Sinceramente eu penso que não. Tezca tem feedback de que a maioria dos professores universitários são em suma ateus. E eu tenho de pessoas como juizes, promotores, desembargadores e até ministros do STF que são ligados a alguma religião. E nem preciso dizer que não é todo professor universitário que alcança um grau de instrução tão alto.

    Mas convenhamos, admito que é mais presente o ateísmo, religioso não praticante, agnóstico ou algo do gênero em pessoas de nível superior. Mas sabe o que eu acho engraçado? Normalmente que veio de uma luta sofrida da pobreza até o nível superior ou se tornar mais que um professor, mantem a religiosidade intacta. E o ateísmo começa a prosperar na terceira ou quarta geração da classe média para cima. Veja que ambos terão o mesmo grau de instrução, mas um é crente e outro é ateu.


    Definitivamente a influencia principal é a criação, o ambiente a historia. Intelectualidade? Not.
    Isso é mito de prepotentes e adolescentes que acreditam que ser inteligente é ser ateu. Mas esquecem que existem pessoa com maior intelectualidade, melhor classe social negando a premissa.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-28, 8:43 pm

    Wing, impede e não impele. Isso muda completamente o sentido sauhsahuhusauhsa

    Mas sim, você está certo. I stand corrected.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Convidado 2011-04-29, 2:32 pm

    Ah, sei lá eu não me importo.
    Pra min cada um acredita e faz o que quiser e ninguem tem nada com isso.
    Se o cara quer acreditar que existe um ser superior e ele é um macaco vai na fé.
    Eu sou ateu mas não imponho isso sobre ninguem se tu quer ser teísta seja.
    Eu só quero curtir nessa porra.

    Conteúdo patrocinado


    Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus Empty Re: Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em Deus

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-11, 2:17 pm