Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Animais

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Animais Empty Animais

    Mensagem por Convidado 2011-07-17, 7:39 am

    Isso é um assunto polêmico para sociólogos. Segue um texto:



    Introdução à Cultura animal

    Na encosta coberta de grama, acima da margem do lago Tanganica, na Tanzânia, leste da África, dois chimpanzés machos descobrem um buraco na terra por onde marcha uma longa fileira de formigas. Eles param por um momento sob a chuva fina de uma manhã e acompanham o buraco - a entrada do formigueiro - para uma inspeção mais detalhada. Os chimpanzés, moradores do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, pegam vários galhos compridos e sentam-se junto a toca. Lentamente, cada um deles coloca um galho no buraco e observa como algumas formigas se amontoam sobre ele. Assim que veem que a metade de baixo do galho está lotada de insetos, eles o tiram da toca. Rapidamente, pegam as saborosas formigas e as colocam na boca.

    Os chimpanzés aprendem a imitar seus semelhantes? Ou são condicionados a praticar alguns atos, como a maneira de comer uma banana, por exemplo?

    Do outro lado do continente, na floresta Tai, na Costa do Marfim, na África Ocidental, outros dois chimpanzés machos também encontraram um formigueiro. Eles acharam uma ferramenta apropriada - uma vareta curtinha, em vez de galhos compridos como os usados pelos chimpanzés de Gombe - e começam a enfiá-lo dentro do formigueiro para conseguir alguma comida. Depois que os insetos que guardavam a toca sobem pelas varetas, os chimpanzés as colocam entre os lábios e, sem usar as mãos, atraem as formigas para dentro de suas bocas.

    Na mesma hora em que os chimpanzés degustam seu lanchinho matinal, dois outros rituais na hora da refeição estão sendo praticados por outros primatas (a ordem dos mamíferos que inclui os humanos, símios e macacos) longe dali. Em St. Louis, Missouri, duas famílias de seres humanos - uma descendente de asiáticos e a outra de europeus - sentam-se para jantar em mesas separadas em um restaurante chinês. As famílias pedem seus pratos favoritos de frango com molho picante de laranja. Quando a comida é servida, a família asiática começa a comê-la com os hashis, os famosos palitinhos japoneses, enquanto a outra família utiliza os garfos.

    Como é possível usar tanto os palitinhos quanto os talheres, a preferência por um tipo de utensílio é simplesmente um reflexo das diferenças culturais entre elas. Não há nada de estranho nisso. Mas e quanto à diferença em relação às formas como os chimpanzés de Gombe e Tai "pescaram" as formigas? As preferências individuais também poderiam refletir as diferenças culturais? Como todos os chimpanzés são da mesma espécie, é improvável que as diferenças genéticas pudessem ser responsáveis pelas variações no comportamento. Assim, os métodos distintos para uma tarefa semelhante, e a captura, provavelmente são comportamentos aprendidos dentro dos grupos sociais de Gombe e Tai. Isso significa que o conhecimento pode ter sido passado de um chimpanzé para outro. Em outras palavras, os chimpanzés aparentemente estão exibindo um comportamento que poderia ser chamado de cultura.

    Entretanto, os cientistas sociais há muito tempo sustentam que apenas os seres humanos são capazes de ter cultura. Eles estão errados? Os chimpanzés - e talvez até outros animais, como macacos, baleias e pássaros - também possuem uma forma de cultura? Em 2000, muitos cientistas acreditavam que sim. Mas outros insistiam que a cultura é um fenômeno puramente humano.
    fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/comportamento-animal.htm



    Afinal, animais não humanos tem ou não tem cultura?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Animais Empty Re: Animais

    Mensagem por Convidado 2011-07-17, 8:55 am

    Não é cultura. Mas foi um grande choque quando se descobriu que não eram apenas os humanos os únicos capazes de utilizar algo com ferramenta para ajudar a caçar ou a partir algo...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Animais Empty Re: Animais

    Mensagem por Convidado 2011-07-17, 9:17 am

    Esses animais tem uma pseudo-cultura, assim como alguns tem uma pseudo-racionalidade. No fundo, é apenas uma projeção do que nós conhecemos e encontramos algo parecido nos animais, mas que não é propriamente aquilo que acontece nos seres humanos. Alguns animais possuem princípios cognitivos, mas nenhum deles conseguem chegar perto da nossa cognição humana.

    É como o dono de um cão, que jura que o bichinho tem sentimentos profundos e análogos aos humanos por ele. No fundo, o cão tem na verdade mecanismos de recompensa (selecionados via seleção artificial) que fazem com que seja fiel ao dono, à família ou até mesmo à casa. Mas a projeção do amor do dono ao animal faz com que a pessoa visualize nisso os próprios sentimentos, ou algo bem parecido. É por isso que a Terapia Assistida com Animais (TAA), funciona tão bem. Além do senso de responsabilidade ao cuidar de algum ser vivo, há essa afeição e projeção de bons sentimentos. Minha mãe é psicóloga e usa esse tipo de terapia com alguns pacientes. E é impressionante a evolução social de alguns, principalmente dos que usam o cavalo e a equitação como terapia. Uma menina com síndrome de down que não consegui fazer uma interação social com alguém além dos pais, ficou muito mais segura e falante com apenas 3 meses de aulas de equitação.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Animais Empty Re: Animais

    Mensagem por Convidado 2011-07-18, 1:49 pm

    Bob Joe escreveu:Esses animais tem uma pseudo-cultura, assim como alguns tem uma pseudo-racionalidade. No fundo, é apenas uma projeção do que nós conhecemos e encontramos algo parecido nos animais, mas que não é propriamente aquilo que acontece nos seres humanos. Alguns animais possuem princípios cognitivos, mas nenhum deles conseguem chegar perto da nossa cognição humana.

    É como o dono de um cão, que jura que o bichinho tem sentimentos profundos e análogos aos humanos por ele. No fundo, o cão tem na verdade mecanismos de recompensa (selecionados via seleção artificial) que fazem com que seja fiel ao dono, à família ou até mesmo à casa. Mas a projeção do amor do dono ao animal faz com que a pessoa visualize nisso os próprios sentimentos, ou algo bem parecido. É por isso que a Terapia Assistida com Animais (TAA), funciona tão bem. Além do senso de responsabilidade ao cuidar de algum ser vivo, há essa afeição e projeção de bons sentimentos. Minha mãe é psicóloga e usa esse tipo de terapia com alguns pacientes. E é impressionante a evolução social de alguns, principalmente dos que usam o cavalo e a equitação como terapia. Uma menina com síndrome de down que não consegui fazer uma interação social com alguém além dos pais, ficou muito mais segura e falante com apenas 3 meses de aulas de equitação.
    pode ate ser e tal, mas eu acredito fortemente que existe sim um laço entre dono e animal, não sei porque mas eu acredito nisso. sei la acho que eles conseguema amar tbm
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Animais Empty Re: Animais

    Mensagem por Convidado 2011-07-18, 1:57 pm

    Couve Flor escreveu:
    Bob Joe escreveu:Esses animais tem uma pseudo-cultura, assim como alguns tem uma pseudo-racionalidade. No fundo, é apenas uma projeção do que nós conhecemos e encontramos algo parecido nos animais, mas que não é propriamente aquilo que acontece nos seres humanos. Alguns animais possuem princípios cognitivos, mas nenhum deles conseguem chegar perto da nossa cognição humana.

    É como o dono de um cão, que jura que o bichinho tem sentimentos profundos e análogos aos humanos por ele. No fundo, o cão tem na verdade mecanismos de recompensa (selecionados via seleção artificial) que fazem com que seja fiel ao dono, à família ou até mesmo à casa. Mas a projeção do amor do dono ao animal faz com que a pessoa visualize nisso os próprios sentimentos, ou algo bem parecido. É por isso que a Terapia Assistida com Animais (TAA), funciona tão bem. Além do senso de responsabilidade ao cuidar de algum ser vivo, há essa afeição e projeção de bons sentimentos. Minha mãe é psicóloga e usa esse tipo de terapia com alguns pacientes. E é impressionante a evolução social de alguns, principalmente dos que usam o cavalo e a equitação como terapia. Uma menina com síndrome de down que não consegui fazer uma interação social com alguém além dos pais, ficou muito mais segura e falante com apenas 3 meses de aulas de equitação.
    pode ate ser e tal, mas eu acredito fortemente que existe sim um laço entre dono e animal, não sei porque mas eu acredito nisso. sei la acho que eles conseguema amar tbm

    O que o Bob citou é um laço, mal ou bem. Só não é a mesma coisa que um laço entre pessoas.

    Conteúdo patrocinado


    Animais Empty Re: Animais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-06, 4:37 pm