Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


2 participantes

    Você sabe com quem está falando?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-22, 8:07 pm



    Todos os adminsmembros deviam ver o vídeo
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-05-22, 8:44 pm

    Ahn, raciocínio meio batido

    Tipo, pensar assim é que nem pensar como o dr. Manhattan em watchmen: por que tentar solucionar a fome na áfrica se a galáxia vai continuar andando da mesma maneira?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-22, 10:33 pm

    Coincidência essa palestra ter em foco funcionários de uma agencia bancaria... Não acham?

    Deve ser porque na entrada do mesmo você praticamente tem que ficar pelado, havendo assim certo constrangimento e isso acaba gerando um manifesto do cliente. E se esse cliente tiver o que consideramos como influencia ou poder, ai a gente vai escutar essa tão querida frase;
    Sabe com quem esta falando?
    pale

    E não adianta comparar o tamanho do universo ou classificação biológica de seres humanos com status sociais enraizados na sociedade.



    PS: Acho o Mario Cortella um dos maiores filosofos se não o maior do Brasil, e se quiser ver um video melhor dele, recomendo este video.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-22, 10:48 pm

    Nightmare Elf escreveu:Ahn, raciocínio meio batido

    Tipo, pensar assim é que nem pensar como o dr. Manhattan em watchmen: por que tentar solucionar a fome na áfrica se a galáxia vai continuar andando da mesma maneira?

    Mas o cara que fala "Sabe com quem você ta falando", merece ouvir isso sim.
    Não faz sentido comparar a fome da africa, afinal a fome da africa causa sofrimento a milhões de pessoas.
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Flame Alchemist 2011-05-22, 10:55 pm

    O que ele citou é apenas o universo físico.
    Existe o universo social, pense nisso.

    Chegue na sua casa, grite com sua mãe. O que ela ira dizer?
    "Você sabe com quem você está falando?"
    Sim, só a mulher que fez parte da geração de minha vida.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-22, 11:05 pm

    Flame Alchemist escreveu:O que ele citou é apenas o universo físico.
    Existe o universo social, pense nisso.

    Chegue na sua casa, grite com sua mãe. O que ela ira dizer?
    "Você sabe com quem você está falando?"
    Sim, só a mulher que fez parte da geração de minha vida.

    Ta bom, se você quer tirar a parada do contexto, fique a vontade.
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Flame Alchemist 2011-05-22, 11:20 pm

    Lucu escreveu:
    Flame Alchemist escreveu:O que ele citou é apenas o universo físico.
    Existe o universo social, pense nisso.

    Chegue na sua casa, grite com sua mãe. O que ela ira dizer?
    "Você sabe com quem você está falando?"
    Sim, só a mulher que fez parte da geração de minha vida.

    Ta bom, se você quer tirar a parada do contexto, fique a vontade.
    Não é tirar a parada do contexto, é colocar ela no contexto certo.

    Em física, todos somos iguais.
    Agora tem o conceito social, na sociedade um presidente tem mais valor que um cidadão, por exemplo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-22, 11:25 pm

    Flame Alchemist escreveu:
    Lucu escreveu:
    Flame Alchemist escreveu:O que ele citou é apenas o universo físico.
    Existe o universo social, pense nisso.

    Chegue na sua casa, grite com sua mãe. O que ela ira dizer?
    "Você sabe com quem você está falando?"
    Sim, só a mulher que fez parte da geração de minha vida.

    Ta bom, se você quer tirar a parada do contexto, fique a vontade.
    Não é tirar a parada do contexto, é colocar ela no contexto certo.

    Em física, todos somos iguais.
    Agora tem o conceito social, na sociedade um presidente tem mais valor que um cidadão, por exemplo.

    Ele estava falando de uma coisa, você colocou em outra coisa totalmente diferente. Como eu já disse, você coloca no contexto que quiser, se for preciso muda-lo apenas pra contrariar, é com você.
    E qual é esse conceito social que você fala? Um presidente não tem nenhum valor a mais pra chegar para um policial em uma blitz e falar "Sabe com quem você está falando?"

    Douglasp7 escreveu:Coincidência essa palestra ter em foco funcionários de uma agencia bancaria... Não acham?

    Deve ser porque na entrada do mesmo você praticamente tem que ficar pelado, havendo assim certo constrangimento e isso acaba gerando um manifesto do cliente. E se esse cliente tiver o que consideramos como influencia ou poder, ai a gente vai escutar essa tão querida frase;
    Sabe com quem esta falando?
    pale

    E não adianta comparar o tamanho do universo ou classificação biológica de seres humanos com status sociais enraizados na sociedade.



    PS: Acho o Mario Cortella um dos maiores filosofos se não o maior do Brasil, e se quiser ver um video melhor dele, recomendo este video.

    Po, assisti a entrevista toda, gostei muito da explicação dele pra ética e moral, simples e ao mesmo tempo muito inteligente. Pra quem quiser ta na segunda parte da entrevista, no começo, acho que lá pelos 2 minutos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 12:01 am

    Não é tão simples assim. O filosofo do vídeo adentrou em uma explicativa para passar um conceito que ele adquiriu ao longo do estudo da filosofia. Não significa que ele retirou ou esqueceu-se da camada social. Filosofia é mais complexa do que parece, tanto que seu estudo e sua performance nem sempre é compreendida pelas pessoas de primeira. É necessário estudar e ver muito desses conceitos, inclusive frases e menções de filósofos que parecem se contradisser entre uma explicação vital ou outra.

    Tem certa manha para se entender o conceito filosófico dado. E a dica é não se prender muito nos exemplos do argumento e sim no contexto geral ou o significado passado em cada um dos exemplos. O caso dele foi como flame expressou, exemplo de universo físico. Ele pode ter desconhecido as duas separações nítidas entre social e físico como pode conhecer muito bem e seu argumento estará tão valido quanto antes.

    Vou redirecionar para vocês terem uma idéia. Tem relevância o plano social se comparado com o dito acima? O argumento de sim porque vivo, pode ser confrontado com um porque ou porque o conceito social é tão importante pra você? E enquanto gerar respostas ligadas ao que te afeta irá gerar infinidades de perguntas do porque se importar até chegar ao argumento do elf. -Que parece ser o que entendeu o sentido do argumento dele. Apesar de que elf foi tão lacônico, que ele pode ter achado errado e mesmo assim ter se expressado bem.

    Já pensaram que o conceito social não tem a mínima importância, nem a roupa que você usa, nem o que você pensa, nem o que você considera como boa musica? Na verdade só existe esse conceito social porque somos levados a ser assim, condicionados dês de pequenos. Um impulsão natural.

    Então se você dispir-se da relevância social, pois ele no final irá sumir junto com sua morte, sua mãe vai ter alguma importância? Esqueça a moralidade.
    Os irmãos Karamazov, adentram muito nisso de importância moral/social, no questionamento do tudo é permitido se deus não existe? Bem, estou divagando. O que quis passar nesse post é, que vocês estão meio que fugindo pela tangente. Filosofia é complexa e ele quis passar um sentido com exemplos e vocês por falta de tato estão achando que o exemplo é um argumento.

    E sim. O que ele deu é um exemplo, e não é um argumento. O argumento da relevância de ação é feito com continuas perguntas de porque.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 2:23 am

    Flame Alchemist escreveu:
    Lucu escreveu:
    Flame Alchemist escreveu:O que ele citou é apenas o universo físico.
    Existe o universo social, pense nisso.

    Chegue na sua casa, grite com sua mãe. O que ela ira dizer?
    "Você sabe com quem você está falando?"
    Sim, só a mulher que fez parte da geração de minha vida.

    Ta bom, se você quer tirar a parada do contexto, fique a vontade.
    Não é tirar a parada do contexto, é colocar ela no contexto certo.

    Em física, todos somos iguais.
    Agora tem o conceito social, na sociedade um presidente tem mais valor que um cidadão, por exemplo.

    A questão não é se existe o conceito social, todo mundo sabe que existe e que nele o presidente é mais importante que o mendigo.
    A questão é, o quão importante ele é? Não passa de uma frescura criada pelos todos poderosos seres humanos para alguns se sentirem mais importantes que os outros.
    No final, todos virarão pó, e não vai importar se o cara é o rei da inglaterra ou o porteiro do seu prédio.
    E Deus, ou o universo, ou mesmo os seres humanos daquia 10 mil anos(que não é nada na escala de tempo do universo), nem irão se importar.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-05-23, 3:12 am

    É sério que vamos discutir se deve existir ou não uma voz de autoridade?


    Bom post wing, +1. Tirando a parte que você sugere que eu falei algo certo na cagada Laughing

    Mas é sério, pra mim é o seguinte.

    Você pode ver a mesma coisa olhando de um zoom bem grande:
    Você sabe com quem está falando? Modelo-atomico



    Ou bem pequeno:

    Você sabe com quem está falando? Planeta-terra








    A coisa continua igual, só a sua visão que está diferente.

    Visão cósmica: não somos nada e o universo não tá nem aí

    Visão global: eu não sou nada e minha morte não faz diferença do mundo

    Visão da mãe do elf: elf é o centro do universo I love you I love you I love you I love you I love you



    Da mesma forma,


    um presidente numa blitz é tão humano quanto os policiais e é tão nada quanto os policiais, mas faz muito mais diferença na sociedade, validando a autoridade.

    Por exemplo, teoria da comunicação social: o que é notícia? Digo, o que deve receber atenção dos jornais e ser mostrado á população?

    A morte de uma pessoa no interior do nordeste é tão triste quanto a morte de um presidente, mas o presidente vai ganhar muito mais atenção. Isso não é necessariamente desonesto ou injusto, é só olhar o valor social.





    PS: Não to dizendo que o "vc sabe com quem esta falando?" seja algo legal. Acho que ele é válido em situações absurdas, mas nunca deve ser usado para alguém poder quebrar regras só por ser mais famoso ou importante ou algo do tipo. Todo mundo tem que cumprir regras. Por exemplo, o Lula deve ser revistado ao entrar em um avião como todo mundo, e foda-se se é o Lula.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 7:36 am

    Saindo um pouco da filosofia e pensando no contexto social, gosto do pensamento do antropólogo Roberto DaMatta. Ele faz a separação entre indivíduo e pessoa. O cara que diz "você sabe com que está falando" se coloca na posição de pessoa, ele quer ter sua importância social respeitada. O que sofre o abuso de poder, para essa "pessoa", se posiciona como indivíduo, apenas mais um no meio de vários.

    E isso acontece basicamente pelos princípios éticos serem deixados de lados na maioria dos espaços públicos e o que passa a valer é apenas o instinto de defender "os nossos". Isso tem relação direta com a falta de educação e orientação ética e com a discrepância social encontrada na sociedade em questão. No caso do DaMatta, ele ainda mostra fatores derivados do Brasil Colônia que tornam essa situação mais forte aqui do que em outros países.


    O livro são "O que é Brasil?" (2007) e "O que faz do Brasil, Brasil" (1984).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 3:11 pm

    Nightmare Elf escreveu:É sério que vamos discutir se deve existir ou não uma voz de autoridade?


    Bom post wing, +1. Tirando a parte que você sugere que eu falei algo certo na cagada Laughing

    Mas é sério, pra mim é o seguinte.

    Você pode ver a mesma coisa olhando de um zoom bem grande:
    Você sabe com quem está falando? Modelo-atomico



    Ou bem pequeno:

    Você sabe com quem está falando? Planeta-terra








    A coisa continua igual, só a sua visão que está diferente.

    Visão cósmica: não somos nada e o universo não tá nem aí

    Visão global: eu não sou nada e minha morte não faz diferença do mundo

    Visão da mãe do elf: elf é o centro do universo I love you I love you I love you I love you I love you



    Da mesma forma,


    um presidente numa blitz é tão humano quanto os policiais e é tão nada quanto os policiais, mas faz muito mais diferença na sociedade, validando a autoridade.

    Por exemplo, teoria da comunicação social: o que é notícia? Digo, o que deve receber atenção dos jornais e ser mostrado á população?

    A morte de uma pessoa no interior do nordeste é tão triste quanto a morte de um presidente, mas o presidente vai ganhar muito mais atenção. Isso não é necessariamente desonesto ou injusto, é só olhar o valor social.





    PS: Não to dizendo que o "vc sabe com quem esta falando?" seja algo legal. Acho que ele é válido em situações absurdas, mas nunca deve ser usado para alguém poder quebrar regras só por ser mais famoso ou importante ou algo do tipo. Todo mundo tem que cumprir regras. Por exemplo, o Lula deve ser revistado ao entrar em um avião como todo mundo, e foda-se se é o Lula.

    É disso que ele está falando, e não entendi porque o wing fez esse wall.

    E filosofia pra uns é mais complexa que parece, e para outras mais simples do que parece. Tem gente que só em falar em filosofia já acha que vai entender tanto quanto de nanotecnologia.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 6:26 pm

    Nightmare Elf escreveu:É sério que vamos discutir se deve existir ou não uma voz de autoridade?


    Bom post wing, +1. Tirando a parte que você sugere que eu falei algo certo na cagada Laughing
    É por ai mesmo elf. Trabalhar com visão e se ela é importante, parte de você, é condicionada e essas coisas. Filosofia parece brincadeira, mas ela é MUITO INTERESSANTE.
    e
    Devia se sentir lisonjeando elf.
    Normalmente expressões lacônicas são usados por aqueles mega inteligentes que não querem ou não sabem responder algo. E todo mundo acaba pagando pau. Ta bom, ta bom foi mau. =p

    Ahhh e acho que vamos ficar filosofando mesmo.

    Lucu escreveu:É disso que ele está falando, e não entendi porque o wing fez esse wall.
    Para explicar sobre o que o cara falava.


    Bem, pra mim a filosofia acaba levando para determinados pensamentos. E cada um adota uma postura diante da situação. Esse questionamento de importância de visões leva, pelo menos creio que leva, que não importa nada na sociedade. O importante é o prazer e a felicidade. Inclusive existe alguns cientistas-filósofos e ateus que chegaram essa conclusão. Do hedonismo, a busca pelo prazer, se o mais importante nesse curto espaço de tempo.
    Lavy, fundador do satanismo moderno também adentrou e fundou sua religião baseada nisso. Com o questionamento dos irmãos que já falei. Falando apenas racionalmente, se você fizesse algo moralmente errado, mas ninguém te punisse, nem deus – seja ele por ele ser um deus morto ou um deus inexistente – porque não fazer? Dor na consciência é moral, e moral é algo imposto e por vezes inútil.

    Mas eu gosto de outro argumento filosófico muito interessante e que foi imprensado pelo fundador dos direitos humanos. “ De nada vale conquistar o mundo se perder sua alma.”
    Isto é Não adianta você ser feliz intensamente, ou extremamente bem sucedido se você perde sua identidade, seus princípios. Claro que existe uma reflexão toda nessa frase de Jesus cristo.


    avatar
    Convidado
    Convidado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Convidado 2011-05-23, 8:42 pm

    Princípios as vezes, ou muitas vezes, esbarram com os instintos. São seus princípios que te impedem de fazer coisas que você faria, e para os mais fracos no caso, perdem os princípios pelo instinto.
    Concordo em que De nada vale conquistar o mundo e perder sua alma.
    Assim como é impossível ser feliz com todos ao seu redor infelizes. Pelo menos eu acho. Ou cara já perdeu sua sensibilidade a anos, então nem ser feliz ele sabe o que é.

    Sobre a filosofia, acho algo maravilhoso. Filosofia é algo que não da para se experimentar em laboratório, é algo muito maior que isso. Algo que eu gosto da filosofia é que ela pergunta Por Que? e não Como?
    Todo mundo tem seu lado filosófico, muitos nem sabem.

    Ah, e seria impossível viver sem o conceito social. Moral, ética, respeito, coisas que estão na sociedade, não precisam de uma crença em deus pra existir. O ser humano precisa viver em sociedade, e esse foram os meios.

    E não adianta comparar o vídeo com chegar em casa gritando com sua mãe. Não importa quem seja, esse pessoa deve seguir regras, e ela não é ninguém pra falar que não vai colocar suas coisinhas na caixa de um banco pra poder entrar. É um exemplo que engloba muita coisa.

    Conteúdo patrocinado


    Você sabe com quem está falando? Empty Re: Você sabe com quem está falando?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-19, 11:54 am