Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-13, 10:18 am

    Relembrando a primeira mensagem :

    Esses dias, em uma dessas conversas de Bar onde tentamos resolver os problemas do mundo com cerveja na cabeça, estava discutindo sobre a justiça no Brasil. Como nesse tipo de conversa ninguém se lembra de nenhuma das idéias geniais que foram dadas, algumas coisas não ficam claras para mim. Então convoco os Direitofags para responder perguntas e queria que dessem opiniões pessoais:

    - Qual é a lógica do habeas corpus? Isso existe em outros países? Observe, não perguntei o que é, mas o pensamento por trás.

    - Por que um assassino confesso pode ficar livre e alguém que nega um assassinato pode ir preso? Qual é a lógica disso?

    - A justiça brasileira é socialmente desigual por haver uma independência maior por parte dos juízes ou o contrário?

    - Por que diabos uma pessoa honesta quer ser advogado? (cortesia de um amigo codinome "fudedor de adevogados")


    Afinal, por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-16, 1:08 am

    Não é bem assim, Jack e Bob. Nosso sistema é bom em algumas coisas e horrível em outras. Entre eles a burocracia e a morosidade. Não adianta nada ele ser pica se é ineficaz para nossa realidade. Lá na Italia ele seria O sistema. Mas aqui ele é ruim, justamente por ser ruim para nossa realidade.

    Acho que essa historia de sistema processual ser lerdo para evitar abuso ou injustiça uma coisa meio no sense. O sistema judiciário tem que ser ágil para sua realidade e competente já que ele é a fonte do povo reclamar dos seus direitos perante o Estado. Principalmente no Sistema penal onde estamos falando de algo de extrema relevância.

    O que tem que fazer é acelerar o processo tornando-o rápido e eficiente. E conscientizar as pessoas que a justiça é em ultima estância. Que existe os tribunais arbitrários e que há a mediação. Tem um artigo interessante do desembargador Cesar Pinheiro:

    http://jusvi.com/artigos/38979

    Também não concordo com as ações de isonomia. Acho que elas instigam o abuso de direito e como todos sabem são ações paliativas. Mas pouco funcionais de fato. Possivelmente o mais eficaz ou próximo disso são as medidas no direito de Trabalho mais em suma é como os programas de cotas. Usa-se para as pessoas terem outra imagem e consciência. Mas eles não melhoram a situação e no final são abusados e reabusados a mentalidade começa a mudar e aquela minoria se prende no direito adquirido. E no final a maioria branca começa a sofre injustiças devido ao abuso do direito desequilibrado a fim de conseguir o equilíbrio. Talvez a isonomia seja boa se empregada da forma bem estuda e com uma explicação extremamente lógica. Como no caso do direito do trabalho.

    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-16, 11:22 am

    Temos leis frouxas, como o jack falou, só temos uma população carcerária alta porque pobre não tem como usar essas leis, outro problema.
    Também temos a população carcerária alta porque nego comete crime pra caralho aqui, mas pela quantidade de crimes poderia ser muito mais alta.
    Na suécia a população é muito menor, mas você pode deixar seu carro aberto na rua por 1 mês que ninguém leva.

    Pra mim as leis deveriam ser muito mais rígidas e incluir prisão perpétua. Além de prender menores após os 18 anos junto com os outros presos.
    Jack Bauer
    Jack Bauer
    Admin OdD
    Admin OdD


    Mensagens : 1424
    Data de inscrição : 23/08/2009

    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Jack Bauer 2011-06-18, 10:32 am

    Complementando, acho que os presos deviam ser submetidos a trabalhos forçados, para bancar os custos que o Estado tem com eles.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-18, 10:59 am

    Direitos humanos. Tenso.

    Acho que o mecaismo penitenciario deveria ser diferente.

    Em vez de sómente tempo, pessoa para sair tem que atender certos requisitos. Ele terá um acompanhamento de um psicologo e para sair necessita da liberação do mesmo. Ter uma especialização em cursos ministrados na cadeia. Como cozinheiro, costureiro, sapateiro e outros(nada de chaveiro ou algo que possa ser considerado auxiliar a bandidagem;). Caso a pena seja extensa ele pode trocar o curso por ensino de formação (fundamental, médio ou graduação) a distancia.

    Tambem pode apresentar não sei quantas horas de trabalho anuais. Nesse caso ele já é encaminhado para sua área na hora da sentença.- Para evitar a paplhaçada que é falar que vai trabalhar, estar superlotado e ficar tendo o desconto dos dias "trabalhados" de forma fictici. - Empresas que usam presidios para trabalhar ganham beneficios.

    e outras coisas mais.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-18, 11:47 am

    Cara eu sou contra a prisão perpétua.
    Ninguém aqui tem noção do que é ficar 30 anos preso, sério mesmo, na verdade ninguém aqui sabe o que é ficar preso 30 dias.
    Sou a favor da pena de morte pra corrupção e pra reincidentes que cometem crimes hediondos. A primeira é óbvio que não vai ter, mas a segunda...

    Ah e eu sou a favor do "pau no bandido". Pra mim bandido tem que apanhar, o que já acontece, mas as vezes pegam uns frouxos ai que acabam fodendo com os policiais. Principalmente esses viadinhos do ECA, policial tem até medo de encher o mlk de porrada porque vai sobrar pra ele.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 3:57 pm

    Wing tá viajando, psicologia não é uma ciência exata, é estupidamente fácil enganar um psicólogo. Psicologia serve para ajudar pessoas que querem ser ajudadas, não para determinar se as pessoas são perigosas ou não para a sociedade.
    Nos EUA e em países da europa tem esse esquema para crimes leves, você pode trabalhar na prisão, ter bom comportamento, ser avaliado por uma bancada e ser solto.
    Quase todos voltam pro crime 1 hora depois de estarem soltos.


    Vagabundo não é preso por problemas sociais, é preso porque gosta de ser bandido. Tanto que 99% dos que vivem na favela não cometem nenhum crime, mesmo sendo tão pobres quanto.É questão de caráter.
    Até parece que o traficante vai sair da cadeia e vai falar: "agora vou virar sapateiro e ganhar 500 reais por mês", ele quer é andar por aí de fuzil na mão, pegando as cachorras e usando cordão de prata.
    Pra alguns crimes muito leves, como furto de pequenos valores até acho que seja legal deixar o cara trabalhar, talvez diminuir a pena dele, mas qualquer um que já foi numa penitenciária ou conhece alguém que trabalha lá sabe que a maioria dos bandidos que lá estão não são ladrões de galinha que passavam fome. A maioria é extremamente "barra pesada" e está envolvida com o tráfico de drogas.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 6:13 pm

    Mas você acha que então tem que deixar o cara na vida mansa coçando o saco 30 anos a fio?
    Tem que trabalhar la dentro e foda-se se não quer deixar de ser bandido
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 6:13 pm

    Indio(Droxter) escreveu:Gostaria de levantar outras questões como: Qual a real necessidade das inúmeras instâncias? Tendo em vista que se o individuo julgado 5 vezes e condenado em todas elas, o mesmo provavelmente será condenado nas próximas. Não seria "justo" manda-lo logo ao sistema carcerário logo e tentar descongestionar o judiciário? Mesmo que o 1º esteja tambem congestionado...

    3 paginas e ninguem respondeu ao pobre fuinha Laughing

    topic@
    Em portugal é a mesma merda, prisões da suiça é que são rox.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 7:17 pm

    as instâncias são úteis para evitar injustiças e inconstitucionalidades, pra chegar em uma coisa julgada decente
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 7:18 pm

    Indio(Droxter) escreveu:Gostaria de levantar outras questões como: Qual a real necessidade das inúmeras instâncias? Tendo em vista que se o individuo julgado 5 vezes e condenado em todas elas, o mesmo provavelmente será condenado nas próximas. Não seria "justo" manda-lo logo ao sistema carcerário logo e tentar descongestionar o judiciário? Mesmo que o 1º esteja tambem congestionado...

    Porque erros acontecem.
    E não são todos os casos em que você pode recorrer. Na verdade, muitos não são.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-19, 8:24 pm

    Ai ai... Sabe isso me lembra uma coisa que um mestre falou pra mim. As pessoas quando fazem alguma coisa errada ai vem alguém e fala “Olha só você ta errado.” Eu sou formado em ________


    Se é um erro matemático e vem um engenheiro a resposta é: Ah ta você ta certo, me mostra como é.
    Se é um erro de legalidade vem um advogado e a resposta é: Ah ta, desculpa me explica isso.

    Se é um erro na musculação vem um formado em educação física e a resposta é a mesma das de cima.

    O mesmo vale para químicos, historiadores, geógrafos e tantos outros. Mas quando chega no sociólogo e no psicólogo:

    “Ah, essa é a sua opnião.”

    Ta certo, que ciências humanas não são exatas, mas o erro, quando aplicado por profissionais competentes e de boa vontade, tende a ser baixo. E não é o simples fato de atestar apto na sanidade é que vai evitar dele voltar a bandidagem. É uma questão com ampla abrangência, pega da chance dele ser levado ao ápice da raiva por uma atitude injusta à uma continua degeneração devido a falta de emprego e a vida miserável.

    A psicologia não é que nem nos filmes onde o cara decifra toda a vida de uma pessoa, mas também não é como naqueles filmes da década de 90 onde basta mentir no teste de Rorschach para sair da prisão. É mais difícil enganar um psicólogo que tem um dossiê da sua vida, e te acompanha sua trajetória na penitenciaria do que você pensa. Alias bom comportamento é outra coisa necessária para ter a liberação do preso, após o cumprimento da pena. Mas o problema é que não é bem usada. Considera como “bom comportamento” não se meter em encrenca. Quando o certo é ter presteza, cooperação, ajudar nas funções da penitenciaria, ser solicito entre tantos os outros.

    Outra coisa é que crimes diferentes, penas diferentes. Crimes hediondos, de perigo nacional e ideológicos são diferentes de roubo a mão armada que é diferente de roubo famerio que é diferente de homicídio passional que não se compara a homicídio em legitima defesa ou tantos outros.

    É claro, todos devem saber, que não dá para aplicar o projeto de ressocialização para um serial killer. Ou dar chances de emprego para um nazista de classe média. Crimes hediondos podem ser dados como prisão perpétua ou de carceragem longa, salvo casos excepcionais. E poucos seriam os crimes que levariam há cadeia de fato. Crimes motivados por ápice da situação e mínimos tenderiam a prestação de serviços com ressocialização acompanhada em vez de prisão. Como o furto, devido a pobreza ou a fome.

    Crimes de certo grau seriam destinados ao procedimento de prisão de penas pequenas, 1 até uns 5 seriam, mais a ressocialização.

    Crimes graves teriam penas razoavelmente altas. Com acompanhamento e ressocialição no final.

    E os hediondos a perpétua ou prisão extremamente longa, 20, 30 ou até mais. Que o preso sai de lá em estado que apresente um perigo mínimo ao povo e Estado.

    Mas mesmo os que estão sendo acompanhados só poderiam perder o acompanhamento com todos os itens completos. Se não a medida Estatal é prolongada até completar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-20, 12:42 pm

    Cara eu sei que não é a comparação exata, mas para tirar carteira de motorista é necessário passar num teste psicológica também.
    Eu tenho um conhecido, nem vou dizer que é amigo, que é drogado e tem sérios problemas emocionais(mentais) de ansiedade e nervosismo, ele fez o teste psicológico e passou, porque TODO MUNDO passa.
    Menos de um ano de carteira ele atropelou e matou uma mulher. Obviamente, ele é um drogado que passa o dia inteiro alucinado.

    Na prisão seria uma avaliação mais rigorosa, certo, mas a verdade é que ainda é possível enganar, ainda mais quando isso envolve milhares de presos, porque a atenção não pode ser exclusiva a cada um. Bandidos basicamente ganham a vida enganando e mentindo, você acha mesmo que uma boa parcela deles não consegue enganar um psicólogo?



    Sobre o luculoso, ficar na prisão não é exatamente ficar parado coçando o saco, e sim seria muito mais produtivo mandar o preso fazer trabalhos forçados e tal, mas não estamos numa ditadura, não dá para forçar ninguém a trabalhar, direitos humanos e tal, isso nem dá para discutir.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-20, 2:14 pm

    Então a família dele leva a merendinha pra ele comer.

    Ta, não daria certo.
    Mas tem que ter opção de trabalho pra quem ta preso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-20, 6:01 pm

    É difícil ser reprovado no teste psicológico. Mas quando o Teste psicológico é feito á sério as coisas ficam diferentes. Por exemplo, na policia federal depois da objetiva o que mais reprova é o psicológico que praticamente faz a limpa. Tirando 1/3 até a metade dos aprovados em objetivos. Na PC é mais tranqüilo, mas mesmo assim temos varias reprovações, na PM o psicológico é mais rigoroso mais aprova quase todos.


    O problema de ser enganado não é o estudo em si e sim da sua aplicação. Quanto a quantidade e a capacidade de enganar. Só por um total de psicólogo para cada X presos e o acompanhamento para avaliação ser mais que um dia. O psicólogo acompanha no final da pena e terá todo histórico do preso, com um histórico de ações e problemas diários e tudo mais.


    Confio bem na psicologia. Nos EUA não dá para usar como exemplo. Mas paises com um sistema capaz, mostra que psicologia é necessaria para liberação do preso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-20, 9:37 pm

    Ah cara para, eu sei que você odeia os EUA, mas eles são um país muito mais próximo da nossa situação do que os ditos países capazes, como os escandinavos ou a suíça.
    Eles tem grana pra caramba e mesmo assim não conseguem reabilitar os presos, imagina no nosso país, aqui não tem dinheiro para manter uma prisão decente imagina um verdadeiro centro de reabilitação cheio de psicólogos.

    Sobre o teste psicológico pelo que eu sei o de policiais reprova muito pois dentre outra coisas ele checa o histórico pessoal, não dá para mentir realmente, eles vão investir como você se relaciona com seus vizinhos, se você já se meteu em confusão, uso de drogas e etc.
    Um dos motivos que eu sei que ia passar, por embora eu tenha uma personalidade bem agressiva no fórum eu sou um amor na vida real.
    Mas claro que isso é o que eu ouvi falar, você pode esclarecer melhor.

    Mas enfim, todo mundo sabe que seria bem mais complicado fazer isso com presidiários, pela quantidade deles e tudo mais. Mas o que eu acho mesmo é que se fosse feito seriamente, só uns 10% seria apto a ser reabilitado.
    Infelizmente, os psicólogos em muitas vezes são uma merda, é similar ao caso do Champinha, a primeira avaliação psicológica que fizeram dele foi que ele só um garoto coitadinho, a segunda mostrou que ele era um assassino psicopata. Esse tipo de discrepância clássica das ciências humanas é o motivo que eu não confio nelas para caso tão sério.
    Não estou discretitando as ciências humanas, todos sabem da sua importância, mas é como na economia. Eu me interesso muito por economia e sei que infelizmente é muito difícil montar um modelo que funcione, o que é um pesadelo para os economistas.
    No caso, não dá para montar um modelo matemático que explique as flutuações de mercado, mas daí se der errado, se perde dinheiro, no caso da psicologia se der errado você acabou de soltar um criminoso que pode ir e matar 10 pessoas.
    Talvez no futuro descubram um método de decifrar a mente humana, mas por enquanto acho que estamos muito atrasados para isso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Convidado 2011-06-20, 10:05 pm

    Tezcatlipoca escreveu:Ah cara para, eu sei que você odeia os EUA, mas eles são um país muito mais próximo da nossa situação do que os ditos países capazes, como os escandinavos ou a suíça.
    Eles tem grana pra caramba e mesmo assim não conseguem reabilitar os presos, imagina no nosso país, aqui não tem dinheiro para manter uma prisão decente imagina um verdadeiro centro de reabilitação cheio de psicólogos.

    Sobre o teste psicológico pelo que eu sei o de policiais reprova muito pois dentre outra coisas ele checa o histórico pessoal, não dá para mentir realmente, eles vão investir como você se relaciona com seus vizinhos, se você já se meteu em confusão, uso de drogas e etc.
    Um dos motivos que eu sei que ia passar, por embora eu tenha uma personalidade bem agressiva no fórum eu sou um amor na vida real.
    Mas claro que isso é o que eu ouvi falar, você pode esclarecer melhor.

    Mas enfim, todo mundo sabe que seria bem mais complicado fazer isso com presidiários, pela quantidade deles e tudo mais. Mas o que eu acho mesmo é que se fosse feito seriamente, só uns 10% seria apto a ser reabilitado.
    Infelizmente, os psicólogos em muitas vezes são uma merda, é similar ao caso do Champinha, a primeira avaliação psicológica que fizeram dele foi que ele só um garoto coitadinho, a segunda mostrou que ele era um assassino psicopata. Esse tipo de discrepância clássica das ciências humanas é o motivo que eu não confio nelas para caso tão sério.
    Não estou discretitando as ciências humanas, todos sabem da sua importância, mas é como na economia. Eu me interesso muito por economia e sei que infelizmente é muito difícil montar um modelo que funcione, o que é um pesadelo para os economistas.
    No caso, não dá para montar um modelo matemático que explique as flutuações de mercado, mas daí se der errado, se perde dinheiro, no caso da psicologia se der errado você acabou de soltar um criminoso que pode ir e matar 10 pessoas.
    Talvez no futuro descubram um método de decifrar a mente humana, mas por enquanto acho que estamos muito atrasados para isso.


    É... realmente isso é um fato. A realidade do Brasil ta mais para EUA do que para um Senhor da Europa. E o Brasil não tem bala na agulha ainda para faz um sistema penitenciario competente. Ele tem que primeiramente dar um jeito na corrupção, que custa estimadamente 10 bi e depois resolver o social e tantos outros para depois dar um jeito no sistema penitenciario. E ai a reforma teria que ser pouco a pouco.


    Quanto teste psicologico... Ele é separado da investigação social. Logo o psicologico reprova por si só. A investigação social ja é mais tranquila. Pois quem tem problemas sociais já meio que sabe que não consegue entrar. Eles vão ver quem é da sua familia, vão perguntar pros vizinhos como você é, vão no seu ultimo(s) trabalho(s) para ver como foi seu relacionamento com seu chefe e colegas. Quais os lugares que você frequenta se tem algum historico nefativo na escola, trabalho, criminal e civil... é uma investigação social classica, da para imaginar o que vão fazer.

    Se o cara tiver algo estranho ele é considerado contra indicado. Se ele tem algo absurdo, vem um inquérito policial em cima.

    Conteúdo patrocinado


    Por que é tão difícil ficar preso no Brasil? - Página 2 Empty Re: Por que é tão difícil ficar preso no Brasil?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-20, 3:30 am