Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-27, 7:04 pm

    Bem estava eu em uma de minhas loucas aulas de Engenharia e Sociedade.

    O professor estava expondo os temas disponíveis para fazermos o trabalho da disciplina e um deles me chamou a atenção.

    O tema era: Como a "Fundação Roberto Marinho" influencia o Brasil, impactos etc

    Fiquei mais interessado ainda quando o professor mencionou este filme que eu nunca havia ouvido falar O.O

    Alem do Cidadão Kane(Beyond Citizen Kane

    retirado da Wikipédia

    Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Channel Four, rede televisiva pública do Reino Unido.

    A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.

    O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar, sua parceria ilegal com o grupo americano Time Warner (naquela época, Time-Life), algumas práticas de manipulação da emissora de Marinho (incluindo o auxílio dado à tentativa de fraude nas eleições fluminenses de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa do movimento das Diretas-Já, em 1984, quando a emissora noticiou um importante comício como um evento de comemoração ao aniversário de São Paulo, e a edição, para o Jornal Nacional, do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, de modo a favorecer o candidato Fernando Collor de Mello frente a Luís Inácio Lula da Silva), além de uma controversa negociação envolvendo ações da NEC Corporation e contratos governamentais à época em que José Sarney era presidente da República.

    O documentário apresenta depoimentos de destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva.

    A primeira exibição pública do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), em março de 1994. Um dia antes da estréia, a Polícia Militar recebeu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme, ameaçando, em caso de desobediência, multar a administração do MAM-RJ. O secretário de cultura acabou sendo despedido três dias depois.

    Durante os anos noventa, o filme foi mostrado ilegalmente em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. [1] Em 1995, a Globo entrou com um pedido na Justiça para tentar apreender as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido foi negado. O filme teve acesso restrito a grupos universitários e só se tornou amplamente visto a partir do ano 2000, graças à popularização da internet.

    Em 2009, o documentário foi finalmente comprado pela Rede Record, como parte dos esforços para atacar a Rede Globo[2]. Cenas do documentário foram exibidas nos telejornais da emissora paulista e no Repórter Record, como parte da série de ataques mútuos entre as redes em agosto de 2009, nos quais a Record considerou as acusações do Ministério Público como "desespero da concorrência" e respondeu com matérias atacando e mostrando denúncias contra a emissora carioca, além de um episódio do Repórter Record, que contou com uma entrevista com o bispo e empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, principal empresa citada nas acusações e proprietária da Rede Record desde 1990. O documentário foi mencionado, porém, como sendo produzido pela BBC.


    Fiquei impressionado em como nunca havia ouvido falar nesse filme.

    Estou a baixar nesse exato momento!

    E vocês já viram/não?

    Qual sua opinião?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-27, 7:19 pm

    Tem ele inteiro no Google Videos, assisti por lá. É bonzinho, mas tem muita coisa desatualizada... :~/
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-27, 7:39 pm

    Este filme deve ser tão do inferno que estou baixando ele em torrent a 200kb/s O.O

    mal posso esperar pra ver.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-27, 7:40 pm

    É uma chance única de ver vários atuais paus-mandados da Rede Globo chingando-a.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-28, 4:34 pm

    Estou baixando a título de curiosidade.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Convidado 2009-08-28, 5:17 pm

    Apesar de seu nome se alinhar com o perfil das Organizações Globo.

    Recomendo o filme.

    Não é um SUPER SOCO NA CARA mas, um tapa bem dado.

    Conteúdo patrocinado


    Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo] Empty Re: Muito Além do Cidadão Kane[+filme anti-Globo]

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-04-27, 11:19 am