Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Mudança de Emprego

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 1:42 pm

    Bom galera, estou com um problema aqui e queria opiniões com o frescor juvenil de vocês.

    Não é um problema ruim, é um daqueles problemas bons, mas que exigem uma decisão que talvez afete meu futuro.

    Bem, trabalho em uma empresa de grande porte e a descrição atual do meu cargo é Analista de Suporte Junior, apesar de não ser necessariamente isso que faço. Acontece que pintou uma vaga em uma empresa menor. Fiz uma entrevista hoje e fiquei bem tentado. Apesar de ser uma empresa pequena, é bem amistosa, tem um ambiente legal para trabalhar e a gerente que me entrevistou é uma graça (estou solteiro, manolos). Me disseram também que a empresa está crescendo (pode ser fake) e inclusive condicionaram uma promoção futura caso eu me dê bem na função (se for fake, eu quebro tudo).

    Só que tudo tem seu preço e o primeiro é que não vou trabalhar em uma área que quero. Pensava em chegar a um cargo mais administrativo ou de negócio, e essa oferta é mais para área técnica, sendo que na atual empresa, querendo ou não, já sou candidato a futuras vagas. O outro porém é o salário, que é bem menor. Não tanto que me faça trabalhar de graça, mas vou ter que abrir mão de certos "confortos".

    Então fica assim: de um lado a atual empresa, salário maior, todo mundo me conhece, caminho mais fácil para onde quero chegar. Mas é uma empresa grande, não é empresa de TI, o clima é bem profissional, as vezes bem wild, e a única garantia que tenho é o auxílio-desemprego. Do outro uma empresa pequena mas amistosa, vou ter contato mais direto com clientes (o que significa fazer mais contatos) e tenho uma perspectiva boa de promoção. Mas em compensação não é a área que quero, o salário é menor e empresa pequena tem seus riscos, mesmo sendo de TI.


    Decidam minha vida aí para mim.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 1:55 pm

    fique na sua empresa atual, porra
    vc trabalhou por anos pra entrar num cargo mais baixo?

    meu pai diz q sempre se deve pensar quanto você pode crescer em cada opção.
    a pequena te dá limites, a grande não.




    um pau no cu rsponde "como não? bob não vai virar presidente da empresa".
    bem, se vc trabalhar por 6 anos numa grande empresa, terá seu currículo feito. poderá passar para cargos administrativos MUITO mais facilmente


    resumindo, não passe para um cargo menor depois de anos trabalhando

    xau
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Nightmare Elf 2010-10-15, 1:56 pm

    Fica na grande.

    Não é pelo salário não, esquece um pouco isso(por enquanto).

    É pelo nome e pela possibilidade de cargos administrativos mais altos.Ir pra uma pequena empresa, pra trabalhar em área técnica deve ser ruim.

    Se você for bem no cargo, não tem porque te tirarem dele, a empresa, por ser pequena, acaba dependendo de você e de você na sua função de sempre.Aí fica foda evoluir.


    Já na administrativa em empresa grande, fica mais fácil evoluir creio eu.E quando você sair, o nome/experiência no mercado vai ser maior, já que você vai ter tomado muito mais pancada do que no ambiente amistoso da pequena.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 2:01 pm

    Eu acho que você deveria ficar na empresa que você já atua. Essa empresa que te chamou pra ser entrevistado parece não dar garantias 'concretas' de uma promoção, nem de que ela está realmente crescendo. Pelo que você me descreveu da sua situação, você parece ter duas opções: continuar no certo ou ir para o incerto. Tem também o fato de, se a empresa que você trabalha atualmente é realmente grande, creio que seu tempo de atuação nela será um peso positivo no seu currículo, podendo garantir até um emprego melhor numa empresa melhor.
    Essa é minha humildissíssima opinião de leigo pois sou um mero estagiário de direito e pretendo cargos públicos de nível superior através de concursos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 2:17 pm

    Bem, mas quando eu digo empresa pequena não estou me referindo à empresa de garagem. O negócio dessa é ERP, o que dá grana e garante clientes grandes e eu vou trabalhar junto a esses clientes. A empresa pode crescer, virar expoente no ramo. É uma aposta de carreira, claro que toda aposta envolve riscos.

    Do jeito que eu coloquei pode parecer que eu viraria presidente ou gerente da empresa grande em 2 anos, mas não é bem assim. Assim como eu, existem centenas de pessoas com a mesma disposição, não é nada garantido. Aqui eu ainda estou na área técnica, a diferença é que tenho o contato com as áreas que são meu objetivo.

    O que me tentou mesmo foi esse clima legal, estilo Google, e eu dou mais valor a qualidade de vida do que salário e talvez até do que exposição no mercado. Levar porra eu vou continuar levando, quem trabalha com usuário sabe que é dureza, eles nunca erram, ainda mais usuários executivos.

    Mas o que bate é aquela dúvida se que o penso que quero é realmente o que quero, se é que me entendem. Eu sou novão, ainda fico com essa coisa.

    Ah, e esqueci de colocar que não ando muito satisfeito na atual. Sou meio sub-utilizado, aquém do potencial que acho que possuo. Talvez por isso eu tenha balançado por essa proposta.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 2:21 pm

    tem que ir pra aquela que voce tem mais chances de mostrar seu potencial e crescer nela
    mesmo que no começo seja dificil
    o lugar atual pode nao te fornecer tantas oportunidades qto o novo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 2:28 pm

    Vendo por esse lado que você mostrou agora a balança até pende mais pro lado da empresa menor... mas enfim, você parece estar muito mais interessado em trabalhar na empresa menor, óbvio que essas coisas devem ser pensadas e repensadas, mas acho que só você pode saber (a menos que tenha alguem ai próximo a você que esteja/já esteve envolvido nessa situação ou conheça as empresas... sei lá)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 3:44 pm

    Siga seu coração.

    Smile
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 4:18 pm

    Se vai ganhar menos dinheiro então não va porra
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 4:24 pm

    Fale com seu chefe.
    Lhe explica o que vc acha que esta mal.
    Se ele não gostar, va para a outra.
    Se ele gostar, vc só tem a ganhar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 4:25 pm

    Filipus escreveu:Fale com seu chefe.
    Lhe explica o que vc acha que esta mal.
    Se ele não gostar, va para a outra.
    Se ele gostar, vc só tem a ganhar.

    chefe dele vai mandar tomar no cu
    trabalha numa empresa grande, imagine alguém ter q fazer todos os caprichos de um monte de aprendiz inútil

    pois é
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 5:49 pm

    Vá para a menor, afinal a moral é fazer nome entre os clientes grandes da empresa pequena, de modo a um dia tu mesmo montar seu propio negocio e puxar pra ti esses clientes grandoes.

    A unica coisa que quebra as pernas da escolha pela empresa pequena é nao ser o ramo q tu tens mais afinidade, mas creio que com o tempo tu ira aprender mais sobre esse ramo a ponto de gostar(ou pelo menos tolerar). e o salario ser menor, bom...=/


    Tipo, enfim, se queres angariar esses clientes grandões(mesmo q eles nao vão pra ti, uma recomendação deles sobre seus serviços a outro cliente grande, é uma boa tb) pra ti em um futuro em que tu mesmo monte seu propio negocio, é uma boa escolha a empresa pequena. Se nao tem esse anceio, de ter seu propio negocio, dai fique na atual que vc tem mais afinidade e o povo te conhece.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 5:49 pm

    Por mim, eu ficava no antigo mesmo.

    Não gosto muito de arriscar, normalmente eu sempre acabo em uma furada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 6:51 pm

    Você mudar de empresa é arriscar. O salário é menor, vai demorar a você ganhar uma promoção, você não vai estar na sua área, mas a longo prazo parece uma boa escolha, já que você vai se destacar já que não há tantos empregados, vai conversar diretamente com clientes e por ai vai, sem contar de que se a empresa está crescendo no mercado, é uma boa.

    Mas nada é garantido nela. Essa é a questão.

    Na empresa maior você tem estabilidade, apesar de que suas chances de se destacar sejam menores.

    Eu optaria pela empresa menor, ainda mais que você ainda é novo, pois ai sempre dá pra recomeçar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 7:44 pm

    Bob, como assim salário menor? Não precisa dar valores, pode falar em percentuais. Eu tentaria obter o mesmo salário na empresa pequena, dai iria pra lá. Dá pra ver que é o que você quer. Uma boa também é falar com seu gerente que está saindo, de forma a querer saber qual seu futuro na empresa grande. Já ouvi falar de gente que foi promovida assim. Também já ouvi falar de gente que foi blefar e foi demitido assim, mas se for verdade, você não vai perder nada.

    Mas nos dê dados, Bob. Quantos empregados tem a grande empresa? Faturamento? Quantos tem a menor? Faturamento? Use salários-exemplo pra termos uma noção. Tá todo mundo dando palpite sem saber de nada Laughing
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 7:52 pm

    Sou contra todo esse papo econômico da OdD. Dinheiro cara, dinheiro existe para que você sobreviva. O resto é lucro. Escolha a que você gostar mais, siga seu coração, como disse o Boom. O mundo não é só notas de 100.
    Além de que, o salário da empresa pequena não deve ser tão baixo e você tem chance de crescer lá. Mas o que eu mais consideraria é a parte ergonomica da empresa, todo esse clima bom e sem estresse.

    Mas, sou só mais outro sonhador.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 8:02 pm

    Se você acha que vale apena arriscar, arrisque.
    Você é jovem, pode fazer isso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 8:31 pm

    Fazendo paralelo ao meu caso, q estou ligado a area do direito:

    Tipo, no meu caso é mais em conta um escritório em que eu lide diretamente com os clientes, mesmo que seja fazendo coisas que não goste muito e/ou ainda não domine direito, do que um escritório em que eu fosse apenas mais um la, poderia até me sair bem fazendo o que eu faço lá(achar facil ou mesmo bom), mas apenas serei mais um qualquer lá.
    No primeiro caso, ao lidar diretamente com clientes, abre margem para que caso eu queira seguir "carreira solo"(abrir meu propio escritorio), eu ja consiga puxar alguns clientes com quem eu lidei na epoca para, no minimo do minimo, com essa parcela de clientes que conheci no antigo emprego e consegui puxar pra mim eu conseguir pagar ao menos as despesas que eu tiver com o escritorio e alimentação(moradia nem que eu vá dormir em baixo de uma ponte mesmo... Laughing ). Dai ficar nessa até meu nome ganhar um pouco mais de fama e conseguir mais clientes.


    Pelo menos, é um paralelo que tentei fazer pra mostrar minha linha de raciocinio. Em contrapartida, se tu nao deseja "uma carreira solo", o melhor mesmo é continuar no teu emprego. Bem mais seguro, mais remunerado, o povo te conhece mais e tu tem certa fama ja estabelecida.
    Vai q indo pro novo emprego o aparente clima agradavel vire um inferno, pq não simpatizaram com sua pessoa(aka chefe mala)? Pelo menos no teu emprego atual tu ja tem seu circulo de amizades e inimigos ja bem delineado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 8:45 pm

    Laughing



    nao sou bom com conselhos,
    intao vou dizer o que aconteceu comigo.
    a 3 meses atraz eu trampava na ALL,
    ganhava 1.200 pila como tecnico mecanico,
    tinha muito campo pra cresçer lah dentro,
    mas achei que era muita competição e estava sendo mal valorizado,
    pedi as conta.
    achei uma vaga numa fabrica de embalagens que esta começando,
    achei que era uma oportunidade boa, ganhava mais e o dono parecia gostar de min...
    hoje 3 meses depois, vejo que estou trabalhando 12+ horas por dia,
    pipino atraz de pipino, se nao fosse a odd pra me distrair eu ja estaria no gardenal.
    me arrependo profundamente.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 8:47 pm

    Por um lado, você vai adiquirir stats como,
    Trabalhou em um empresa de grande nome.
    Ficar certo tempo em uma empresa é bom, futuros entrevistadores pensão nisso.
    Salário maior.
    Promoção ou mudança de departamento quando haver uma vaga também é possivel.

    Por outro,
    A vontade de mudar.
    Obter várias expêriencias diferentes é bom.
    Empresa menor muitas vezes é igual a melhores condições de trabalho, dependendo.
    Uma área que você pode vir a se interessar.


    Fica ai minhas observações.
    No seu caso, acho melhor ficar na que está, porque já meio que "garantido".

    E outra, essa é a primeira oportunidade que te aparece, se quer sair mesmo acho melhor pesquisar mais.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 10:43 pm

    Valeu por fazerem o papel da minha consciência.



    Essa questão de risco eu já pensei mesmo. Mas o que penso é o seguinte: sou novo, no futuro quero ter família, ter filhos e quando chegar a hora não vai dar para ficar mudando de empresa e arriscar a escola das crianças. E como o comunista ali em cima disse, grana não é tudo, as vezes eu pagaria para ter um pouco mais de tranquilidade no trabalho.

    @Birger
    O cenário é o seguinte: com o que ganho tenho dinheiro para contas, para diversão e bobeiras e faço alguns investimentos, guardo uma grana. Com o que ganharia perco um tanto dessa grana de diversão, já que não vou deixar de poupar. É claro, como disse, falo isso visando um futuro. Vou fazer uma pós, então é certeza que pelo menos em 2 anos dá para, no mínimo, voltar pro nível anterior. A empresa desenvolve ERP, programas que promovem a interação de sistemas em empresas grandes. Mesmo que eu soubesse o faturamento, não diria, obviamente.

    Eu vou conversar com meu atual chefe, mas é empresa grande, ele não tem condição de me promover nem me dar aumento. Tem uma porra de chefes acima dele.




    Bom, segunda eu vou saber. Acho que o fato da gerente ser uma cocota de respeito vai pesar para a empresa pequena. Very Happy
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-15, 11:22 pm

    Verifica se essa cocota não é casada antes de chegar la todo xerosão iraopriaporiaopri
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-16, 10:49 am

    Se vc tem filhos (que vc conheça), fique na empresa grande

    Se vc não conhece nenhum filho seu, vá pra pequena, mas não pegue a gerente cocota, que só vai trazer problemas.


    Ou então vc pode ficar na empresa grande e pegar a gerente cocota da empresa pequena



    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-16, 5:48 pm

    Você está na idade de arriscar, guarde a ânsia de estabilidade para a hora que você precisar dela.

    Quanto mais você arriscar agora, maior a chance de sua estabilidade te render mais no futuro, seja em dinheiro, seja em qualidade de vida.

    Claro, ficar na grande pode pesar mais no currículo do que a pequena, mas eu sinceramente não sei... pode ser que o fato de você garantir posições mais importantes na empresa pequena seja mais importante no currículo do que anos fazendo a mesma coisa na empresa grande, mas não digo com certeza, não conheço a área. E tem o bônus de que, se a empresa crescer, e o chefe for gente boa, você se dê MUITO bem porque já é mais chegado do dono, o que é difícil de acontecer na empresa grande porque tem muitos postos de hierarquia antes.

    Como eu disse, não conheço como sua área funciona, mas se fosse eu, iria para a empresa pequena, e arranjaria alguma maneira de achar algum outro emprego do tipo (que dê perspectivas) caso aconteça algum problema na empresa que você trabalha. Isso talvez você arranje com seus clientes, já que vai trabalhar perto deles. Falo isso mais porque, por exemplo, no caso de Direito, é horrível ficar trabalhando em escritório de advocacia, já que dá poucas perspectivas, sempre há risco de perder posições ou o próprio emprego, e o trabalho é escravo, enquanto arriscar um concurso público ou conhecer contatos pra abrir seu próprio escritório são a melhor coisa que se pode tentar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-16, 6:42 pm

    cara pelo que eu lembre, vc ja não ganha muito.

    o salario seria menor? eu pensaria mto bem se fosse voce, como n gosto de mesmisse mudaria. ja que tem chance d epromoção
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-16, 6:50 pm

    Mahatma Gandhi escreveu:Sou contra todo esse papo econômico da OdD. Dinheiro cara, dinheiro existe para que você sobreviva. O resto é lucro. Escolha a que você gostar mais, siga seu coração, como disse o Boom. O mundo não é só notas de 100.
    Além de que, o salário da empresa pequena não deve ser tão baixo e você tem chance de crescer lá. Mas o que eu mais consideraria é a parte ergonomica da empresa, todo esse clima bom e sem estresse.

    Mas, sou só mais outro sonhador.

    dinhero é dinhero cara

    não há nada mais valioso do que dinhero

    sei la como me expressar sobre isso

    acho que é só meu sangue judeu falando por mim
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-17, 3:27 am

    Cara, esse negócio de emprego seguro em empresa grande é um grande fail.
    Tenho um tio que trabalhou anos pra um banco, cara se dedicava pra caralho, melhor funcionário do banco.
    Banco teve waste de 1 centavo, hora de mandar gente pra rua. Adivinha que foi o primeiro? o Melhor funcionário.
    Ele sempre disse que o bom funcionário não sai fácil, bla bla bla, se fodeu.

    Se eu fosse você, iria pra pequena empresa, chances de crescer junto com ela. Mas também tem chances de você ajudar a empresa a crescer pra caralho e deixarem você na merda depois.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-10-17, 7:39 am

    Eu ficaria na atual, sem dúvida. Ao que me parece você ainda nem tem tantas informações sobre a empresa menor, o que torna a decisão ainda mais difícil e duvidosa. Se você largar o emprego atual, e não der certo no novo, é mais provável que você não consiga mais voltar. Na minha opinião, é risco demais pra se expor; você não sabe se realmente vai conseguir uma promoção, se a empresa realmente vai crescer no ritmo esperado - ou seja, você estará totalmente dependente de uma incerteza que não depende de você.

    Se você tem perspectivas de promoção na empresa atual, que é uma empresa grande, e é na área que você gosta, acho que você não deveria sair - tá dando tudo certo, não tá? Uma promoção e salário maior em uma empresa grande, que você já conhece, e tem mais tempo de atuação, vai valer MUITO mais do que na empresa menor. Se sua preocupação é realmente fazer contatos, certamente há outras maneiras de fazê-lo sem a necessidade de trocar de trabalho.

    Se agora te deu aquela vontade inexplicável de mudar de empresa, não é necessariamente porque você está insatisfeito com a sua. Pode ser porque há algo na sua vida que você já está cansado, ou precisa de novos ares, e quer fazer uma mudança radical. Se é esse o caso, eu aconselharia tentar alterar outras coisas na sua vida que tenham menor impacto no seu futuro. Sei lá, pode tentar mudar de academia, comprar um novo computador, mudar seu corte de cabelo, fazer uma reorganização da sua casa e jogar todas coisas inúteis fora; aí vai de você. Só tente não fazer decisões por impulso, e eu digo por experiência própria - já me dei muito mal por isso.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidad 2010-10-18, 4:09 pm

    nao tenho experiencia suficiente para dar o tal conselho mas te digo uma coisa

    na empresa pequena tu chega mas rapido na gerencia do que na grande porque la tem mas funcionario concorrendo o mesmo e dificultando a tua entrada para um cargo superior
    ja na pequena é menos funcionario e tua capacidade pode ser mas reconhecida pelo teu chefe te dando uma promoção razoavel
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Convidado 2010-11-04, 1:30 pm

    porra, continua na atual, você quer trabalhar ou brincar.
    Você tem que analisar a situação pela razão e não pela emoção, se a sua empresa atual em que as relações dos funcionários são mais profissionais, isso são mero detalhes, veja onde você tem mais futuro de cargo, mais curriculum para um futuro emprego melhor, e não pior.

    Conteúdo patrocinado


    Mudança de Emprego Empty Re: Mudança de Emprego

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-18, 9:42 pm