Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 6:49 pm

    Tomei cuidado ao utilizar posição religiosa no lugar de religião para que ateistas não me incomodem Very Happy

    Eu sou um pseudo-ateu modinha, vi o Elf, Locke e Mig Master falando mau de Deus e resolvi me juntar a essa turminha do barulho.



    Fake, sou agnóstico ateísta/ateu negativo. Mnha revolta com a religião começou quando vi um documentário do Discovery Channel em que falava sobre a arca de Noé, e citava números, sendo impossível encher uma arca tão rapidamente. Isso com uns 11~13 anos eu acho, enquanto fazia a crisma (é esse o nome?). Isso foi me gerando dúvidas, e fui abandonando a fé cristã, depois conheci o ateismo pela internet, aprendendo mais sobre religião e afins.


    Agora gostaria de saber de vocês ._o
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 9:08 pm

    Poxa.

    Você deixou a acreditar em Deus por tão pouco?


    Já ouvir dizer que o que está escrito a Bíblia não deve ser levado ao p-eda-letra né?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 9:35 pm

    Não lembro bem quando comecei a me questionar sobre isso, mas sei que começou quando comecei a me questionar como seria a aparencia de Deus, dai a me questionar nos 'poderes' de Deus, a partir disso tinha me considerado agnostico. Depois comecei a frequentar o OFF e comecei a discutir religião defendendo essa posição agnostica, dai eu vi que existe o ateísmo, pesquisei sobre o assunto, discuti sobre o assunto e percebi que não era nem nunca fui agnostico, era ateu mesmo e não sabia.

    @Aoshi sharpmind
    Acho que esta mais relacionado com crença. Afinal, ele já era e descrente quando as outras visões teístas, então a unica que realmente importava era essa, quando ele desacreditou nessa também não sobrou nenhuma visão de Deus pra acreditar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 10:06 pm

    desacreditei em deus por 4 motivos
    -falta de provas
    -falta de fazer algum sentido o mundo como ele é, ser criado por deus
    -existem 6.10²³ religiões, porque o cristianismo vai ta certo? sendo que é uma que tem muita ideia louca sem explicação
    -a bilbia também pode ser interpretada como um livro de historia/estoria metafórico.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 10:20 pm

    Na época que me tornei budista, eu namorava uma japa que era budista. Eu não me interessava muito, mas quando chegou a hora de ir na casa dela e conhecer o sogrão e a sogrona eu tive que demonstrar um certo interesse lá pra ficar bem na fita e facilitar as coisas pra mim. Funcionou que é uma beleza. Aí depois de um tempo rolou umas tretas e terminamos. Fiquei naquela depre de merda e vi o livro que ela tinha me emprestado sobre budismo e talz... Comecei a ler mais pq não tinha nada pra fazer, aí comecei a me interessar mais e mais, fui correndo atrás de mais livros, conheci uma galere e tou aí ;D
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 10:24 pm

    Aoshi sharpmind escreveu:Poxa.

    Você deixou a acreditar em Deus por tão pouco?


    Já ouvir dizer que o que está escrito a Bíblia não deve ser levado ao p-eda-letra né?

    Na verdade isso me fez questionar, daí fui indo fui indo até que fondo, nunca tive muita fé e talz, ia na igreja porque minha mãe obrigava, eu nunca entendia o que o padre falava. Pra mim ele ficava resmungando lá :T
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-19, 10:30 pm

    Sou agnóstico, cheguei até aqui por um amigo e pela internet, tendo como base que somos induzidos ao cristianismo desde o nascimento.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 12:24 am

    Bem vou dizer aqui minha opinião sobre a maioria dos ateus teens:

    Apesar de se dizerem tão racionais os argumentos que usam para fundamentar sua descrença são muito fracos.

    Pra mim, só usam isso para justificar o "Não vou a Igreja", "Sou inteligente", até mesmo o "Parecer legal" se aplica as vezes.

    Podem argumentar que não é nada disso que estou falando mas, é o que parece em grande parte dos casos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 12:27 am

    Sou deista.

    A pouco tmepo era um teista sem crença.

    Pra mim é obvio que existe uma força maior geradora, mas achava impossivel ela ter uma personificaçao. O homem é um ser limitado. E algo que transcede tudo nao poderia ser limitado potr caracteristicas humanas...

    Com um tempo, lendo livros e livros da biblioteca do meu pai. Li uma frase interessante
    sobre a razao e religiao de Edward Herbert.

    Linda a frase. Mostrava que nao se usa religiao para desculpar fatos. e no final falava sobre Edward ser o pai do deismo.

    Li tudo sobre deismo. E me descobri deista.

    A unica vez que me decepcionei de uma descriçao, foi no livro do Dawkins. Acho ridiculo as formas que ele retira da jogada todas as religioes que ele nao pode combater com suas teorias. Por o deismo como um teismo ameno caminhando para o agnosticismo foi uma grande ofensa.

    De todos os livros ateus que li o deus, um delirio foi o mais retardado quando faltava bases para questionar.


    Em fim...grande parte dos ateus caem no erro de personificar um deus. E deus nao é algo similar a um humano. Acho que foi dai que me tornei deista e nao ateu.

    Por que usar da razao nao faz com que deus pare de existir.
    Sempre acreditei nisso e morrerei acreditando.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 12:28 am

    wingsilver escreveu:Sou deista.

    A pouco tmepo era um teista sem crença.

    Pra mim é obvio que existe uma força maior geradora, mas achava impossivel ela ter uma personificaçao. O homem é um ser limitado. E algo que transcede tudo nao poderia ser limitado potr caracteristicas humanas...

    Com um tempo, lendo livros e livros da biblioteca do meu pai. Li uma frase interessante
    sobre a razao e religiao de Edward Herbert.

    Linda a frase. Mostrava que nao se usa religiao para desculpar fatos. e no final falava sobre Edward ser o pai do deismo.

    Li tudo sobre deismo. E me descobri deista.

    A unica vez que me decepcionei de uma descriçao, foi no livro do Dawkins. Acho ridiculo as formas que ele retira da jogada todas as religioes que ele nao pode combater com suas teorias. Por o deismo como um teismo ameno caminhando para o agnosticismo foi uma grande ofensa.

    De todos os livros ateus que li o deus, um delirio foi o mais retardado quando faltava bases para questionar.


    Em fim...grande parte dos ateus caem no erro de personificar um deus. E deus nao é algo similar a um humano. Acho que foi dai que me tornei deista e nao ateu.

    Por que usar da razao nao faz com que deus pare de existir.
    Sempre acreditei nisso e morrerei acreditando.

    Então vem a grande pergunta.

    O que é o deísmo?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 12:37 am

    Aoshi sharpmind escreveu:

    Então vem a grande pergunta.

    O que é o deísmo?
    È uma postura filosofica religiosa, onde a busca da razao é prevalecida e deus nao necessita de personificaçao.


    @sobre modinha, a maioria dos teens ateus é isso mesmo. Grande parte nao entende nada sobre nada. E usa wikipedia e google com base de argumento.
    Aposto meu carro que se eu pegar 10 deles na vida real para falar sobre Voltaire, Hobbes, teoria original, Religioes e seus fundamentos, ateismo e seus conceitos. Eles ficaram travados. Pois lhes faltara o google pra passar que de "eu ja sabia"

    Lembra dos Satanistas no off? Pura modinha de forum. Tudo quanto era forum tinha satanista. Derrepente sumiram, sem mais nem menos. E começou a surgi o ateismo.

    baahhh. O pior foi quando descobriram oque era falacia. Sao tao mau usadas em forum.
    Tudo hoje é falo. Tudo é falo...


    Quando voltei para off, so vi falos e mais falos.
    Parecia suruba
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 12:41 am

    Aoshi sharpmind escreveu:Bem vou dizer aqui minha opinião sobre a maioria dos ateus teens:

    Apesar de se dizerem tão racionais os argumentos que usam para fundamentar sua descrença são muito fracos.

    Pra mim, só usam isso para justificar o "Não vou a Igreja", "Sou inteligente", até mesmo o "Parecer legal" se aplica as vezes.

    Podem argumentar que não é nada disso que estou falando mas, é o que parece em grande parte dos casos.

    Agora eu preciso de um motivo extremamente forte pra não acreditar em algo?
    Deus existir é uma idéia, cabe a pessoa decidir se 'compra' essa idéia ou não, o ateu simplesmente decidiu não comprar essa idéia, ele acha que não é exatamente isso, desconfia desse pensamento.

    Onde já se viu precisar de embasamento para desconfiar de algo? Não é como se as provas de que Deus existe fossem indiscutiveis, pelo contrário, e é isso que gera a desconfiança sobre a veracidade dessa idéia.

    Se o motivo de eu não acreditar é um motivo 'fraco', então te garanto que o motivo que me levou a acreditar no passado já era mais fraco ainda.

    Enfim, seria interessante se você participar da discussão, a pergunta do topico não é apenas para os ateus.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 1:05 am

    Olha só minha família não era religiosa, pelo menos não meus pais.Então já comecei bem digamos assim.
    Mas aí entrei pra escola que era católica e me ensinaram as paradas(nada forçado, mas explicaram como rezava, história de jesus e tal) e tal, mas eu achei chato e nunca levei a sério.
    Depois lá pra uns 12-13 anos comecei a entender mais de história e vi que as religiões sempre haviam sido criadas com interesses, o que obviamente não é uma prova que Deus não exista, mas já é um grande desestimulo a seguir uma religião.
    Aí depois, fui vendo em livros e pela internet sobre o ateísmo, sobre a ciência, como tudo podia ser explicado(ou irá ser explicado) racionalmente e perdi qualquer fé que eu tinha.
    Mas na verdade, na verdade, eu nem ligo muito pra esse assunto.Se um dia DEUS aparecer na minha frente e falar pra eu me converter beleza.Seria legal saber que existe um lugar pra ir depois de morrer e tal.
    Mas ficar seguindo isso cegamente na esperança de estar certo eu já não acho legal.Acredito que não se precise de argumentos fortes para ser ateu, e sim para ser religioso. Afinal ateu é não ser nada, é não tomar posição.E é o mais prudente do que perder tempo numa opção que não se sabe ao certo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 1:10 am

    Xico escreveu:
    Aoshi sharpmind escreveu:Bem vou dizer aqui minha opinião sobre a maioria dos ateus teens:

    Apesar de se dizerem tão racionais os argumentos que usam para fundamentar sua descrença são muito fracos.

    Pra mim, só usam isso para justificar o "Não vou a Igreja", "Sou inteligente", até mesmo o "Parecer legal" se aplica as vezes.

    Podem argumentar que não é nada disso que estou falando mas, é o que parece em grande parte dos casos.

    Agora eu preciso de um motivo extremamente forte pra não acreditar em algo?
    Deus existir é uma idéia, cabe a pessoa decidir se 'compra' essa idéia ou não, o ateu simplesmente decidiu não comprar essa idéia, ele acha que não é exatamente isso, desconfia desse pensamento.

    Onde já se viu precisar de embasamento para desconfiar de algo? Não é como se as provas de que Deus existe fossem indiscutiveis, pelo contrário, e é isso que gera a desconfiança sobre a veracidade dessa idéia.

    Se o motivo de eu não acreditar é um motivo 'fraco', então te garanto que o motivo que me levou a acreditar no passado já era mais fraco ainda.

    Enfim, seria interessante se você participar da discussão, a pergunta do topico não é apenas para os ateus.


    Exato.

    Posso não ter deixado claro mas, pra ser ateu você não precisa justificar!

    Mas, todos os ateus que postaram até agora fizeram questão de dizer

    "Não porque a Arca de Noé..."

    "Não porque a Bíblia é um livro maluco..."

    Quando na verdade a resposta é:

    A maneira que levo a vida me trouxe ao ateísmo.

    Como o próprio Tezca exemplificou bem.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 9:48 am

    o locke me fez virar ateu


















































































    brinks, eu nunca acreditei de fato em deus, sempre tive duvidas, mas achava que eu era o unico ateu, ai eu vi uma briga de religiao na internet e pensei 'existem outros como eu', ai virei ateu oficialmente
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 1:44 pm

    Tezcatlipoca e Xico estão certissimos...

    [quote="wingsilver"]@sobre modinha, a maioria dos teens ateus é isso mesmo. Grande parte nao entende nada sobre nada. E usa wikipedia e google com base de argumento.
    Aposto meu carro que se eu pegar 10 deles na vida real para falar sobre Voltaire, Hobbes, teoria original, Religioes e seus fundamentos, ateismo e seus conceitos. Eles ficaram travados. Pois lhes faltara o google pra passar que de "eu ja sabia"[quote]

    nunca vi tanta falácia, todo mundo aqui sabe os conceitos do ateismo, e religões todas dizem a mesma coisa em um ponto: deus existe.
    o que já é o bastante pra mim criticar, pois pra mim ele não existe.
    sobre hobbbes, voltarie não tem nenhuma base de pensamento que seria fundamental sobre a criação de um conceito sobre religiões, apezar de que são uma grande ajuda, mas como eu disse, não necessário.
    e sim eu li sobre eles.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 1:59 pm

    Askarar escreveu:desacreditei em deus por 4 motivos
    -falta de provas
    -falta de fazer algum sentido o mundo como ele é, ser criado por deus
    -existem 6.10²³ religiões, porque o cristianismo vai ta certo? sendo que é uma que tem muita ideia louca sem explicação
    -a bilbia também pode ser interpretada como um livro de historia/estoria metafórico.


    Também existem 6.10²³ átomos em um MOL Razz

    Fui criado dentro da tradição judaico-cristã, mas nunca consegui experimentar a religião (fenomenologicamente falando). Antes de me tornar agnóstico, tentei frequentar Igrejas Evangélicas e Centros Espíritas, pois não fazia sentido aquele meu sentimento, já que meus dois pais tinham crenças religiosas. Conheci então a filosofia, a teologia e a ciência. Depois de estudar muito os pensamentos alinhados à esses ramos do conhecimento, cheguei à conclusão de que a ideia de Deus proposta pelo cristianismo (pelo menos a ideia fundamentalista de Deus) e seus rituais seriam impossíveis do ponto de vista racional (antes que falem que a religião é baseada puramente na fé, eu só digo uma coisa: teologia é a racionalização da fé). Finalmente consegui perceber que a ideia de Deus tal qual ela é propagada hoje em dia era incompatível com minha personalidade altamente questionadora e cética. Dessa maneira, entendi que o agnosticismo era uma visão de mundo que compreendia meus valores, uma vez que não duvido da existência de um ser superior, mas não creio que as coisas sejam como imaginamos.

    Não me considero deísta como o Wingsilver porque também acho possível que não haja nenhum ser superior.

    Quanto as colocações do Wingsilver, do Aoshi e do Tezca, só elogios. Fico feliz que em um ambiente repleto de achismos, modinhas e polêmica, há pessoas ponderadas e esclarecidas que dão suas opiniões. É assim que se constroi um debate, e não fazendo comentários engraçadinhos ou agindo de maneira prepotente. Acho absurdo negarem a ideia de Deus categoricamente, esse debate existe há séculos, e gente muito mais gabaritada que nós discute isso e não chegou a um consenso, como podem sequer considerar, então, que algum dos dois lados pode de fato se provar certo?


    Última edição por Sieg em 2009-09-20, 2:17 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 2:15 pm

    definiçao de ateismo é diversificada.

    Dizer: eu não acredito em deus

    È algo relativamente simples, porem torna-se moda quando todo mundo é ateu e voce acaba assumindo isso como verdade apenas por que ve todo mundo falando que é

    È necessário forma pensamento critico para dizer os fatos.

    Como por exemplo:
    Eu sou punk!

    Tornei-me punk pq gosto de anarquia e é maneiro o som alem da sociedade ser escrota.
    Isso é ser punk?

    Para você ser realmente punk tem que entender os ideais, saber por que foi criado.

    Se não você vai ser só mais um fan de sex pistol que quando nos chegar dos 40 anos de idade não vai lembrar por que diabos sid vicius foi um assasino da musica.

    A grande maioria é como os satanistas passados, vê varias pessoas falando sobre ateísmo, acha legal e incorpora.

    Pra mim isso é moda. Tão moda que a maioria dos ateus que vejo acaba por estar enquadrado no antiteista do que no ateu.

    Hobbes só ajuda ? HOBBES SO AJUDA?!

    Voce não leu Hobbes... Hobbes criou o conceito que a religião não é nada perante o estado. Hobbes era um adorador do monarquismo absolutista ao ponto de dizer que religião não é nada.
    Por o homem como ser animalesco por essência e ser mal feito pica pau!

    Ele foi um grande nome para os ateus.

    Voltaire foi o defensor direto da crença no divino e acabou totalmente com as idéias de hobbes Baseado em Locke, não locke chere cole, mas John Locke um jurista formidável que fez tanto a religião como o ateísmo serem duas partes iguais perante a intolerância do homem, dois lados irracionais no final das contas.
    Eles não são de grande ajuda, eles influenciaram diretamente na concepção de religião e ateísmo.
    Foram os pais do Deismo juntamente com Edward Herbert. E caracterizaram o que hoje você diz ser ateísmo!

    As obras mais conceituadas dos mesmo pode não ter sido de âmbito teológico mais com certeza eles estão ligados ao valor filosófico.

    Em fim. Dizer que é ateu só por que viu um monte dizendo ser e saber somente que ateísmo é não acreditar em deus é algo que a meu ver, é moda.
    Ter duvidas e so ver pessoas debatendo sobre o assunto e aderir o mesmo sem procurar se informa a meu ver é pensar com a cabeça dos outros.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 3:50 pm

    Aoshi sharpmind escreveu:
    Xico escreveu:
    Aoshi sharpmind escreveu:Bem vou dizer aqui minha opinião sobre a maioria dos ateus teens:

    Apesar de se dizerem tão racionais os argumentos que usam para fundamentar sua descrença são muito fracos.

    Pra mim, só usam isso para justificar o "Não vou a Igreja", "Sou inteligente", até mesmo o "Parecer legal" se aplica as vezes.

    Podem argumentar que não é nada disso que estou falando mas, é o que parece em grande parte dos casos.

    Agora eu preciso de um motivo extremamente forte pra não acreditar em algo?
    Deus existir é uma idéia, cabe a pessoa decidir se 'compra' essa idéia ou não, o ateu simplesmente decidiu não comprar essa idéia, ele acha que não é exatamente isso, desconfia desse pensamento.

    Onde já se viu precisar de embasamento para desconfiar de algo? Não é como se as provas de que Deus existe fossem indiscutiveis, pelo contrário, e é isso que gera a desconfiança sobre a veracidade dessa idéia.

    Se o motivo de eu não acreditar é um motivo 'fraco', então te garanto que o motivo que me levou a acreditar no passado já era mais fraco ainda.

    Enfim, seria interessante se você participar da discussão, a pergunta do topico não é apenas para os ateus.


    Exato.

    Posso não ter deixado claro mas, pra ser ateu você não precisa justificar!

    Mas, todos os ateus que postaram até agora fizeram questão de dizer

    "Não porque a Arca de Noé..."

    "Não porque a Bíblia é um livro maluco..."

    Quando na verdade a resposta é:

    A maneira que levo a vida me trouxe ao ateísmo.

    Como o próprio Tezca exemplificou bem.

    Qualquer ateísta começou a duvidar em algum ponto. Dawkins foi quando descobriu que existiam outras religiões, por exemplo. Sempre tem um ponto inicial, o meu foi esse.

    Em relação aos comentários de Wingsilver, acho um absurdo uma pessoa ter de ler Hobbes e Voltaire pra dizer que não acredita em Deus. Ou todo mundo que diz que acredita já leu a Bíblia, por exemplo?

    Eu não preciso ler nenhum livro pra dizer que não acredito em determinada coisa, sendo uma questão puramente lógica. O fato de eu falar pra "me achar" não faz sentido, já que sou o único ateu da minha sala e muito possivelmente do meu colégio (colégio pequeno em cidade pequena).

    Edit: pensei em algo agora, que NÃO é meu caso, mas imaginem um garoto de 12 anos que não tem fé alguma, que não crê em Deus. Agora ele deve dizer que é católico porque não leu Hobbes? Absurdo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 4:02 pm

    Cara existe o:

    "Não sei no que acredito"

    É melhor do que dizer:

    "Ah eu acredito"/"Ah eu não acredito"

    Sem ter conhecimento que você julgar necessário.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 4:19 pm

    wingsilver escreveu:definiçao de ateismo é diversificada.

    Dizer: eu não acredito em deus

    È algo relativamente simples, porem torna-se moda quando todo mundo é ateu e voce acaba assumindo isso como verdade apenas por que ve todo mundo falando que é

    È necessário forma pensamento critico para dizer os fatos.

    Como por exemplo:
    Eu sou punk!

    Tornei-me punk pq gosto de anarquia e é maneiro o som alem da sociedade ser escrota.
    Isso é ser punk?

    Para você ser realmente punk tem que entender os ideais, saber por que foi criado.

    Se não você vai ser só mais um fan de sex pistol que quando nos chegar dos 40 anos de idade não vai lembrar por que diabos sid vicius foi um assasino da musica.

    A grande maioria é como os satanistas passados, vê varias pessoas falando sobre ateísmo, acha legal e incorpora.

    Pra mim isso é moda. Tão moda que a maioria dos ateus que vejo acaba por estar enquadrado no antiteista do que no ateu.

    Hobbes só ajuda ? HOBBES SO AJUDA?!

    Voce não leu Hobbes... Hobbes criou o conceito que a religião não é nada perante o estado. Hobbes era um adorador do monarquismo absolutista ao ponto de dizer que religião não é nada.
    Por o homem como ser animalesco por essência e ser mal feito pica pau!

    Ele foi um grande nome para os ateus.

    Voltaire foi o defensor direto da crença no divino e acabou totalmente com as idéias de hobbes Baseado em Locke, não locke chere cole, mas John Locke um jurista formidável que fez tanto a religião como o ateísmo serem duas partes iguais perante a intolerância do homem, dois lados irracionais no final das contas.
    Eles não são de grande ajuda, eles influenciaram diretamente na concepção de religião e ateísmo.
    Foram os pais do Deismo juntamente com Edward Herbert. E caracterizaram o que hoje você diz ser ateísmo!

    As obras mais conceituadas dos mesmo pode não ter sido de âmbito teológico mais com certeza eles estão ligados ao valor filosófico.

    Em fim. Dizer que é ateu só por que viu um monte dizendo ser e saber somente que ateísmo é não acreditar em deus é algo que a meu ver, é moda.
    Ter duvidas e so ver pessoas debatendo sobre o assunto e aderir o mesmo sem procurar se informa a meu ver é pensar com a cabeça dos outros.
    o que eu quero dizer é que não foi o hobbes nem o resto que ta com o nome no seu caderno de filosofia que inventou o ateismo...
    portanto sim eles só ajudam.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 5:47 pm

    Aoshi sharpmind escreveu:Cara existe o:

    "Não sei no que acredito"

    É melhor do que dizer:

    "Ah eu acredito"/"Ah eu não acredito"

    Sem ter conhecimento que você julgar necessário.

    Mas ai você esta implicando que ele tomou uma posição de crença, não é que eu não sei no que acredito, eu não sei a verdade, mas não acho que isso (Deus) seja verdadeiro.

    Claro que o ideal seria ter todo o conhecimento possivel para tomar uma decisão mais racional, mas não acho certo condenar um católico, ateu, judeu, etc por não ter visto as outras opções.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 6:20 pm

    Sou ateu e nasci assim.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 6:26 pm

    Xico escreveu:
    Aoshi sharpmind escreveu:Cara existe o:

    "Não sei no que acredito"

    É melhor do que dizer:

    "Ah eu acredito"/"Ah eu não acredito"

    Sem ter conhecimento que você julgar necessário.

    Mas ai você esta implicando que ele tomou uma posição de crença, não é que eu não sei no que acredito, eu não sei a verdade, mas não acho que isso (Deus) seja verdadeiro.

    Claro que o ideal seria ter todo o conhecimento possivel para tomar uma decisão mais racional, mas não acho certo condenar um católico, ateu, judeu, etc por não ter visto as outras opções.

    Até porque as outras opções são milhares lol.

    Se eu não acho que deus exista, eu posso saber o conceito de deista, panteista, agnosticista e o escambau, que eu vou continuar achando que deus não existe. Não é preciso ler inúmeros filósofos pra ter minha própria crença, baseando-me em coisas simples. Não sou espirita, mas o espiritismo PODE estar certo? Sim, mas não creio que está, assim como para as outras religiões, inclusive a católica. Dificilmente eu vou achar algo que eu ache mais provável do que o ateísmo.

    E só faz sentido você chamar um ateu teen de modinha se ele deixar de ser ateu depois.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 6:35 pm

    Sou ateu, do que chamam "fraco" ou "negativo". Ou seja, até onde me importa não existe um deus nem ele é necessário.

    Sou assim devido a vários fatores. Já tinha algumas idéias meio ateístas (sempre fui teísta mesmo, nunca tive uma religião formada). Então, depois de extensivas pesquisas, notei que o ateísmo era pra mim.

    E sim, o Locke teve uma mão nisso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 6:38 pm

    Infernalista escreveu:Sou ateu e nasci assim.

    Não, você não nasceu assim, porque DEUS que te colocou no mundo, e ele te colocou cristão.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































    Awesome-big
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 6:51 pm

    Calma, garotada, vamos explicar melhor:
    Ser ateu não se remete simplesmente a não acreditar em nada. Ele não é resumido somente a isso.
    Voce não tem que ler, Augusto Contes para se declarar amante da ciência.
    Porem para voce se declarar positivista voce tem que ter lido Augusto contes. Saber por que eles formou esse pensamento.

    Dizer eu sou positivista por que alguém disse que ser positivista é achar que a ciência vale mais que qualquer outra prova. È o cumulo!
    Positivismo é uma ideologia, não é um conhecimento de seu âmago. Não se remete só a você.

    Dizer que é ateu, é assumir uma ideologia. Assumir uma verdade. Não é dizer eu sou gay ou eu sou hetero. Existe e exitiu toda uma base para chegar naquele pensamento. Voce não tem que ter lido Friedrich Nietzsche,(que alias não é tão ateu assim, nas religiões atuais) mas tem que saber o por que que chegaram naquele pensamento.
    Ter phd não é necessário mais saber da onde surgiu, sim.


    Todos tem que ter essa fome de conhecimento para ideologias. Digamos hipoteticamente que voce more na Alemanha e seja extremamente patriota. E surge uma tal de Gestapo fazendo o seguinte discurso:

    Mantemos a paz e a ordem na alemanha. Queremos o Bem para todas as pessoas deste maravilhoso e glorioso País. Em nome de todos os alemães nos prometemos servir e cumprir ordens
    Nossos valores e virtudes são a coragem e a honra [2]

    Você vai dizer. Eu sou honrado e tenho coragem, quero o melhor para a alemanha. Eu sou um integrante da Gestapo! Irei me filiar!

    Você terá abraçado o nazismo e o fascismo. Terá assumido que foi o melhor para a Alemanha a queima de judeus ou o massacre na Rússia. Que o Furhe, Hitler é uma pessoa maravilhosa!

    Ideologia senhores, não se descobre ser, se desenvolve.



    Aoshi sharpmind escreveu:Cara existe o:

    "Não sei no que acredito"

    É melhor do que dizer:

    "Ah eu acredito"/"Ah eu não acredito"

    Sem ter conhecimento que você julgar necessário.

    Exato. Entrar em um debate defendendo um lado e questionando o outro faz voce assumir ter alto conhecimento do seu lado e conhecimento rozavel do outro.

    Assumir que é ateu/deista/protestante/catolico/macumbeiro ou sei la por que se identificou com oque um cara acima falou é a mesma coisa que os religiosos da idade media faziam.

    Outra coisa, existem muitas pessoas que assumem ter nascido de um jeito. Essa afirmação já foi contestada.
    Ao nascer voce não tem raciocínio para assumir nada.
    Se todos nascem ateus haveria de ser que pelo menos 5 lugares civilizações antigas do mundo teriam que ser ateísta.
    Como todas as civilizações do mundo surgem já adorando uma(s) entidade(s) mostra que o teismo já esta implicito no ser e não é apenas uma base cultural. Voce não nasce ateu.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 7:19 pm

    Olha, acho que você esta confundindo as bolas.

    Para um ateu NEGATIVO, ser ateu se remete simplesmente a não acreditar em Deus sim. A maior parte dos ateus podem ter aspectos em comum, mas não é regra. Tem ateu que não acredita na ciência, tem ateu que é budista, tem ateu que é crente (ateísmo forte), tem ateu de direita, tem ateu de esquerda, etc. O que você esta falando é o mesmo que falar que você precisa de conhecimento para decidir se prefere chocolate ao invés de sorvete, você até pode análisar e chegar em uma conclusão racional, mas não é regra.

    Quanto a afirmação de que todos nascem ateus, é exatamente sob essa visão, quando você nasce nem falar você sabe, quanto mais acreditar em Deus. Se o sujeito vai naturalmente acreditar nisso ou se a sociedade vai ensinar ele a acreditar em Deus, então isso já são outros 500.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 7:45 pm

    Xico escreveu:Olha, acho que você esta confundindo as bolas.

    Para um ateu NEGATIVO, ser ateu se remete simplesmente a não acreditar em Deus sim. A maior parte dos ateus podem ter aspectos em comum, mas não é regra. Tem ateu que não acredita na ciência, tem ateu que é budista, tem ateu que é crente (ateísmo forte), tem ateu de direita, tem ateu de esquerda, etc. O que você esta falando é o mesmo que falar que você precisa de conhecimento para decidir se prefere chocolate ao invés de sorvete, você até pode análisar e chegar em uma conclusão racional, mas não é regra.

    Quanto a afirmação de que todos nascem ateus, é exatamente sob essa visão, quando você nasce nem falar você sabe, quanto mais acreditar em Deus. Se o sujeito vai naturalmente acreditar nisso ou se a sociedade vai ensinar ele a acreditar em Deus, então isso já são outros 500.

    Continuo a pensar que assumir uma posiçao religiosa nao é a mesma coisa do que dizer se gosta de chocolate ou sorvete. Ideologia e forma de pensamento nao remete a ser irracional de gosto;
    Pra mim é isso.

    o termo Ateu negativo surgiu neste seculo e remete a nao crer em deus por falta de provas. Logo voce assume que nao tem provas o suficiente para provar que deus existe. Voce assume que conhece a maioria das provas que deus existe e as contesta.
    Nao? se nao seria mais facil dizer que é agnostico...Ate onde as provas te levam vc é ateu mas nao conhece provas o suficiente para afirma.

    Até onde li sobre ateismo é isso. Quando voce entra em um forum, as pessoas alem de assumir um fato "sou ateu" fazem ridicularizaçao e poe fatos de um lado. Ora bolas.
    Se elas nao conhecem tanto sobre o fato, nao acho que devem adentrar tao diretamente em um debate.

    falar " Acho que nao acredito em nada, tenho tendencia a ser ateu" é mais , muito mais aceitavel.

    Nao é bem assim que a banda toca. Ateu nao é um cabelo ou um olho diferente. Para começar budista ateu fica complicado pois ele tera que seguir somente a filosofia do budismo e tirar toda a metafisca. Até hoje me pergunto como o cogumelo alucinado consegue juntar os dois sem nenhum conflito. Alias um dia ele bem que podia fazer um topic sobre.


    bem vamos terminar deste jeito. Pra mim, expressamente pra mim, quando uma pessoa nao tem conhecimento suficiente sobre algo e conhece por base algo, a mesma nao pode se dizer dentro da ideologia.
    Ok? se ela faz isso pensou com a cabeça de outros, e isso faz ser moda. Pois um dia ela acabara por conhecer outra descriçao legal sobre outro algo.


    quando a afirmaçao do raciocinio... Ok uma pedra tambem é ateista...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Convidado 2009-09-20, 8:06 pm

    Ai que esta o problema, você esta vendo ateísmo como uma ideologia, a unica 'regra' do ateísmo é não acreditar na idéia de que existe Deus.

    O sujeito que não acredita por falta de provas é um tipo de ateu, mas em teoria um ateu pode não acreditar em Deus pelos mais diversos motivos.

    Ao que parece essa discussão é semantica (significado do que é ateu), vale mais consultar um dicionário do que continuar isso lol.

    Conteúdo patrocinado


    Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]? Empty Re: Como você virou [Insira sua posição religiosa aqui]?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-02, 4:53 pm