Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


3 participantes

    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:47 am

    Estava esperando as revoluções da OdD darem um tempo para postar isso aqui. Não que elas acabem, sempre tem alguém reclamando, mas acho que esse é um bom momento. Lembrando que o que escrevo é minha visão e opinião sobre os fatos, outras pessoas podem ter visões diferentes. Não vou citar nomes nem tópicos específicos, primeiro que não lembro da maioria e segundo porque não quero tornar algo pessoal. Vamos la:


    Formação e ideologia da Ordem da Desordem

    A princípio, a OdD foi criada por um grupo de usuários vindos de um Off-Topic de um forum fã-site dedicado a um mmorpg que estava insatisfeito com a quantidade de regras impostas e julgadas de maneira aleatória por uma equipe de moderadores do dito forum. Esse grupinho percebeu que apesar das regras rígidas tornarem o forum mais organizado, também tirava a graça que um pouco de liberdade proporciona. Com isso em mente, a idéia seria criar um forum desvinculado de assunto específico onde as regras fossem mais frouxas e a avaliação delas fosse feita na base do bom-senso da equipe moderadora.

    Confesso que fiquei um pouco desconfiado disso tudo. Acreditava (e ainda acredito) que muita liberdade gera caos, que nem todo mundo está em condições de dizer nem o que é melhor para si mesmo, quanto mais para a sociedade em que vive ou faz parte. Mas dei o braço a torcer porque afinal de contas isso é internet, o lugar que o caos tem a possibilidade de existir e ficar pelo menos um pouco contido.

    Primeiras regras

    Logo no primeiro dia que eu entrei, começou-se a estabelecer regras de condutas. A idéia era pegar o modelo básico do outro forum, mas extrair pontos que desagradavam e não tinham explicação lógica para o pessoal daqui, como a foto-resposta, por exemplo. A idéia era que essas regras seriam apenas uma orientação, não uma imposição. Casos de abuso seriam percebidos e tratados com o bom senso. A princípio não haveria alertas burocráticos e a intenção era que ninguém fosse banido. Contaríamos com o bom senso dos usuários também, afinal, na ingenuidade, achava-mos que os usuários que aqui postassem só iriam querer um forum divertido e nada mais.

    Problemas com o bom-senso

    O conceito de bom senso é algo tortuoso. Diz-se que é a capacidade do indivíduo de avaliar regras e costumes de uma determinada sociedade e agir em função da organização da mesma. Mas descobrimos logo no primeiro momento que o bom senso não é um senso comum. Cada um da equipe tinha seus próprios valores e limites definidos. Eu, pessoalmente, verifiquei que esse era um dos problemas que muitos viam no antigo forum, uma falta de critério justificada por valores individuais das pessoas responsáveis por julgar atos. Percebi logo que teríamos problemas no futuro, quando os ideais de uma pessoa ou um grupo começassem a se afastar do ideal de outros.

    Os primeiros abusos de liberdade

    Não demorou, isso é uma coisa que tenho que dizer. O primeiro que me vem em mente foi a mania da animação “Que tópico”. Era uma gif (ou script, me corrijam se eu estiver errado) que pesava muito a página do navegador e que era usada repetidas vezes por quase todo mundo. Chegava ao limite de travar meu Firefox pela quantidade de spam em uma página de um tópico. Os comentários relevantes se perdiam no meio do lixo. Percebeu-se que a liberdade trazia problemas e o primeiro deles foi como controlar manias. Hoje penso que a abordagem não foi a melhor, mas na época a única solução foi proibir e ameaçar. O encanto foi quebrado, porque vimos que as pessoas perdiam o controle e era necessário estabelecer de novo esse controle. Talvez a proibição não seja o melhor caminho em todos os casos, mas na época foi o único que conhecíamos.

    Revoluções

    Não tardaram as reclamações. É óbvio que o grupo que tinha vindo pela “liberdade” ficou puto. Acho até que alguém criou um tópico de zuação dizendo que “a OdD não é mais a mesma” ou algo assim, isso com 1 mês de forum. Mas quem reclamava eram os que perdiam o controle a ajudavam na zuada, o que era algo a se pensar.

    Contra-revoluções

    Outro caso interessante foi o das pirâmides. Vocês devem ter percebido que o quote do forumeiros é adicional, quando você cita uma mensagem que cita outra, as duas são citadas em um quote escalado. Isso virou festa rapidamente, análogo ao que aconteceu com o “Que tópico”. Mas ao contrário do primeiro, esse encheu o saco dos próprios usuários rapidamente, a ponto de pedirem para proibir. É contraditória, mas o mesmo pessoal da liberdade, se sentiu afetado pelo excesso de liberdade de alguns. A pirâmide nunca foi proibida de fato (ou não), mas sempre rolou um controle quanto a isso.


    E hoje...

    Percebi que toda essa dinâmica política de um forum na internet é basicamente um simulacro do que acontece na real. O forum virou um cabo de guerra esquisito. Vez ou outra um usuário reclama da falta de liberdade, de um ban injusto, de excesso de flood e etc. Mas o mesmo usuário está na outra ponta da corda exigindo punição para quem o xingou ou para quem avacalha. Temos bons usuários pedido liberdade e malz usuários pedindo ban e vice-versa. Eu mesmo já fiquei perdido tentando analisar o que realmente é o melhor.

    Mas na dúvida, sempre continuo com a convicção incial. Esse forum é um forum para amigos virtuais, para a diversão, seja ela floodar no palácio ou discutir física quântica no Templo. Quando você fala algo para um amigo, você não liga se ele é doutor em medicina ou maconheiro, você vai querer ler o que ele tem a dizer. É claro que temos que respeitar algumas regras pela organização e pela própria existencia do forum, mas não acho que seja pretensão de alguem aqui criar um ambiente completamente artificial e Serious Business.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:57 am

    O modelo de fórum que foi inicialmente previsto é uma utopia. Porque sempre vai ter alguém que vai abusar da liberdade dada, sempre vai ter alguém querendo tirar sarro de tudo e todos, e sempre vai ter alguém querendo ver o circo pegar fogo, fazendo a carinha que tá no meu avatar.


    O problema são alguns usuários que não entendem que a bagunça estraga a diversão de todos nós, e o problema somos nós admins que às vezes somos rígidos demais. Eu já cansei de exagerar no ban porque eu vi algo que não concordo e fiquei puto.


    Se nós quisermos melhorar, isso TUDO vai ter que mudar. Fórum, plataforma, conduta e moderação. Isso já tá acontecendo, mas um dia TODOS vão ter que sentar e lavar a roupa suja. Vai todo mundo chegar num acordo, com o que pode e o que não pode, e todos seguirão esse acordo a risca.

    A moderação vai moderar os usuários e os usuários moderarão a moderação.


    Eu gosto desse fórum pra cacete. Não to a fim de vê-lo em ruínas porque um ou outro resolveram avacalhar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 11:15 am

    o fato é que é muito mais facil julgar o erro de outro usuario do que julgar os proprios.
    eu mesmo ja entrei aqui certas vezes com uma vontade imensa de postar,
    tanta vontade que nem lia direito os posts. isso realmente é uma coisa que me deixa triste, saber que muitos tem o habito de nao let os posts dos outros. Duvido que alguem numa conversa com amigo faça isso, falar e falar e nao ouvir o que o cara tema dizer.
    de qualquer forma a ODD é como um formigueiro, voce pode chutar ou pisar, se vc deixar um tempinho ele se reconstroi, porem se vc for tentar ajudar sempre vai foder mais.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 11:24 am

    Bom tópico Bobbb. Esse negócio da liberdade é complicado. Se tirar demais fica ruim, mas com muita, sempre tem gente que estraga. Era uma bosta entrar no Palácio depois de 1 dia fora e ver 17 novos tópicos, todos ruins e sem graça, do tipo "fui tomar banho, flw". Acho que o ideal mesmo seria se tivesse um sistema de reputação e quando a pessoa ficasse negativa, não pudesse fazer tópicos no Palácio. O problema é que isso não daria certo, sempre teria nego pra avacalhar (Poncheis e taus) e acabariam estragando todo o conceito da ideia.

    Vou ali trocar água, depois posto mais se pensar em mais coisa.
    Jack Bauer
    Jack Bauer
    Admin OdD
    Admin OdD


    Mensagens : 1424
    Data de inscrição : 23/08/2009

    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Jack Bauer 2011-01-12, 11:44 am

    Na minha opinião, do jeito que está, tá bom.

    Reclamar de qualquer por enquanto é babaquice. Vocês não exageram, só dão ban quando alguém faz merda, e o ban era de só 1 dia, não tem do que reclamar.

    Realmente há um tempo atrás, como o Birger falou, só zilhões de tópicos retardados, e isso melhorou com a marcação da moderação. Mas é simples evitá-los, somos poucos users, sabemos quem só fazia tópicos idiotas, daí é só boicotar, não entrar. E se entrar e ver a merda que é, não postar. Confesso que o primeiro requisito pra eu entrar num tópico do Palácio é o criador do tópico. E raramente, o título.

    Quanto ao Templo e às seções derivadas, realmente o flood deve ser contido, mas acho que sem exageros, está ficando igual ao OFF do Você-Sabe-Qual-Site.

    Eu não concordo muito com essa ideia de bom senso, simplesmente por ver que as pessoas não têm bom senso. Mas se esta é nossa base para julgamentos, a equipe tem que tê-lo nas seções onde ganhamos Poder de Luta. Na Casa do Desabafo, por exemplo, que tem sido alvo de recentes reclamações, é só dar uma olhada e ver qual tópico a pessoa tá mal e qual é só um desabafinho (tipo o do assalto da Nana, quando ela escreveu, já tinha passado o trauma). No primeiro caso floods não devem ser tolerados sob nenhuma hipótese, no segundo, já se deve poder abrir uma brecha, mas mais uma vez, sem permitir exageros.


    Basicamente, a minha única crítica é essa, ter cuidado para o Templo não virar o OFF do VSQS. Se alguém tiver uma tirada REALMENTE BOA pra postar numa seção séria, não vejo problema nenhum, agora, postar qualquer merda, ou um emoticon, aí tem que banir mesmo, senão vira bagunça.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 12:10 pm

    O problema não é fazer palhaçada, se o cara vier com uma idéia original, própria dele, beleza. O que não rola é ficar botando "memes" em todos os tópicos achando que tá abalando.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 1:02 pm

    Acho que esse tópico prova exatamente o que eu disse quanto ao problema do forum ser exatamente o modo como ele foi criado.

    A pergunta é: E agora?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 1:31 pm

    Tipo assim ,querer um forum totalmente ligado ao bom senso, seguindo apenas o esqueleto básico do “regras de boa convivência no forum”.
    Teria que ter pessoas bem selecionadas, muito sereius bussines e tal. Apesar que pessoas como bob ou flame de vez em quando fazem piadas, a graça ia se perder e ia ficar meio tedioso no final das contas.

    Por mim, o forum está bom. So mudar algumas coisas básicas voltadas para o perfil usuário, pois a tática de aviso dos moderas já esta melhorando.
    Eles dá para se ver que querem melhorar.
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Flame Alchemist 2011-01-12, 1:38 pm

    Eu acho que, a partir do momento em que o fórum em si (membros + staff) perde a Humildade, é aí que começa a ruína.
    Caramba, quantas vezes discutimos nossas próprias ações entre nós?
    Não tem nada de errado em admitir um erro, em rever seus atos. O que o fórum está precisando mais é de humildade da parte de alguns membros, do tipo 'eu estava errado', ou não apontar para o outro sendo que você também está sujo.

    Ninguém vai deixar de ser macho ao admitir que estava errado, muito pelo contrário, você quebra o seu maldito orgulho e se torna mais homem, acho que pessoas orgulhosas são apenas seres humanos COVARDES que evitam de assumir um erro, mesmo que seja pequeno.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:05 pm

    Flame Alchemist escreveu:Eu acho que, a partir do momento em que o fórum em si (membros + staff) perde a Humildade, é aí que começa a ruína.
    Caramba, quantas vezes discutimos nossas próprias ações entre nós?
    Não tem nada de errado em admitir um erro, em rever seus atos. O que o fórum está precisando mais é de humildade da parte de alguns membros, do tipo 'eu estava errado', ou não apontar para o outro sendo que você também está sujo.

    Ninguém vai deixar de ser macho ao admitir que estava errado, muito pelo contrário, você quebra o seu maldito orgulho e se torna mais homem, acho que pessoas orgulhosas são apenas seres humanos COVARDES que evitam de assumir um erro, mesmo que seja pequeno.

    Sandalhas da Humildade, falo mermo!

    O problema da equipe é simples. Hierarquia. Um passa por cima da decisão do outro e ninguem ta nem ai. Baniram o Aspargo, ai desbanem, ai um quer que aumente o ban, o outro quer que desbane, o outro quer permaban, no final acaba vencendo quem insiste mais e foda-se.

    porra, nem no VSQS é assim. Ninguem passa por cima da decisão de ninguem, tirando o Admin/Ander por cima do resto. Ai vocês colocam no topo da hierarquia o Elf, que não ta nem ai pra internerd, entra raramente pra levar as coisas na brincadeira, já que ta mais preocupado com namorada, trabalho, estudo do que com um forum(o que alias, realmente deve ser feito - mas não negligenciar como se foi feito durante toda a construção do forum até hoje) e ai temos toda essa bola de neve.

    Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:24 pm

    Cara, onde esta o problema que até hoje eu não vi?

    Mais concordo com a parte da humildade, foi só o Blaze criar um tópico assim que parou o caos que estava à algumas semanas.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:30 pm

    Falho em identificar os conflitos internos entre a Equipe. Pode ser que aparente, mas de fato, não há qualquer tipo de conflito interno, nem qualquer tipo de discussão que possa ser considerada como fora do saudável.

    Gostei particularmente do comentário do Jack, que retrata uma situação que já cheguei a pensar a respeito.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:36 pm

    Olha, mas pra falar a verdade, os piores problemas são os que se criam para tentar resolver os iniciais.
    Esse tópico, por exemplo, o negócio é deixar rolando.
    Pra mim, se eu fosse admin, só baniria quem tivesse atitudes obviamente destrutivas, quer dizer, postar pr0n, gore, sair xingando todo mundo sem motivo e tal.
    Tirando isso, deixa que a própria população do fórum tome suas medidas, se o cara cria um tópico no desabafo, e nego bota "kkkk paga uma puta", ele simplesmente pula esse post e a vida segue em frente.
    Ninguém é idiota a ponto de seguir conselho posto de tal forma, não precisa de alguém banindo para proteger o criador do tópico. Bem, se for também, problema da pessoa.

    É que nem num fórum que eu vi, que um moleque pediu informações para se suicidar, deram e ele fez. E daí? Ele ia fazer de qualquer modo, a decisão foi dele, e olha que nesse caso envolveu justiça e tal, aqui o máximo que envolve é o cara perder a virgindade com uma profissional, que não é ilegal até onde eu sei.
    Mas que pelo visto, se fosse pelo pensamento de alguns aqui, deveria ser, afinal as pessoas precisam de ajuda em todas as decisões da vida.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:40 pm

    Leirbag escreveu:Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.

    Só estou vendo que a analogia vai terminar com você como o Felipão. Mas Leirbag, fala sério, você também costuma ser um péssimo usuário. Pelo menos na minha opinião. E é por isso que não acho que hierarquia seja o que falta. A OdD só deu certo e não acabou em uma semana (como previu o profeta Elf) por causa do "balanceamento das forças". Se minha opinião contasse mais que a do Blaze, você já estaria banido a MUITOOO tempo, na época dos seus ataques de pelanca. O Blaze que te segurou aqui.

    Talvez o problema seja coordenação, já que não existe nenhum conflito na equipe. Mas sinceramente, isso aqui não passa de uma grande brincadeira. Começar a levar a sério e perder tempo de vida por isso é um grande passo que eu, pessoalmente, não estou afim de tomar.

    Não acho que o forum tenha se formado em cima de pilares "errados". Foram pilares inocentes, como mostrei, e até que não condiziam com o que eu pensava. Mas era melhor esse do que ir para o lado de um VT ou para o lado do forum de origem. Eu creio que conseguimos um meio termo, um equilíbrio. Equilíbrios são difíceis de se manter, as pessoas não costumam ser equilibradas, mas eu pelo menos acho que é uma boa situação.

    Mas esse é um paradigma, uma visão. Se você acha que tem uma melhor, pode tentar fazer o seu trabalho. Eu acho que já falei isso no chat, mas mesmo eu que sou serious business não estou levando a internet tão a sério. Está chegando ao absurdo de achar que um tópico de um forum tem que salvar uma vida.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 2:54 pm

    Leirbag escreveu:
    Flame Alchemist escreveu:Eu acho que, a partir do momento em que o fórum em si (membros + staff) perde a Humildade, é aí que começa a ruína.
    Caramba, quantas vezes discutimos nossas próprias ações entre nós?
    Não tem nada de errado em admitir um erro, em rever seus atos. O que o fórum está precisando mais é de humildade da parte de alguns membros, do tipo 'eu estava errado', ou não apontar para o outro sendo que você também está sujo.

    Ninguém vai deixar de ser macho ao admitir que estava errado, muito pelo contrário, você quebra o seu maldito orgulho e se torna mais homem, acho que pessoas orgulhosas são apenas seres humanos COVARDES que evitam de assumir um erro, mesmo que seja pequeno.

    Sandalhas da Humildade, falo mermo!

    O problema da equipe é simples. Hierarquia. Um passa por cima da decisão do outro e ninguem ta nem ai. Baniram o Aspargo, ai desbanem, ai um quer que aumente o ban, o outro quer que desbane, o outro quer permaban, no final acaba vencendo quem insiste mais e foda-se.

    porra, nem no VSQS é assim. Ninguem passa por cima da decisão de ninguem, tirando o Admin/Ander por cima do resto. Ai vocês colocam no topo da hierarquia o Elf, que não ta nem ai pra internerd, entra raramente pra levar as coisas na brincadeira, já que ta mais preocupado com namorada, trabalho, estudo do que com um forum(o que alias, realmente deve ser feito - mas não negligenciar como se foi feito durante toda a construção do forum até hoje) e ai temos toda essa bola de neve.

    Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.

    E um babaca que se acha mais foda que os outros, valdivia.(Leirbag)


    O forum já esteve pior. No começo eu reclamava do Zerus, mas po, ele deu uma melhorada legal lá, foi ele que abriu caminho para os outros mods moderarem mais no palácio.

    No começo todo mundo queria meio que uma anarquia, mas todos sabem que anarquia não tem como dar certo.

    Eu só acho que quem da o ban que tem o direito de decidir se tem que voltar ou não, no caso dos admins. Ou sei lá, ter uma votação da própria equipe.

    Não sei se o forum melhorou porque o ignorei o poncheis, mas não vejo porque tem tanta gente reclamando, pqp.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-01-12, 3:47 pm

    vou escrever que nem o gula pq to no trampo. desculpe a valeriafreitisse, vou escrever pra kraleo.

    primeiro de tudo, bom topico. +1 ai bob. wing, bom post. +1 tb.


    depois,

    nao, eu nao acreditava que a odd duraria tanto tempo. pra mim cansariam, pra mim eu mesmo cansaria, depois de 3 uns meses.cada dia a mais aqui e uma vitoria rs.

    eu tenho o meu jeito de tentar nao levar nada na internet a serio. alguns gostam, outros nao. eu nunca fui estrelinha na equipe VSQS, por exemplo, por causa disso. pra mim internet e internet e nao importa o que digam aqui, eu fecho o laptop e saio com pessoas de verdade a hora que quero

    dessa forma, eu nao me coloco obrigacoes SERIAS para com o forum "ai ai esse mes meu salario vai pro vbulletin", no maximo "opa esse fds farei reforma nas secoes e algum topico r0x"

    e tambem nao peco que ninguem leve a serio. se alguem aqui sente que perde algo da vida por causa da OdD, e lamenta por isso, por favor se retire do forum.


    a OdD nao e um forum profissional. alias, somos profissionais em nao ser profissionais. a casa do desabafo por exemplo, foi criada pra ter uma atmosfera amigavel, quando vc conta pro seu amigo "putz terminei meu namoro" e um ou outro fala algo legal.

    se vc quiser orientacao profissional, va num catalogo de psicologos cadastrados no governo.


    essa decisao foi tomada faz tempo. lembro que com uns 5 meses de forum eu me perguntei "queremos ser grandes?" e criei topico perguntando. as pessoas disseram que nao. seguimos isso, pro bem ou para o mal. talvez em algum universo paralelo a odd ficou maior que o Você-sabe-qual-ânus e vendemos camisas vermelhas com o rosto do xyvon estilizado como se fosse o che.talvez, mas a staff desse universo esta satisfeita assim (desde que o pessoal atual nao saia, se tivermos sempre menos de 30 on ao mesmo tempo,mudamos de estrategia)


    o modelo do forum e, como o nome sugere, apenas um modelo. mas e um modelo que eu gosto bastante.mas parece que esse modelo foi feito para foruns pequenos.


    eu posto no VT desde 2004. fui banido uma unica vez. o moderador estava deletando mtos topicos de ataque de gore na epoca.eu entrei as 3 da manha e vi os topicos, que foram deletados rapidamente. era final de semana. fiquei pensando no assunto e criei o seguinte topico:
    titulo = "acabei de perceber uma coisa:"
    conteudo = "moderador e um cara que e pago pra ficar num sabado as 3 da manha apertando F5 no vt e deletando fotos de gente morta postadas por adolescentes na internet. eu saio quando quero daqui, ja esse cara ta preso ao forum, juridicamente"



    moderador da uol é (opa achei o acento aqui) funcionário da uol, ou seja, é pago mesmo e é cobrado também.

    o tópico chegou na 3a página, geral acabou percebendo o que eu queria dizer e ficaram rindo. eu fui banido eternamente (pelo menos naquele IP).

    eu gostaria de pedir um tribunal pra isso. queria saber se ofendi mesmo o moderador, pedir desculpas, e ver o que o povo acha.

    óbvio que isso jamais funcionaria no VT, ou em qualquer fórum grande.

    por isso hoje qualquer banido aqui pode pedir um tribunal.não costumam fazer pq porra, pra ser banido aqui, um tribunal dificilmente te salvará.



    ninguém está preso aqui. recomendo estudar e tentar ser útil pra sociedade.

    e é por isso que a OdD não é e não pretende por enquanto ser um fórum sério.


    (perdi o botao de acento)

    bem, sobre as revolucoes e contra-revolucoes OdD. vamos sobrevivendo bem.na verdade, o inicio do forum foi mais tenso pq veio muita gente do VSQS que agia como se puxar meu saco pagasse tanto quanto a mega da virada. quando viram a bagunca aqui, foram embora, nao sem antes reclamar, logico.


    vou ter que trabalhar agora, dps continuo...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 4:05 pm

    O caso do Aspargo eu reverti porque o ban quem deu fui eu. Eu não teria o desbanido se, por exemplo, Flame tivesse dado ban.

    Eu quis provar pra todo mundo porque o Aspargo tinha sido ban até então, mas estou vendo que quebrei a cara. Ele já tá se comportando como deve, e espero mesmo que continue assim.



    Quanto a Leirbag, sem comentários. Quem quiser saber o porque dele ter falado tudo isso da Casa do Desabafo, que mande MP pra ele, sei lá. Não cabe a mim explicar isso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 4:27 pm

    Não concordo com a parte de quem não gosta é melhor sair, axo que temos que fazer do fórum um lugar divertido pra todos. É claro também que não devemos colocar defeito em tudo.
    Flame Alchemist
    Flame Alchemist
    God of Procrastination
    God of Procrastination


    MBTI : ENTP
    Mensagens : 2550
    Data de inscrição : 22/08/2009
    Idade : 34

    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Flame Alchemist 2011-01-12, 4:54 pm

    Uiuiui, vejo coisas mal explicadas, vejo especulações e vejo trasgos.

    Vamos esclarecer algumas coisas:

    Sobre ações da moderação:
    Ninguém aqui passa por cima de ninguém. O aspargo foi desbanido pelo Blaze. Mesmo se eu quisesse muuuuuito desbanir o Aspargo na epoca que ele foi perma, eu não poderia fazer. Por que?
    Porque seria muita filhodaputagem, muita falta de educação. Foi uma decisão DELE, então ELE que tem que decidir se o cara iria ficar ban ou não. É assim entre os Administradores e também moderadores.
    Vamos dizer que o Xyvon faz uma coisa lá que eu não achei legal, ele bane errado um cara, eu conversaria com ele numa boa, porque ele, como os outros moderadores e também administradores, são sim membros de confiança e de conversar.

    E como o Elf e o Bob falou, isso daqui é internet. Não é pra ser desgastante, não é pra ser chato, porque aqui é um lugar de lazer e também um lugar de ajuda.
    Ta ótimo como está, e tende a melhorar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 5:09 pm

    Rikelokaoo escreveu:Não concordo com a parte de quem não gosta é melhor sair, axo que temos que fazer do fórum um lugar divertido pra todos. É claro também que não devemos colocar defeito em tudo.

    Concordo, mas tem gente que coloca defeito em tudo. O fórum é X, querem mudar pra Y quando tem que ser Z. E aí como fica?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 5:41 pm

    Não se pode agradar a Gregos e Troianos.

    O forum está bom, não vejo porque as pessoas ficam sempre procurando motivos - os menores que sejam - para encontrarem defeitos e para depois fazerem uma tempestande num copo d'água.

    A OdD é como qualquer Forum, porém um pouco mais líberal, por opção de todos.
    A nossa diferença é que é um Forum mais "caseiro", no qual todos se conhecem (alguns até na RL), o que torna um clima de maior descontração, perfeitamente normal. O único problema é que tem pessoas que abusam da boa vontade geral, e aqui não citarei nomes, e quase se auto-banem por tanta imbecilidade que fazem.

    É preciso entender que posts assim: "Rairairai yo dawg 2 YO DAWG" não tem graça e só ajuda para sujar os tópicos.


    Quer dizer, manerem, respeitem os locais que devem ser respeitados, façam a bagunça necessária no Palácio, mas com aquele pingo de moderação necessária para se conviver normalmente, e, assim, tudo vai continuar como sempre foi.
    Parem de chorinho por qualquer coisa, por favor. Vão arranjar algo para fazer.

    Abraços!


    - À Moderação.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 5:49 pm

    Rikelokaoo escreveu:Não concordo com a parte de quem não gosta é melhor sair, axo que temos que fazer do fórum um lugar divertido pra todos. É claro também que não devemos colocar defeito em tudo.

    Uma coisa é você não gostar da cor do layout e sugerir outra. Uma completamente diferente é você dizer : "não gosto da filosofia desse forum, vamos começar tudo de novo". Acho que a insatisfação que o Blaze falou foi mais nesse nível.

    A filosofia é essa que o Elf disse aí, dificilmente deixará de ser. O legal é ter usuários que venham por gostar desse tipo de forum, é esse tipo de usuário que a gente quer atrair. Se eu quisesse atrair gente que curte imageboard eu faria um igual aos milhares que existem por aí.



    Sir Wylder escreveu:Não se pode agradar a Gregos e Troianos.

    Essa frase sintetiza um pouco o que tentei passar. É impossível agradar a todos, sempre vai ter um que vai reclamar. E não é justo essa reclamação ser levada tão em conta só porque o reclamante faz mais barulho que o resto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 8:20 pm

    é como meu tio diz
    surra só funciona se for doída.
    dps de um ban que seria pra sempre, um usuario que se desculpa, assume o erro e pede uma segunda chance ele a merece mesmo.
    e isso foi bom pra odd
    melhorou bastante usuários.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 9:07 pm

    Bob Joe escreveu:
    Leirbag escreveu:Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.

    Só estou vendo que a analogia vai terminar com você como o Felipão. Mas Leirbag, fala sério, você também costuma ser um péssimo usuário. Pelo menos na minha opinião. E é por isso que não acho que hierarquia seja o que falta. A OdD só deu certo e não acabou em uma semana (como previu o profeta Elf) por causa do "balanceamento das forças". Se minha opinião contasse mais que a do Blaze, você já estaria banido a MUITOOO tempo, na época dos seus ataques de pelanca. O Blaze que te segurou aqui.



    Eu sou um péssimo usuário porque não aceito quieto tudo o que vocês falam? Me poupe.

    Na ultima semana eu fui no mínimo o melhor usuário daqui. 3 ou 4 tópicos bons, que renderam discussão. Posts bons, só que é assim né, quando a pessoa não concorda, o post é uma merda. Quando a pessoa não concorda com a outra, a pessoa é um péssimo usuário. lucoloso, Poncheis e Aspargo são ótimos usuários pra você então, né?

    Você pensa que eu quero algum poder nesse forum ou controlar algo pra eu ser o Felipão? Se isso fosse verdade eu teria aceitado o pedido do Elf de eu ser moderador quando ele me perguntou. Eu não quis. E eu não vou querer. Me poupe.

    Eu quero é que a equipe faça alguma coisa. Só que infelizmente a equipe não quer fazer. Ela prefere fechar o laptop e ir falar com pessoas de verdade. Ninguem está pedindo pra esquecer a vida real. Só mais seriedade. Só isso. Um pouco mais de seriedade para coisas que precisam de seriedade, mesmo com o forum criado pra descontração.

    @Elf:

    EU falei que queria crescer. E varios outros users também. Mas sabe como é né, é trabalhoso no Brasil, foda-se.

    Não dá pra aceitar alguem com o poder supremo na OdD com esse pensamento de que "fechou o laptop pronto acabou". Desculpa, mas não dá. Principalmente porque não é só internet, são pessoas de verdade usando a internet. Algumas precisando SIM de ajuda, queiram vocês ou não.

    Mas eu não vou perder meu tempo aqui.

    O blaze já ouviu, o resto eu não me importo se quer ouvir ou não.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 9:39 pm

    Ah não fode, esse fórum é gratuito e é feito como diversão. Usá-lo é um privilégio, não direito.
    Se os donos/admin quiserem que ele feche, é problema deles, você não tá contratando nem pagando por nenhum serviço.
    Eles não tem nenhuma obrigação para contigo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 9:41 pm

    Leirbag escreveu:
    Bob Joe escreveu:
    Leirbag escreveu:Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.

    Só estou vendo que a analogia vai terminar com você como o Felipão. Mas Leirbag, fala sério, você também costuma ser um péssimo usuário. Pelo menos na minha opinião. E é por isso que não acho que hierarquia seja o que falta. A OdD só deu certo e não acabou em uma semana (como previu o profeta Elf) por causa do "balanceamento das forças". Se minha opinião contasse mais que a do Blaze, você já estaria banido a MUITOOO tempo, na época dos seus ataques de pelanca. O Blaze que te segurou aqui.



    Eu sou um péssimo usuário porque não aceito quieto tudo o que vocês falam? Me poupe.

    Na ultima semana eu fui no mínimo o melhor usuário daqui. 3 ou 4 tópicos bons, que renderam discussão. Posts bons, só que é assim né, quando a pessoa não concorda, o post é uma merda. Quando a pessoa não concorda com a outra, a pessoa é um péssimo usuário. lucoloso, Poncheis e Aspargo são ótimos usuários pra você então, né?

    Eu discordo mais das pessoas do que você, xiu ae.

    Bom... eu estou com preguiça de fazer um wall of text aqui, embora eu certamente pudesse fazer um para um tópico com um assunto desses. Na minha opinião, o que torna esse fórum bom, como disseram, é a liberdade que esse fórum dá, e a propria moderação/administração. A liberdade é um excelente aspecto nesse fórum porque faz com que possamos agir muito mais livremente aqui do que naquele outro fórum que boa parcela daqui foi banido. A própria administração nos dá uma seção onde podemos floodar (com moderação, claro). Para mim a administração/moderação também é boa por saberem bem (ou não tão bem) ponderar os erros que os usuários cometem, e darem bastante chances para os usuários se redimirem. O Aspargo é um ótimo exemplo. Antes ele era alguém que sempre desafiava a moderação e quebrava as regras com uma certa frequência. Ele chegou até a ser banido permanentemente, mas o Blaze (que o baniu) deu-lhe outra chance. E agora ele é um usuário bem melhor, embora eu preferisse o Aspargo de antes (eu ainda te amo aspargo s2). Outro exemplo é o sprking. Segundo certos oldfags, o Sprking havia sido banido no começo da OdD por sempre usar da ofensa, e a administração lhe deu oportunidade de voltar. Sabemos que o sprking não soube usar bem a segunda chance, e foi banido permanentemente. Tenho certeza de que ele poderia voltar denovo, mas ele próprio não quer apelar. E eu, sou apenas um exemplo de impunidade Very Happy.

    E eu não entendo por que ainda sou um exemplo de péssimo usuário, ultimamente eu tenho tentado postar menos e tentei ser mais comportado. Acho que o problema é realmente eu discordar da opinião da maioria dos usuários e discutir com vários outros também. Mas fazer o que né, se for isso eu sempre serei um péssimo usuário à margem do banimento.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 9:57 pm

    Leirbag escreveu:
    Bob Joe escreveu:
    Leirbag escreveu:Hoje, a OdD ta igual o Palmeiras. Conflitos internos, futebol ridiculo(tópicos ridiculos), jogadores ridiculos(membros ridiculos) e todo mundo fingindo que ta tudo bem.

    Só estou vendo que a analogia vai terminar com você como o Felipão. Mas Leirbag, fala sério, você também costuma ser um péssimo usuário. Pelo menos na minha opinião. E é por isso que não acho que hierarquia seja o que falta. A OdD só deu certo e não acabou em uma semana (como previu o profeta Elf) por causa do "balanceamento das forças". Se minha opinião contasse mais que a do Blaze, você já estaria banido a MUITOOO tempo, na época dos seus ataques de pelanca. O Blaze que te segurou aqui.



    Eu sou um péssimo usuário porque não aceito quieto tudo o que vocês falam? Me poupe.

    Na ultima semana eu fui no mínimo o melhor usuário daqui. 3 ou 4 tópicos bons, que renderam discussão. Posts bons, só que é assim né, quando a pessoa não concorda, o post é uma merda. Quando a pessoa não concorda com a outra, a pessoa é um péssimo usuário. lucoloso, Poncheis e Aspargo são ótimos usuários pra você então, né?

    Você pensa que eu quero algum poder nesse forum ou controlar algo pra eu ser o Felipão? Se isso fosse verdade eu teria aceitado o pedido do Elf de eu ser moderador quando ele me perguntou. Eu não quis. E eu não vou querer. Me poupe.

    Eu quero é que a equipe faça alguma coisa. Só que infelizmente a equipe não quer fazer. Ela prefere fechar o laptop e ir falar com pessoas de verdade. Ninguem está pedindo pra esquecer a vida real. Só mais seriedade. Só isso. Um pouco mais de seriedade para coisas que precisam de seriedade, mesmo com o forum criado pra descontração.

    @Elf:

    EU falei que queria crescer. E varios outros users também. Mas sabe como é né, é trabalhoso no Brasil, foda-se.

    Não dá pra aceitar alguem com o poder supremo na OdD com esse pensamento de que "fechou o laptop pronto acabou". Desculpa, mas não dá. Principalmente porque não é só internet, são pessoas de verdade usando a internet. Algumas precisando SIM de ajuda, queiram vocês ou não.

    Mas eu não vou perder meu tempo aqui.

    O blaze já ouviu, o resto eu não me importo se quer ouvir ou não.


    Parei no Luc.uloso

    se tem algo contra mim fala porra. Não saio postando merda por ai, falo o que eu penso, se tu pensa diferente discute que nem gente e não sai falando "porque o lucoloso, o aspargo e o poncheis...'

    E o que o tezca falou é a mais pura verdade
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:00 pm

    Leirbag escreveu:Eu sou um péssimo usuário porque não aceito quieto tudo o que vocês falam? Me poupe.

    Na minha visão você foi (e precisa se redimir para deixar de ser) um péssimo usuário durante todo primeiro ano de forum, quando passou pela fase xiliquenta. Desconheço usuário que não tenha sido xingado por você. Em um forum mais sisudo, você já teria sido banido a muito tempo. Mas essa é minha opinião, certamente há quem discorde.

    Eu não preciso que concordem comigo, gosto até que discordem, adoro escrever aquele wall of text bonito. Very Happy


    Leirbag escreveu:Eu quero é que a equipe faça alguma coisa. Só que infelizmente a equipe não quer fazer. Ela prefere fechar o laptop e ir falar com pessoas de verdade. Ninguem está pedindo pra esquecer a vida real. Só mais seriedade. Só isso. Um pouco mais de seriedade para coisas que precisam de seriedade, mesmo com o forum criado pra descontração.

    É por aí mesmo. Tá errado?

    O pessoal faz o que pode e faz porque gosta. Com certeza quando alguém deixar de gostar ou entender que atrapalha a vida real, pede para sair. Não sei quem é você para exigir que o pessoal faça mais, ninguém tem esse direito a não ser a própria pessoa.

    É aquela história que já foi dita, se não gosta da nossa "filosofia de trabalho brasileira", você está livre para mostrar seu trabalho europeu por aí, porque, diferente dos moderadores da UOL que o Elf zuou (fdp, eu baniria), ninguém tem obrigação jurídica com a OdD.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:06 pm

    Bob Joe escreveu:
    Leirbag escreveu:Eu sou um péssimo usuário porque não aceito quieto tudo o que vocês falam? Me poupe.

    Na minha visão você foi (e precisa se redimir para deixar de ser) um péssimo usuário durante todo primeiro ano de forum, quando passou pela fase xiliquenta. Desconheço usuário que não tenha sido xingado por você. Em um forum mais sisudo, você já teria sido banido a muito tempo. Mas essa é minha opinião, certamente há quem discorde.

    Eu não preciso que concordem comigo, gosto até que discordem, adoro escrever aquele wall of text bonito. Very Happy


    Leirbag escreveu:Eu quero é que a equipe faça alguma coisa. Só que infelizmente a equipe não quer fazer. Ela prefere fechar o laptop e ir falar com pessoas de verdade. Ninguem está pedindo pra esquecer a vida real. Só mais seriedade. Só isso. Um pouco mais de seriedade para coisas que precisam de seriedade, mesmo com o forum criado pra descontração.

    É por aí mesmo. Tá errado?

    O pessoal faz o que pode e faz porque gosta. Com certeza quando alguém deixar de gostar ou entender que atrapalha a vida real, pede para sair. Não sei quem é você para exigir que o pessoal faça mais, ninguém tem esse direito a não ser a própria pessoa.

    É aquela história que já foi dita, se não gosta da nossa "filosofia de trabalho brasileira", você está livre para mostrar seu trabalho europeu por aí, porque, diferente dos moderadores da UOL que o Elf zuou (fdp, eu baniria), ninguém tem obrigação jurídica com a OdD.

    É no estilo "Brasil - Ame-o ou deixe-o"?

    Que ridiculo. Ridiculo isso vindo de um Admin.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:14 pm

    Leirbag escreveu:É no estilo "Brasil - Ame-o ou deixe-o"?

    Que ridiculo. Ridiculo isso vindo de um Admin.

    Não era você que era a favor da ditadura? Very Happy

    Não pense nisso como um país, estamos mais para um tribo de Poncheis índios.

    Mas não estou falando para você sair, para mim tanto faz, só para mostrar seu trabalho em outro lugar.


    Última edição por Bob Joe em 2011-01-12, 10:16 pm, editado 1 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd Empty Re: Política da OdD - A dinâmica de um forum de internerd

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-19, 5:29 am