Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Lógica de programação

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 7:43 pm

    Sempre quis aprender programação, lembro-me que em 2007 eu comecei a programar junto com o meu amigo, mas foi bem rápido. Depois disso, nós paramos. Então, eu gostaria de saber se alguém pode me indicar uma apostila ou livro de lógica de programação, eu quero aprender de novo, mas tenho que começar do básico.....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:31 pm

    Cara, acho que se você quer aprender o melhor é escolher uma linguagem qualquer e ir aprendendo com o livro básico dela. A lógica vem naturalmente.
    Eu pelo menos aprendi assim, não que eu seja programador profissional, mas para quem nunca deu na faculdade eu até sei bastante, mais do que alguns amigos que tiveram aulas "formais".
    Eu comecei com C pelo livro básico The C programming language, dos criadores da linguagem e fui aprendendo a lógica fazendo os exercícios e tal, e achei igual para todas as linguagens.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:40 pm

    Comece com C, como o champz acima disse ,simplesmente porque sim, até porque muitas outras linguagens derivaram dessa, e+, pode confiar em min, eu sou da computação, ele é da quimica, se ele viu algo na facul, foi de brinks rsrs.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:42 pm

    Se você aprender a lógica antes pode pegar qualquer linguagem depois, é até melhor para não precisar "casar" com uma linguagem específica. A maioria das apostilas de lógica da programação ensinam um pouco de alguma linguagem, mas o suficiente para você não se perder em conceitos complexos, ainda mais se falarmos em linguagem C.

    Basicamente existem dois paradigmas usados na programação, programação estruturada e orientada a objetos. Recomendo começar pela programação estruturada, que é mais básica e tranquila.

    E não desista, no começo é meio difícil, mas lógica de programação tem uma curva de aprendizado estranha, depois de um tempo, muita coisa que era difícil fica banal.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-12, 10:44 pm

    Eu falei que eu não vi, mas eu aprendi sozinho porque eu acho legal. haha
    E sim, se você aprende C, fica facil pegar C++, java, python e quase todo o resto, porque a base é a mesma.
    Além de ser uma linguagem ótima,amplamente utilizada(só perde pro C++, que seria uma evolução dela), com milhões de exemplos, exercícios, livros e dicas na internet e dá para fazer tudo nela(até 1996 por ai, tudo era feito em C, jogos, sistemas operacionais e tal).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-13, 12:11 am

    UHEUHEEH

    @tezca:

    É que aqui na facul, não sei porque, toda engenharia tem uma cadeira "Introdução a programação", não sei porque, mas enfim. rsrs

    Essa cadeira nem se compara a "algorítmos e programação" cadeira básica de prog, que o pessoa da EC, CC e eng. de cont. e auto. Os amigos que eu tenho das outras engs ficam pedindo ajuda, principalmente guria =P, e um cara da cívil pagou 100 mangos pra um trabalho final da cadeira para um CC. euhue

    @Bob:


    Tem mais tipos de programação, como reflexão, orientação a aspectos, orientação ao escambal e etc, btw não vou complicar a vida do guri, sou um teórico e só manjo de estruturada. Laughing No


    Ah sim, eu já vi o código-fonte do linux, é em C rsrs
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-13, 1:11 am

    Eu recomendo Python pra começar

    e tão divertido
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-13, 11:57 pm

    aprende BASIC
    serio
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-14, 12:15 am

    Nerf escreveu:É que aqui na facul, não sei porque, toda engenharia tem uma cadeira "Introdução a programação", não sei porque, mas enfim. rsrs

    Essa cadeira nem se compara a "algorítmos e programação" cadeira básica de prog, que o pessoa da EC, CC e eng. de cont. e auto. Os amigos que eu tenho das outras engs ficam pedindo ajuda, principalmente guria =P, e um cara da cívil pagou 100 mangos pra um trabalho final da cadeira para um CC. euhue

    A matéria de algoritmos é exatamente a base. Tendo a base, qualquer linguagem só é questão de prática e adaptação à sintaxe.

    Quanto ao C, é importante deixar claro que se usa geralmente C Orientado a Objetos para a programação de aplicativos. E aprender Orientada sem aprender estruturada é muito mais difícil, principalmente para a abstração, pela quantidade a mais de estruturas e relações de dados. Por isso é importante a base e ter noções de lógica de programação. Ou seja, para quem começa, é muito mais produtivo arrumar uma apostila de introdução à lógica de programação que seja em C do que uma apostila de C propriamente dita. Em apostilas de C o cara não tem a preocupação em explicar estruturas de controle, condicionais e etc, ele parte do pressuposto que o cara já sabe.



    Nerf escreveu:Tem mais tipos de programação, como reflexão, orientação a aspectos, orientação ao escambal e etc, btw não vou complicar a vida do guri, sou um teórico e só manjo de estruturada. Laughing No

    Ah sim, eu já vi o código-fonte do linux, é em C rsrs

    Existem diversos paradigmas, mas os usados na programação "doméstica" são os dois citados.

    O kernel Linux utiliza C e Assembly.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-14, 1:01 am

    Bob Joe escreveu:
    Nerf escreveu:É que aqui na facul, não sei porque, toda engenharia tem uma cadeira "Introdução a programação", não sei porque, mas enfim. rsrs

    Essa cadeira nem se compara a "algorítmos e programação" cadeira básica de prog, que o pessoa da EC, CC e eng. de cont. e auto. Os amigos que eu tenho das outras engs ficam pedindo ajuda, principalmente guria =P, e um cara da cívil pagou 100 mangos pra um trabalho final da cadeira para um CC. euhue

    A matéria de algoritmos é exatamente a base. Tendo a base, qualquer linguagem só é questão de prática e adaptação à sintaxe.

    Quanto ao C, é importante deixar claro que se usa geralmente C Orientado a Objetos para a programação de aplicativos. E aprender Orientada sem aprender estruturada é muito mais difícil, principalmente para a abstração, pela quantidade a mais de estruturas e relações de dados. Por isso é importante a base e ter noções de lógica de programação. Ou seja, para quem começa, é muito mais produtivo arrumar uma apostila de introdução à lógica de programação que seja em C do que uma apostila de C propriamente dita. Em apostilas de C o cara não tem a preocupação em explicar estruturas de controle, condicionais e etc, ele parte do pressuposto que o cara já sabe.



    Nerf escreveu:Tem mais tipos de programação, como reflexão, orientação a aspectos, orientação ao escambal e etc, btw não vou complicar a vida do guri, sou um teórico e só manjo de estruturada. Laughing No

    Ah sim, eu já vi o código-fonte do linux, é em C rsrs

    Existem diversos paradigmas, mas os usados na programação "doméstica" são os dois citados.

    O kernel Linux utiliza C e Assembly.
    Bob, pode me responder mais algumas perguntas? Então, gostaria de saber quanto tempo demora para uma pessoa aprender programação, tipo, eu sei que é impossível aprender todas (ou não), mas o tempo estimado para aprender lógica de programação + linguagem php (pode ser Java tambem).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-14, 9:05 am

    Tony Black escreveu:Bob, pode me responder mais algumas perguntas? Então, gostaria de saber quanto tempo demora para uma pessoa aprender programação, tipo, eu sei que é impossível aprender todas (ou não), mas o tempo estimado para aprender lógica de programação + linguagem php (pode ser Java tambem).

    Difícil dizer assim, vai depender muito do tempo que você estudar por dia. Na programação, o tempo de coding (tempo que você passa programando) é importante.

    Mas pelo jeito você quer programar para Web, já que pensou em PHP e Java. Elas são duas linguagens em que se usa a orientação a objetos, que é uma "forma" de programar. Sugiro fazer o seguinte cronograma de estudos.

    1 - Lógica de programação - para aprender o básico: estruturas de controle, variáveis, noções de manipulação de dados e estruturas de dados básicas (vetores e matrizes).

    2 - Orientação a Objetos - bem básico, só para entender os conceitos de classe e objetos, atributos e métodos, assim como as relações entre classes e entre objetos (heranças, polimorfismos, associações, encapsulamento).

    3 - HTML, XHTML e CSS - é uma parte simples. Apesar de HTML não ser uma linguagem de programação, é a base de toda a internet. O CSS facilita muito o uso do HTML. Em uma semana pegando direto dá para aprender.

    PHP e Javascript - Só depois da base toda é que você começa a ver as linguagens. O Javascript tem uma sintaxe próxima à da linguagem Java, mas é voltado para a programação Web. O PHP pode


    Acho que a parte mais demorada é o começo. Como eu disse ali em cima, a lógica da programação é meio difícil para quem começa, mas depois fica muito fácil, até ridículo. Quando acabar essa parte, em um mês de PHP já dá para fazer sites e aplicativos bem bacanas, porque PHP é a linguagem mais bem documentada na internet, você acha tudo que quiser em sites e foruns.

    Não recomendo começar a estudar programação pelo material de um linguagem tipo a C. Ela é mais baixo nível (longe do ser humano, mais perto da máquina) então muita coisa nela é permitida e muito do que você faz vai depender de conceitos que as vezes você nem sabe. Para fazer bobeirinha até vai ser tranquilo, mas depois você vai ter problemas e vai perder muito tempo descobrindo erros. Além disso, C não é para Web.

    Acho que você vai ter um trabalho aí, para aprender a programar e talz. Mas se esforçando em uns 6 meses pegando bem nada disso vai ser segredo para você. E se você souber, pode até conseguir trabalhar com isso e ganhar uma grana, já que a área não costuma cobrar diploma de curso superior. É claro que fazer uma faculdade vai te dar um conhecimento bem maior.

    Boa sorte ae.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-14, 11:09 am

    Bob Joe escreveu:
    Tony Black escreveu:Bob, pode me responder mais algumas perguntas? Então, gostaria de saber quanto tempo demora para uma pessoa aprender programação, tipo, eu sei que é impossível aprender todas (ou não), mas o tempo estimado para aprender lógica de programação + linguagem php (pode ser Java tambem).

    Difícil dizer assim, vai depender muito do tempo que você estudar por dia. Na programação, o tempo de coding (tempo que você passa programando) é importante.

    Mas pelo jeito você quer programar para Web, já que pensou em PHP e Java. Elas são duas linguagens em que se usa a orientação a objetos, que é uma "forma" de programar. Sugiro fazer o seguinte cronograma de estudos.

    1 - Lógica de programação - para aprender o básico: estruturas de controle, variáveis, noções de manipulação de dados e estruturas de dados básicas (vetores e matrizes).

    2 - Orientação a Objetos - bem básico, só para entender os conceitos de classe e objetos, atributos e métodos, assim como as relações entre classes e entre objetos (heranças, polimorfismos, associações, encapsulamento).

    3 - HTML, XHTML e CSS - é uma parte simples. Apesar de HTML não ser uma linguagem de programação, é a base de toda a internet. O CSS facilita muito o uso do HTML. Em uma semana pegando direto dá para aprender.

    PHP e Javascript - Só depois da base toda é que você começa a ver as linguagens. O Javascript tem uma sintaxe próxima à da linguagem Java, mas é voltado para a programação Web. O PHP pode


    Acho que a parte mais demorada é o começo. Como eu disse ali em cima, a lógica da programação é meio difícil para quem começa, mas depois fica muito fácil, até ridículo. Quando acabar essa parte, em um mês de PHP já dá para fazer sites e aplicativos bem bacanas, porque PHP é a linguagem mais bem documentada na internet, você acha tudo que quiser em sites e foruns.

    Não recomendo começar a estudar programação pelo material de um linguagem tipo a C. Ela é mais baixo nível (longe do ser humano, mais perto da máquina) então muita coisa nela é permitida e muito do que você faz vai depender de conceitos que as vezes você nem sabe. Para fazer bobeirinha até vai ser tranquilo, mas depois você vai ter problemas e vai perder muito tempo descobrindo erros. Além disso, C não é para Web.

    Acho que você vai ter um trabalho aí, para aprender a programar e talz. Mas se esforçando em uns 6 meses pegando bem nada disso vai ser segredo para você. E se você souber, pode até conseguir trabalhar com isso e ganhar uma grana, já que a área não costuma cobrar diploma de curso superior. É claro que fazer uma faculdade vai te dar um conhecimento bem maior.

    Boa sorte ae.

    Opa, valeu cara. Eu pretendo fazer engenharia da computação, mas quero entrar na faculdade sabendo programar porque fica muito
    mais fácil. Valeu pelas dicas, eu ate imprimi.

    Bem, vou começar em março, em dezembro de 2011 postarei o resultado (é claro que tudo vai depender de mim).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Convidado 2011-01-14, 3:11 pm

    Nao sou programador senior, mas posso contribuir com mais algumas coisas com a ajuda do post do bob joe:

    1-)Lógica de programação - para aprender o básico: estruturas de controle, variáveis, noções de manipulação de dados e estruturas de dados básicas (vetores e matrizes).

    Falando da parte mais tecnica, aqui entra tipos de variavéis, estruturas de controle(loop) FOR , WHILE , etc, tipos de funções (pré-programadas, anônimas, call-back), procedures, métodos, propriedades, eventos, vetores(array), arrays multi-dimencionais(matrizes) , bibliotecas...

    As linguagens de programação se baseiam nestes conceitos, certifique-se de estudá-los a fundo.

    2 - Orientação a Objetos - bem básico, só para entender os conceitos de classe e objetos, atributos e métodos, assim como as relações entre classes e entre objetos (heranças, polimorfismos, associações, encapsulamento).

    Antes de vir para esse nível, que é o "último" nível, certifique-se que praticou bastante o anterior. Aqui ja envolve conceitos bem mais avançados, e o mercado de trabalho EXIGE que você saiba sobre.

    3 - HTML, XHTML e CSS - é uma parte simples. Apesar de HTML não ser uma linguagem de programação, é a base de toda a internet. O CSS facilita muito o uso do HTML. Em uma semana pegando direto dá para aprender.

    Se for querer seguir área de web, ou mesmo ver sobre, é essencial saber dos 3. Juntos, formam os padrões W3C de dados, também exigidos no mercado de trabalho. Mais aprofundado, envolve conceitos de tableless, DHTML(DOM), animações.

    PHP e Javascript

    Aqui entra linguagens totalmente WEB. O javascript, é imprescindível que você aprenda, porque ela é responsável pela manipulação de dados na parte cliente. O PHP, ja é parte servidor.


    Acho que a parte mais demorada é o começo. Como eu disse ali em cima, a lógica da programação é meio difícil para quem começa, mas depois fica muito fácil, até ridículo. Quando acabar essa parte, em um mês de PHP já dá para fazer sites e aplicativos bem bacanas, porque PHP é a linguagem mais bem documentada na internet, você acha tudo que quiser em sites e foruns.

    isso é verdade, porque quando você vai aprender sobre linguagem de programação, é realmente como estar aprendendo uma língua entrangeira nova. O português, japonês, etc, possuem suas estruturas de palavras, uso, características, paradigmas, igual a linguagem de programação.

    E é claro quanto mais aprender e impor a prática,mais rápido aprende a estruturas as palavras,escrever textos e frases completas de forma culta e correta.

    E mais fácil, de perceber que tudo aquilo que você achou foda é merreca.

    O PHP realmente é uma das linguagens mais fáceis, poderosas e dinâmicas de todas. É possível fazer aplicações poderosas, não a subestime porque é uma "linguagem de todos". Ela ainda deriva várias funções do C como também boa parte da estrutura.

    Na minha opinião uma boa linguagem pra começar, ja que ela não é tipada, você não precisa declarar uma variável no começo para usá-la.

    Não recomendo começar a estudar programação pelo material de um linguagem tipo a C. Ela é mais baixo nível (longe do ser humano, mais perto da máquina) então muita coisa nela é permitida e muito do que você faz vai depender de conceitos que as vezes você nem sabe. Para fazer bobeirinha até vai ser tranquilo, mas depois você vai ter problemas e vai perder muito tempo descobrindo erros. Além disso, C não é para Web.

    Também verdade. É que é assim:

    Todas as linguagens de programação, são divididos em níveis. Quanto mais alto o nível, mais próximo da linguagem "humana", assim a interpretação é mais fácil, consequentemente o aprendizado. Você não precisa saber estruturas de processadores e registradores, por exemplo. Por isso é melhor começar com uma linguagem de mais alto nivel.

    Se pah, pode começar até com javascript.

    Acho que você vai ter um trabalho aí, para aprender a programar e talz. Mas se esforçando em uns 6 meses pegando bem nada disso vai ser segredo para você. E se você souber, pode até conseguir trabalhar com isso e ganhar uma grana, já que a área não costuma cobrar diploma de curso superior. É claro que fazer uma faculdade vai te dar um conhecimento bem maior.

    Demora mesmo, mas dependendo do seu entusiasmo, pode ser até mais cedo.

    Eu fiz curso técnico de informática, É difícil no começo mesmo, mas não desista. Eu por exemplo nos 2 primeiros anos, quase repeti os anos pelas matérias logica de programação, e linguagem de programação 2. Mas foi porque eu tinha ligado o foda-se la encima, e não me dedicava porra nenhuma. E agora, ja até trabalhei com isso, e tenho bons contatos pra conseguir bons empregos.

    E cara, emprego pra programador é o que não falta, ainda mais se mora em São paulo.

    A faculdade vai ser melhor ainda, porque la você pode ter experiência com profissionais que dependendo de quanto você mostrar que sabe para eles, eles podem arranjar esquemas(freelas) com você, e quem sabe até emprego. Vários amigos meus conseguiram empregos fodas assim. Meu professor disse que outro amigo professor dele arranjou 2 programadores java JUNIOR pra trabalhar na empresa dele, ganhando 5 pau, aff. Outro professor, que trabalhava como administrador na CPM braxis e que precisava de programadores, fez a prova trimestral nossa virar também uma prova pra 3 vagas na empresa como programador.

    Cara, esquema com professor é boa coisa, não perca oportunidades assim.

    A sim, É claro também, que é bom tirar certificações.

    Não esqueça também de fazer seu portfólio.



    Pra finalizar vou deixar mais alguns links aki pra você ir consultando:

    http://www.guanabara.info/2007/09/curso-de-php-aula-01/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_alto_n%C3%ADvel

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos

    http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/159-curso-de-php/

    Dei uma geral ai sobre o mundo que envolve a linguagem de programação, Qualquer coisa, pode perguntar.



    Conteúdo patrocinado


    Lógica de programação Empty Re: Lógica de programação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-06, 8:01 pm