Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Linguagens de programaçao

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-22, 7:32 pm

    Eu estava fazendo nada por aqui, e , por acaso, eu vi o post do senhor abilolado fazendo uma simples pergunta: Para que serve uma linguagem de programaçao, tal qual C, C++, python, pascal, java, etc?

    Bem, muitos diriam: Para criar programas!
    Exato, é nessa linha que se pensa, mas... nao é assim tao direto. Quer dizer, para criar programas, de que jeito? E é aí que começamos a, realmente, achar o sentido do para que serve uma linguagem de programaçao.
    Aqui resumirei de forma simples. Uma linguagem de programaçao é um método de voce escrever um programa sem precisar chegar ao baixo nível do PC.De que forma isso ajuda? Simples, os programas, na realidade, sao um bando de 0s e 1s enfileirados de forma a executar as ordens desejadas, só que ficar escrevendo 0 e 1 para fazer um programa, para um ser humano, é incompreensível. Para isso foram criadas as linguagens de programaçao, que tem comandos(a sintaxe) entendíveis para o ser humano, o que torna possível fazer programas. A linguagem de programaçao veio facilitar o processo de criaçao de software(programas), o que deu um grande salto no desenvolvimento de software. Agora sim a pergunta do senhor abilolado está respondida.


    Dissertem
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-23, 4:22 pm

    Eu também tinha pedido pra explicar as linguagens. Crying or Very sad
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-23, 5:18 pm

    @Abilolado
    Explicar de que forma, como elas funcionam? Se for isso voce vai precisar de um curso de cada linguagem desejada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-23, 7:41 pm

    Tipo, C++/C...

    Se for muito difícil de explicar esquece, é só curiosidade mesmo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 9:40 am

    @Abilolado
    Para eu explicar como C/C++ funciona eu teria que lhe dar um curso completo sobre isso.Aí voce aprenderia a programar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 11:44 am

    Ah blz, então esquece.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 2:08 pm

    Use o google.Ele te ensina a programar em C++ se você quiser.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 2:15 pm

    Tezcatlipoca escreveu:Use o google.Ele te ensina a programar em C++ se você quiser.

    Eu até tenho apostila de C++ completa aqui do meu professor na internet, só que nao acho C++ o ideal como primeira língua.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 5:24 pm

    Ah C++ é um pouquinho complicado no inicio, mas depois acho que vale mais a pena ter começado logo por ele do que começar numa linguagem moleza tipo python e perder tempo nisso, já que se usa muito menos.
    Mas acho C puro a linguagem para se começar, serve pra um monte de coisa, tem milhões de tutoriais, livros e informações de graça na internet, uma porrada de compiladores, roda em qualquer máquina(com seu devido compilador, muda pouca coisa), é de relativamente baixo nível e as outras linguagens vão parecer moleza depois.
    Eu mesmo peguei o The C programming language e foi a primeira coisa que eu li a respeito de programação e entendi tudo.

    Se alguém quiser começar recomendo esse livro(4shared ok) e o lcc-win32. Muito bom esse compilador.O Visual c++ também é ótimo.
    Esquece esses menores, não tem suporte adequado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 9:30 pm

    To pesquisando aqui pra ver se entendo alguma coisa, vlw ae.

    EDIT: Porra é foda aprender assim lendo na net, ano que vem vou começar EM técnico em informática, será que ensinam isso?

    E qual é a mais fácil? Phyton, Java, C++, C...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 10:58 pm

    Cara, você vai aprender programação em técnico de informática com certeza, é requisito obrigatório para você fazer um curso aprofundado de informático Smile.

    E a mais fácil é o python, de longe, ele é bem tranquilo de aprender

    @Tezca
    Um python da vida é bom para você aprender algoritimos, depois disso C++ fica moleza Smile.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-24, 11:12 pm

    Opa, beleza então, mesmo assim vou tentar dar uma lida sobre phyton amanhã. Redface
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 2:07 pm

    É tipo sei lá, já acostumei com C, então recomendo pra todo mundo.
    A parada pra começar em C é baixar um compilador e ir treinando uns programas simples com ele.Aí tu vai pegando o gosto quando começar a fazer aqueles negócios bobinhos mesmo.Tipo o cara entra com dados, e você faz alguma conta com ele e devolve pro usuário.

    tipo

    #include <stdio.h>
    int main()
    {
    printf("seus gays");
    return 0;
    }

    Isso deve compilar em qualquer compilador.
    E já dá para entender o básico da linguagem.
    Include é para incluir uma biblioteca(biblioteca contém várias funções pre-feitas para você), no caso a stdio.h, que contém funções, funções basicamente são o que fazem as coisas legais do programa como mandar mensagens, receber input do usuário, calcular coisas e tal.
    Aí você começa criando uma função sua, no caso main, que é executada quando o programa começa.
    Essa função não faz nada, só chama outra, no caso printf.Que escreve na tela o que você botar entre aspas.
    No caso pode ser qualquer coisa
    E return 0 nem precisa, é só para não retornar nada.Depois posso explicar exemplos aonde se retornar alguma coisa.
    Termina sempre a linha com ;
    E as funções com {}
    Int é o tipo de função, podia ser outro aqui, mas é o mais comum.Não faz diferença no caso.
    Quer dizer, para incrementar apartir daí é moleza.Fazer operações algébricas, usar outras funções pré-programadas
    Cria um projeto no lcc-win32, escolhe tipo console e bota isso e compila.Vai rodar e já dá para ter uma idéia do que é o C.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 6:08 pm

    Tem que salvar em que formato pra compilar?

    To tentando a quase meia hora testar esse que você fez e não consigo, no Dev-Cpp.

    EDIT: Salvei em .c deu certo, mas agora tipo, da só uma piscada rápida, não consigo nem ver o bang escrito.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 7:37 pm

    É porque esse programa abre e fecha.Então teria que ser executado na linha de comando, aí você iria ver o que aconteceu e a linha continuaria aberta.
    O Dev-cpp fecha quando acaba.
    Tem como mudar isso nas configurações dele.
    Mas não recomendo o Dev-cpp, já está há uns anos sem atualizações.

    Ou entra em cmd, vai até o lugar aonde o programa foi compilado, e executa ele pelo "dos"/cmd
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 7:42 pm

    Consegui pelo cmd, mas não tem algum jeito que eu clique, e mostre a janela?

    E qual compilador é melhor?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 9:18 pm

    Cara no dev-cpp ele mostra a janela, e quando o programa termina fecha
    Como o programa no caso leva uns milisegundos para terminar não dá para ver nada.Se fosse maior daria.
    Mas dá para mudar nas opções isso.
    Eu recomendo para C o lcc-win32. Ou o comercial(pirata), da microsoft Visual C++(serve tanto para C como para C++)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 10:55 pm

    Estou baixando o visual c++. Vlw.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 10:55 pm

    @Abilolado

    Visual C 6 é o melhor e, de qualquer maneira, se for C++: escreva uma linha antes do return 0; system("pause"); Smile.Isso irá deixar aparecer a tela.


    Última edição por kina br em 2009-10-25, 11:00 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-25, 10:57 pm

    Ixi já to baixando o c++ 2008, se eu não tiver conseguindo baixo esse.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-26, 8:19 am

    é tipo em C pode usar system pause também, só que precisa de uma biblioteca não?
    Não lembro sinceramente.

    E qualquer visual c++ é bom, só que o 6 é o clássico né, os novos vem cheio de frescuras, coisas para programar em .net, inútil para quem está começando.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-26, 9:18 am

    @Tezca
    Só precisa da biblioteca iostream, que já é usada normalmente(para cout,cin, essas coisas). Apesar que o Visual C é de adicionar automaticamente isso, mas , se não adicionar, esse comando resolve o problema.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2009-10-26, 10:11 am

    Ah sim, digo que no C puro precisa-se de outra biblioteca sem ser a stdio.h .
    Ah básica do cpp já vem mais completa
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2010-01-25, 11:22 pm

    é só escrever while(); antes do return 0... não programo em C a anos, mas acho que a maioria dos compiladores deve aceitar loop infinito, pra encerrar o programa digite CTRL + C.

    Ahh... o tezca deve saber e deve ter omitido por fins didáticos, mas return 0 , não é para não retornar nada, return 0 retorna um inteiro de valor zero, é só uma forma de encerrar o programa dizendo que não ouve erro, para não retornar nada, não se utiliza o comando return Smile
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Convidado 2010-02-17, 5:48 am

    Comecei a estudar C, quero levar o estudos para frente, já peguei dois livros da biblioteca da minha faculdade pra passar duas semanas aqui, mas nunca tive vontade de estudar.

    Ta, eu tive, mas quando eu abro, não tenho ideia de como estudar, pego uns minutos e vejo que a porra não rendeu nada, então amiguinhos garotos de programa, como vocês estudam?

    Conteúdo patrocinado


    Linguagens de programaçao Empty Re: Linguagens de programaçao

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-06, 11:26 am