Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-07-06, 2:09 am

    Muito se discute sobre kitgay, kitmimimi, ENEM, vestibular e tudo mais. Sabemos que nosso ensino é bem diferente dos outros países no mundo, com resultados bons em algumas áreas, e péssimos em outras. O que vocês mudariam no ensino médio?

    Minhas sugestões:

    -Horário integral
    -Aula semanal de ética, obrigatória e com discussões/trabalhos
    -Adição de Sociologia e informática.
    -Aula mensal de primeiros socorros, obrigatória. Não adianta sair da escola sabendo o que é fagocitose se você não sabe carregar um ferido na rua.
    -Ed. física opcional.
    -Mensalmente, presença de algum profissional ativo no mercado, para contar como é trabalhar numa área. Talvez nao sirva de nada, tenho duvidas sobre isso ainda
    -Aulas básicas das disciplinas comuns (biologia, portugues, mat..) no 1o e 2o ano. No 3o ano, o aluno escolhe: humanas, biomedicas ou exatas, e continua vendo algumas materias de forma basica, e as materias do grupo, de forma profunda.
    -Opcao de nao escolher nenhuma materia profunda, ter todas as disciplinas de forma basica, porem fazer curso tecnico/de capacitacao varias coisas.


    Sei la, eu gostaria se fosse assim.

    Abraços,


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? OEEUwRevolução no ensino médio! o que vocês mudariam? 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:13 am

    - Valorizar o cargo de professor

    ia dar briga pra ver quem da aula melhor Very Happy
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:18 am

    Além das medidas do elf, eu defenderia:

    - Adição de matérias que sirvam para a vida social da pessoa, como economia doméstica, sociologia e primeiros socorros (como elf disse), informática, etc.

    - Valorização do professor, como ask disse. Mas não apenas no sentido do salário, mas também do respeito. Hoje em dia o professor é uma das profissões menos respeitadas do Brasil. Nem os próprios alunos, que deveriam dever respeito ao professor, o respeita. Essa situação deve mudar o mais rápido possível.

    - Queria que essas medidas se extendessem ao ensino fundamental também.

    - Algo que está meio fora desse assunto, mas acho importante também: Deveriam ser vendidos lanches mais saudáveis. Quando você lancha na escola, as únicas opções que você encontra são: bombons, chicletes, pastilhas, pizza, refrigerante, hambúrguer, etc. É impossível você achar qualquer sinal de vegetal numa cantina de colégio legítima. E acho que deveriam mudar isso. Está na hora de haver uma reeducação alimentar.

    @Elf

    Por que aulas de educação física opcionais? Eu acho que quem não comparece às aulas de educação física deveria ser penalizado assim como quem falta aula de matérias "normais".

    Pronto. Se nos próximos 20 anos metade do que foi exposto aqui for cumprido, já estarei surpreso.


    Última edição por Poncheis em 2011-07-06, 2:25 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:21 am

    Péssimas idéias, português não deve ser algo opcional de nenhuma forma, é a língua do nosso país.

    Aula de ética? Ridículo também, ética é algo relativo, só serve para encucar opinião do professor na cabeça do aluno.

    Aulas de primeiro socorros são inúteis também, é basicamente proibido ajudar qualquer um se você não trabalha com isso, de modo que ajudar um ferido num acidente de trânsito pode te colocar em mais problemas legais do que não fazer nada.

    Aula de educação física opcional, tá elf eu sei que você é nerd e não consegue chutar uma bola, mas isso é demais. Educação física deveria ser melhor isso sim, no brasil é tipo "toma uma bola e joguem". Por isso que os EUA e a China ganham 100 medalhas de ouro nas olimpíadas e a gente ganha 5. Além de que não é saudável ficar só estudando, é importante que se pratique esportes para se manter saudável, educação física estimula isso. Repito, só é uma merda porque é ridícula, deveria ter vários esportes para a pessoa escolher.

    Profissionais falando, olha, a ideia é legal até, mas não sei se é muito importante. Eu e todos os meus colegas sempre cagamos para isso, a verdade é que é muito chato e as pessoas só vão usar esse período para conversar e zonear.

    Informática, ok, é importante, mas teria que ser algo bem feito, a maior parte dessas aulas são idiotas e não ensinam nada. É tipo, como usar o word, a cara, até jogando Você-Sabe-Qual-Jogo eu aprendo mais. Deveriam ter aulas que ensinassem bem sobre como funciona computadores, não a nível superior, mas explicando para os leigos um pouco mais.

    Sociologia, o que sociologia poderia ensinar para as crianças? Mais uma "ciência" baseada em opinião e que a cada ano muda totalmente seus paradigmas, que cada professor tem sua opinião própria e ensina de um jeito completamente diferente, por não existir certo ou errado. Pra um curso superior, com adultos, é bom, agora para crianças? Não acho que sirva para nada.




    Agora a grande verdade, a grade curricular do Brasil não é ruim, o problema é que as escolas não conseguem passar o conteúdo porque os professores são uma merda, são mal pagos e os alunos preferem aprender o mínimo possível, passar com 5 e beber todas quando chega sexta.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-07-06, 2:30 am

    Tezcatlipoca escreveu:Péssimas idéias, português não deve ser algo opcional de nenhuma forma, é a língua do nosso país.

    Aula de ética? Ridículo também, ética é algo relativo, só serve para encucar opinião do professor na cabeça do aluno.

    Aulas de primeiro socorros são inúteis também, é basicamente proibido ajudar qualquer um se você não trabalha com isso, de modo que ajudar um ferido num acidente de trânsito pode te colocar em mais problemas legais do que não fazer nada.

    Aula de educação física opcional, tá elf eu sei que você é nerd e não consegue chutar uma bola, mas isso é demais. Educação física deveria ser melhor isso sim, no brasil é tipo "toma uma bola e joguem". Por isso que os EUA e a China ganham 100 medalhas de ouro nas olimpíadas e a gente ganha 5. Além de que não é saudável ficar só estudando, é importante que se pratique esportes para se manter saudável, educação física estimula isso. Repito, só é uma merda porque é ridícula, deveria ter vários esportes para a pessoa escolher.

    Profissionais falando, olha, a ideia é legal até, mas não sei se é muito importante. Eu e todos os meus colegas sempre cagamos para isso, a verdade é que é muito chato e as pessoas só vão usar esse período para conversar e zonear.

    Informática, ok, é importante, mas teria que ser algo bem feito, a maior parte dessas aulas são idiotas e não ensinam nada. É tipo, como usar o word, a cara, até jogando Você-Sabe-Qual-Jogo eu aprendo mais. Deveriam ter aulas que ensinassem bem sobre como funciona computadores, não a nível superior, mas explicando para os leigos um pouco mais.

    Sociologia, o que sociologia poderia ensinar para as crianças? Mais uma "ciência" baseada em opinião e que a cada ano muda totalmente seus paradigmas, que cada professor tem sua opinião própria e ensina de um jeito completamente diferente, por não existir certo ou errado. Pra um curso superior, com adultos, é bom, agora para crianças? Não acho que sirva para nada.




    Agora a grande verdade, a grade curricular do Brasil não é ruim, o problema é que as escolas não conseguem passar o conteúdo porque os professores são uma merda, são mal pagos e os alunos preferem aprender o mínimo possível, passar com 5 e beber todas quando chega sexta.

    Estamos falando de ensino médio tezca, não são "crianças".

    Cara, seus argumentos sobre sociologia serviriam pra tirar história e filosofia do EM também, né. E eu nem falei de portugues ser opcional. Sobre educaçao fisica, cara as pessoas ja tiveram no ensino fundamental esportes, estou falando do ensino medio. Os adolescentes ja sao grandinhos e faz esportes quem quer.


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? OEEUwRevolução no ensino médio! o que vocês mudariam? 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:37 am

    Tezcatlipoca escreveu:Péssimas idéias, português não deve ser algo opcional de nenhuma forma, é a língua do nosso país.

    Aula de ética? Ridículo também, ética é algo relativo, só serve para encucar opinião do professor na cabeça do aluno.

    Aulas de primeiro socorros são inúteis também, é basicamente proibido ajudar qualquer um se você não trabalha com isso, de modo que ajudar um ferido num acidente de trânsito pode te colocar em mais problemas legais do que não fazer nada.

    Aula de educação física opcional, tá elf eu sei que você é nerd e não consegue chutar uma bola, mas isso é demais. Educação física deveria ser melhor isso sim, no brasil é tipo "toma uma bola e joguem". Por isso que os EUA e a China ganham 100 medalhas de ouro nas olimpíadas e a gente ganha 5. Além de que não é saudável ficar só estudando, é importante que se pratique esportes para se manter saudável, educação física estimula isso. Repito, só é uma merda porque é ridícula, deveria ter vários esportes para a pessoa escolher.

    Profissionais falando, olha, a ideia é legal até, mas não sei se é muito importante. Eu e todos os meus colegas sempre cagamos para isso, a verdade é que é muito chato e as pessoas só vão usar esse período para conversar e zonear.

    Informática, ok, é importante, mas teria que ser algo bem feito, a maior parte dessas aulas são idiotas e não ensinam nada. É tipo, como usar o word, a cara, até jogando Você-Sabe-Qual-Jogo eu aprendo mais. Deveriam ter aulas que ensinassem bem sobre como funciona computadores, não a nível superior, mas explicando para os leigos um pouco mais.

    Sociologia, o que sociologia poderia ensinar para as crianças? Mais uma "ciência" baseada em opinião e que a cada ano muda totalmente seus paradigmas, que cada professor tem sua opinião própria e ensina de um jeito completamente diferente, por não existir certo ou errado. Pra um curso superior, com adultos, é bom, agora para crianças? Não acho que sirva para nada.

    Agora a grande verdade, a grade curricular do Brasil não é ruim, o problema é que as escolas não conseguem passar o conteúdo porque os professores são uma merda, são mal pagos e os alunos preferem aprender o mínimo possível, passar com 5 e beber todas quando chega sexta.

    Também acho. Mas onde Elf disse que aula de português seria opcional?

    Também acho aula de Ética desnecessária. Agora que notei esse ponto aí, que discordo do Elf. Acho que ética já é algo relacionado à sociologia/filosofia, portanto sendo desnecessário separar isso em mais uma matéria.

    Esse Tezca manja nada. O que mais se aconselha é que, se a pessoa entende de primeiros socorros, que deve tentar ajudar a pessoa que sofreu o acidente, tendo já chamado os bombeiros, claro. Com certeza uma pessoa que fez primeiros socorros sabe o que fazer pra não matar a vítima.

    Sobre profissionais falando, eu acho que até seria interessante, desde que não seja diariamente. Poderiam separar um dia do ano só para palestras sobre isso e talz.

    Sobre sociologia, parece que você não entendeu muito bem quando foi dito ensino médio. E também, ainda se fosse para fundamental eu acho importante. Sociologia ensina valores que seriam importantes para a vida das crianças/adolescentes na sociedade. E sem esse papo de "eles são um bando de comunistas mimimi", pois meus professores de sociologia nunca tentaram convencer os alunos de que um sistema econômico é melhor do que outro.

    Eu acho a grade curricular do brasil ruim sim. Quase tudo o que você aprende você não vai usar na sua vida cara. Quase tudo é direcionado para o vestibular das pessoas. Acho que isso é algo que deveria ser mudado.

    @Elf

    Ah, é claro, agora adolescentes sabem o que quer. Sei que adolescentes já têm uma capacidade de discernir o que querem, e o certo e errado das coisas. Mas a maioria também não têm maturidade para saber que exercício e boa alimentação são coisas importantes. Por isso que a obesidade infantil está aumentando constantemente. Por isso acho que educação física deveria ser obrigatório sim. Mas também acho que a aula deveria ser melhorada. A única opção é futebol, todo dia. Tinha que variar nisso, ou então quem não gosta de futebol vai se sentir torturado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:43 am

    Cara não é aconselhado ajudar, claro que se seu filho tiver morrendo na sua frente você pode usar seus conhecimentos de primeiro socorros para ajudar, mas se você fizer uma merda se quer você pode ir preso.
    Eu conheço um cara que viu um acidente que um cara foi atropelado, ai ele ligou pra emergência e falaram que ia levar 20 minutos para chegar e o cara muito bem treinado mandou essa: "ihh sabe que omitir socorro é crime né, tem fazer o que puder"( o que tá errado, porque omitir socorro seria não ter ligado para a emergência). Aí ele foi, botou o cara no carro dele e levou pro hospital, o cara morreu.
    Ele ficou os próximos meses respondendo processo pela morte do cara. Quer dizer, se fodeu, fizeram perícia no carro dele, a merda toda, isso tudo porque ele foi ajudar.
    A parada é cagar, até na auto-escola você aprende isso, eles ensinam as técnicas de socorro e depois mandam que "mas na verdade não é para fazer nada"
    Porque atender um ferido precisa de muito mais do que umas aulinhas aprendidas com 15 anos, e ensinar para adolescentes(já que não posso chamar de crianças) é pedir para eles se sentirem pequenos médicos e saírem por aí fazendo merda.

    Sobre remover história, não acho que deveriam remover, mas deveriam mudar o jeito que ensinam. Aqui eles ensinam história baseada na metodologia marxista e tentam explicar tudo pela dialética materialista, ao invés de apenas contar os fatos.
    Filosofia que eu tive foi interessante porque foi uma história da filosofia, não tinha pontos de vista, apenas conclusões dos filósofos, a gente não aprendia o que era certo ou errado, apenas o que os filósofos pensavam a respeito daquilo, isso eu concordo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:58 am

    Tezcatlipoca escreveu:Cara não é aconselhado ajudar, claro que se seu filho tiver morrendo na sua frente você pode usar seus conhecimentos de primeiro socorros para ajudar, mas se você fizer uma merda se quer você pode ir preso.
    Eu conheço um cara que viu um acidente que um cara foi atropelado, ai ele ligou pra emergência e falaram que ia levar 20 minutos para chegar e o cara muito bem treinado mandou essa: "ihh sabe que omitir socorro é crime né, tem fazer o que puder"( o que tá errado, porque omitir socorro seria não ter ligado para a emergência). Aí ele foi, botou o cara no carro dele e levou pro hospital, o cara morreu.
    Ele ficou os próximos meses respondendo processo pela morte do cara. Quer dizer, se fodeu, fizeram perícia no carro dele, a merda toda, isso tudo porque ele foi ajudar.
    A parada é cagar, até na auto-escola você aprende isso, eles ensinam as técnicas de socorro e depois mandam que "mas na verdade não é para fazer nada"
    Porque atender um ferido precisa de muito mais do que umas aulinhas aprendidas com 15 anos, e ensinar para adolescentes(já que não posso chamar de crianças) é pedir para eles se sentirem pequenos médicos e saírem por aí fazendo merda.

    E qual é o nome do crime, exatamente? Crime por tentar ajudar uma pessoa que estava na iminência da morte? Se fosse assim deveriam prender médicos, salva-vidas, que por ventura não conseguiram salvar a vida de uma pessoa. E tipo, o que sempre ouço dizerem é: "Se você não sabe nada de primeiros socorros ou acha melhor não ajudar, simplesmente não faça NADA, só chame a ambulância. Mas se ter noção de primeiros socorros, é recomendável fazer enquanto a ambulância chega." Se a pessoa morrer enquanto a pessoa está prestando primeiros socorros, com certeza ela não vai ser presa. Na verdade, não manjo muito disso. Mas realmente nunca ouvi falar de algum caso de que uma pessoa foi presa por tentar salvar a vida de alguém que estava quase morrendo.

    Tezcatlipoca escreveu:Sobre remover história, não acho que deveriam remover, mas deveriam mudar o jeito que ensinam. Aqui eles ensinam história baseada na metodologia marxista e tentam explicar tudo pela dialética materialista, ao invés de apenas contar os fatos.
    Filosofia que eu tive foi interessante porque foi uma história da filosofia, não tinha pontos de vista, apenas conclusões dos filósofos, a gente não aprendia o que era certo ou errado, apenas o que os filósofos pensavam a respeito daquilo, isso eu concordo.

    Pior que eu concordo. Quando nos é ensinado feudalismo, sempre colocam os servos como vítimas, e os senhores feudais como os "vilões(isso também é assunto de feudalismo)" . E isso é marxismo, a classe mais baixa sempre sendo a vítima, e a alta sempre sendo a vilã. Acho que deveria ser feita uma análise mais imparcial dos fatos históricos. Acho até que isso poderia tornar as aulas mais interessantes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 3:02 am

    Não sei direito, nem to falando que o cara ia ser PRESO, mas foi um trabalho do cacete.
    É crime de imperícia, fazer o que não é qualificado, é tipo o médico que não tem CRM.

    Não to falando que é certo, mas do jeito que as coisas são, é melhor não ajudar.


    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 3:09 am

    Que eu saiba, as pessoas que concluem um curso de primeiros socorros recebem um certificado. Portanto este crime de imperícia estaria inválido.

    Mas Tezca, se a pessoa sabe de primeiros socorros, é evidente que deve ajudar. Não sei se você sabe, mas os primeiros minutos depois do acidente são os mais vitais para a sobrevivência dela. Se ter alguém a ajudando logo após o acidente, a chance de morte é bem menor do que esperar 10 minutos ou mais uma ambulância enquanto a vítima está já na frente dos portões do inferno.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 11:05 am

    Na real o tezca ta errado, é crime omitir socorro. Tipo se alguém cai na sua frente e bate a cabeça, é crime passar reto e não fazer nada. PORÉM quando tem sangue no local de acidente, você pode não fazer nada, já que o sangue pode ser um risco a sua própria vida (isso inclui um médico ou qualquer outro profissional treinado, se tem sangue ele não é obrigado a ajudar). Isso inclui também outras situações de risco (não precisa entrar num incêndio pra ajudar alguém).

    As ideias do Elf são boas e ruins. Eu tive sociologia no EM e foi uma bosta, não adianta. Ética, sociologia, esse tipo de coisa nunca é bem dado porque nunca é bem cobrado. Filosofia é interessante desde que veja-se a HISTÓRIA da filosofia. Pode-se ensinar também a filosofar, incitando perguntans e debates entre alunos. A ideia de Ed. Física opcional é ridícula Elf, os brasileiros já estão ficando mais gordos e você quer colocar isso como opcional?

    Lembrem-se que EM não temos adultos e sim projetos de gente, que são facilmente manipuláveis. Aulas de informática seriam uma boa, e acho que o horário integral deveria existir sim, mas aumentando as aulas importantes (um dia inteiro para matemática, por exemplo).

    O esquema de optar matérias é ruim, já que o vestibular cobra tudo. Alunos bestas falariam "gosto de humanas vou pra lá" e depois não passariam em nada por ter esquecido as exatas.

    Primeiros socorros seriam interessante se tivesse RCP, que é aquela coisa de filme de ficar batendo no coração pah. Aquilo é útil e é relativamente fácil.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 11:08 am

    Tezcatlipoca escreveu:Não sei direito, nem to falando que o cara ia ser PRESO, mas foi um trabalho do cacete.
    É crime de imperícia, fazer o que não é qualificado, é tipo o médico que não tem CRM.

    Não to falando que é certo, mas do jeito que as coisas são, é melhor não ajudar.



    Cara... prestar primeiros socorros a uma vítima de acidente/infortúnio não é crime. Lol VT
    Você não cansa de ver na televisão ensinarem como ajudar alguém que foi atropelado (levantar um pouco a cabeça e não mover o resto do corpo), alguém que engasga e está com as vias respiratórias bloqueadas, entre outras coisas?
    Só é crime se a pessoa diagnosticar tratamento ou medicamento ou até mesmo fizer tratamento médico ou ambulatorial na vítima sem licença médica.
    Acho que quando o Elf falou "primeiros-socorros" ele se referiu básicamente á isso... até porque ESSE é o significado de primeiros socorros.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 11:16 am

    Birger Brosa escreveu:Na real o tezca ta errado, é crime omitir socorro. Tipo se alguém cai na sua frente e bate a cabeça, é crime passar reto e não fazer nada. PORÉM quando tem sangue no local de acidente, você pode não fazer nada, já que o sangue pode ser um risco a sua própria vida (isso inclui um médico ou qualquer outro profissional treinado, se tem sangue ele não é obrigado a ajudar). Isso inclui também outras situações de risco (não precisa entrar num incêndio pra ajudar alguém).

    As ideias do Elf são boas e ruins. Eu tive sociologia no EM e foi uma bosta, não adianta. Ética, sociologia, esse tipo de coisa nunca é bem dado porque nunca é bem cobrado. Filosofia é interessante desde que veja-se a HISTÓRIA da filosofia. Pode-se ensinar também a filosofar, incitando perguntans e debates entre alunos. A ideia de Ed. Física opcional é ridícula Elf, os brasileiros já estão ficando mais gordos e você quer colocar isso como opcional?

    Lembrem-se que EM não temos adultos e sim projetos de gente, que são facilmente manipuláveis. Aulas de informática seriam uma boa, e acho que o horário integral deveria existir sim, mas aumentando as aulas importantes (um dia inteiro para matemática, por exemplo).

    O esquema de optar matérias é ruim, já que o vestibular cobra tudo. Alunos bestas falariam "gosto de humanas vou pra lá" e depois não passariam em nada por ter esquecido as exatas.

    Primeiros socorros seriam interessante se tivesse RCP, que é aquela coisa de filme de ficar batendo no coração pah. Aquilo é útil e é relativamente fácil.

    Um dia inteiro só pra matemática seria meio ridículo. Qualquer pessoa que fosse fazer humanas teria perdido mais de 1/7 do tempo de escola dela só por causa dessa besteira aí.

    Acho que, se fosse possível optar matérias, com certeza o vestibular teria que se adaptar à esse esquema. A única coisa que me torna contra esse negócio de optar matérias é que adolescente sempre fica mudando o que quer da vida no futuro e pá, aí pode no fim ver que fez a escolha errada e não ter mais como voltar.

    Seriam três anos aprendendo sobre primeiros socorros. Acho que nesse tempo se ensinaria RCP.

    Foda que este tópico foi feito só pra sonhar com o sistema de educação ideal. Para todas as boas propostas daqui vigorarem no Brasil, vai levar um bom tempo (ou talvez nunca).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 11:40 am

    Poncheis escreveu:
    Birger Brosa escreveu:Na real o tezca ta errado, é crime omitir socorro. Tipo se alguém cai na sua frente e bate a cabeça, é crime passar reto e não fazer nada. PORÉM quando tem sangue no local de acidente, você pode não fazer nada, já que o sangue pode ser um risco a sua própria vida (isso inclui um médico ou qualquer outro profissional treinado, se tem sangue ele não é obrigado a ajudar). Isso inclui também outras situações de risco (não precisa entrar num incêndio pra ajudar alguém).

    As ideias do Elf são boas e ruins. Eu tive sociologia no EM e foi uma bosta, não adianta. Ética, sociologia, esse tipo de coisa nunca é bem dado porque nunca é bem cobrado. Filosofia é interessante desde que veja-se a HISTÓRIA da filosofia. Pode-se ensinar também a filosofar, incitando perguntans e debates entre alunos. A ideia de Ed. Física opcional é ridícula Elf, os brasileiros já estão ficando mais gordos e você quer colocar isso como opcional?

    Lembrem-se que EM não temos adultos e sim projetos de gente, que são facilmente manipuláveis. Aulas de informática seriam uma boa, e acho que o horário integral deveria existir sim, mas aumentando as aulas importantes (um dia inteiro para matemática, por exemplo).

    O esquema de optar matérias é ruim, já que o vestibular cobra tudo. Alunos bestas falariam "gosto de humanas vou pra lá" e depois não passariam em nada por ter esquecido as exatas.

    Primeiros socorros seriam interessante se tivesse RCP, que é aquela coisa de filme de ficar batendo no coração pah. Aquilo é útil e é relativamente fácil.

    Um dia inteiro só pra matemática seria meio ridículo. Qualquer pessoa que fosse fazer humanas teria perdido mais de 1/7 do tempo de escola dela só por causa dessa besteira aí.

    Acho que, se fosse possível optar matérias, com certeza o vestibular teria que se adaptar à esse esquema. A única coisa que me torna contra esse negócio de optar matérias é que adolescente sempre fica mudando o que quer da vida no futuro e pá, aí pode no fim ver que fez a escolha errada e não ter mais como voltar.

    Seriam três anos aprendendo sobre primeiros socorros. Acho que nesse tempo se ensinaria RCP.

    Foda que este tópico foi feito só pra sonhar com o sistema de educação ideal. Para todas as boas propostas daqui vigorarem no Brasil, vai levar um bom tempo (ou talvez nunca).

    Ah cara, matemática nunca é demais. E pense um pouco
    Segunda feira: matemática de manhã e a tarde
    Terça feira: física de manhã e biologia a tarde
    quarta feira: português de manhã e história a tarde
    quinta feira: geografia de manhã e redação (?) a tarde
    sexta: primeiros socorros/inglês de manhã e algumacoisa/ed física a tarde

    ficava r0x
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 12:00 pm

    Po, eu tive informática, sociologia e primeiros socorros. Que ensino médio vocês faziam, cascalho?


    Olha só, tem que ter educação física, sim. Justamente para a saúde dos Estudantes. Isso que você tá pedindo é porque você não é bom em esportes.
    E se você quer um curso que especialize em alguma coisa, você, na época, tinha que ter pedido o seu pai para matricular em um ensino médio técnico, que faz justamente o que você pede. Especializa o aluno.


    Tenho varias idéias e sonhos para uma boa escola e faculdade. Depois eu ponho, quando tiver tempo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 12:30 pm

    Birger Brosa escreveu:
    Poncheis escreveu:
    Birger Brosa escreveu:Na real o tezca ta errado, é crime omitir socorro. Tipo se alguém cai na sua frente e bate a cabeça, é crime passar reto e não fazer nada. PORÉM quando tem sangue no local de acidente, você pode não fazer nada, já que o sangue pode ser um risco a sua própria vida (isso inclui um médico ou qualquer outro profissional treinado, se tem sangue ele não é obrigado a ajudar). Isso inclui também outras situações de risco (não precisa entrar num incêndio pra ajudar alguém).

    As ideias do Elf são boas e ruins. Eu tive sociologia no EM e foi uma bosta, não adianta. Ética, sociologia, esse tipo de coisa nunca é bem dado porque nunca é bem cobrado. Filosofia é interessante desde que veja-se a HISTÓRIA da filosofia. Pode-se ensinar também a filosofar, incitando perguntans e debates entre alunos. A ideia de Ed. Física opcional é ridícula Elf, os brasileiros já estão ficando mais gordos e você quer colocar isso como opcional?

    Lembrem-se que EM não temos adultos e sim projetos de gente, que são facilmente manipuláveis. Aulas de informática seriam uma boa, e acho que o horário integral deveria existir sim, mas aumentando as aulas importantes (um dia inteiro para matemática, por exemplo).

    O esquema de optar matérias é ruim, já que o vestibular cobra tudo. Alunos bestas falariam "gosto de humanas vou pra lá" e depois não passariam em nada por ter esquecido as exatas.

    Primeiros socorros seriam interessante se tivesse RCP, que é aquela coisa de filme de ficar batendo no coração pah. Aquilo é útil e é relativamente fácil.

    Um dia inteiro só pra matemática seria meio ridículo. Qualquer pessoa que fosse fazer humanas teria perdido mais de 1/7 do tempo de escola dela só por causa dessa besteira aí.

    Acho que, se fosse possível optar matérias, com certeza o vestibular teria que se adaptar à esse esquema. A única coisa que me torna contra esse negócio de optar matérias é que adolescente sempre fica mudando o que quer da vida no futuro e pá, aí pode no fim ver que fez a escolha errada e não ter mais como voltar.

    Seriam três anos aprendendo sobre primeiros socorros. Acho que nesse tempo se ensinaria RCP.

    Foda que este tópico foi feito só pra sonhar com o sistema de educação ideal. Para todas as boas propostas daqui vigorarem no Brasil, vai levar um bom tempo (ou talvez nunca).

    Ah cara, matemática nunca é demais. E pense um pouco
    Segunda feira: matemática de manhã e a tarde
    Terça feira: física de manhã e biologia a tarde
    quarta feira: português de manhã e história a tarde
    quinta feira: geografia de manhã e redação (?) a tarde
    sexta: primeiros socorros/inglês de manhã e algumacoisa/ed física a tarde

    ficava r0x

    "Matemática nunca é demais"

    Ótimo argumento

    Português também nunca é demais, nem por isso saio pedindo pra deixar um dia da semana separado só para esta matéria.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 1:05 pm

    Estamos falando de colégios públicos ou privados?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 1:11 pm

    Pumpking escreveu:
    Tezcatlipoca escreveu:Não sei direito, nem to falando que o cara ia ser PRESO, mas foi um trabalho do cacete.
    É crime de imperícia, fazer o que não é qualificado, é tipo o médico que não tem CRM.

    Não to falando que é certo, mas do jeito que as coisas são, é melhor não ajudar.



    Cara... prestar primeiros socorros a uma vítima de acidente/infortúnio não é crime. Lol VT
    Você não cansa de ver na televisão ensinarem como ajudar alguém que foi atropelado (levantar um pouco a cabeça e não mover o resto do corpo), alguém que engasga e está com as vias respiratórias bloqueadas, entre outras coisas?
    Só é crime se a pessoa diagnosticar tratamento ou medicamento ou até mesmo fizer tratamento médico ou ambulatorial na vítima sem licença médica.
    Acho que quando o Elf falou "primeiros-socorros" ele se referiu básicamente á isso... até porque ESSE é o significado de primeiros socorros.

    Cara não é crime, mas dá um rolo tremendo se o cara morrer, porque você tem que provar que não foi você que fez a merda.
    Por exemplo, sempre que motoqueiro cai tem um fdp que tira o capacete, o que está errado, e pode causar paralisia.
    Daí se acontecer isso, podem processar o cara que fez a cagada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 1:18 pm

    Tezcatlipoca escreveu:
    Pumpking escreveu:
    Tezcatlipoca escreveu:Não sei direito, nem to falando que o cara ia ser PRESO, mas foi um trabalho do cacete.
    É crime de imperícia, fazer o que não é qualificado, é tipo o médico que não tem CRM.

    Não to falando que é certo, mas do jeito que as coisas são, é melhor não ajudar.



    Cara... prestar primeiros socorros a uma vítima de acidente/infortúnio não é crime. Lol VT
    Você não cansa de ver na televisão ensinarem como ajudar alguém que foi atropelado (levantar um pouco a cabeça e não mover o resto do corpo), alguém que engasga e está com as vias respiratórias bloqueadas, entre outras coisas?
    Só é crime se a pessoa diagnosticar tratamento ou medicamento ou até mesmo fizer tratamento médico ou ambulatorial na vítima sem licença médica.
    Acho que quando o Elf falou "primeiros-socorros" ele se referiu básicamente á isso... até porque ESSE é o significado de primeiros socorros.

    Cara não é crime, mas dá um rolo tremendo se o cara morrer, porque você tem que provar que não foi você que fez a merda.
    Por exemplo, sempre que motoqueiro cai tem um fdp que tira o capacete, o que está errado, e pode causar paralisia.
    Daí se acontecer isso, podem processar o cara que fez a cagada.

    Mas nesse caso o cara provavelmente não sabia de primeiros socorros né. Se a pessoa não entende de primeiros socorros, com certeza nao deve mecher em nada na vítima. Só não sei se a pessoa que não sabe de primeiros socorros e mesmo assim tenta ajudar a vítima está cometendo algum crime.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 1:37 pm

    cara,
    -Adição de Sociologia e informática. desde 2009 ja existe em quase todas as escolas municipais e estaduais de sp as 2 materias =p.
    e sobre ser opcional aula de ed.fisica, ta tirando né/ mta gente só faz exercicio fisico na escola porque éobrigado se n fosse nunca faria um exercicio fisico, logo voce estaria ajudando o pessoal a ser sedentario
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:17 pm

    Só queria acrescentar que português é tão importante quanto matemática.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:24 pm

    cara juro se tivesse 1 dia inteiro de matematica, um dia inteiro de port um inteiro de fisica eu me suicidaria. juro ja ficava com o saco cheio de dobradinha imagina periodo integral? ai sim nego ia cabular mesmo e vcs dando motivo pra isso
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:55 pm

    A questão é que português é mais fácil de se aprender do que matemática.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:57 pm

    Birger Brosa escreveu:A questão é que português é mais fácil de se aprender do que matemática.

    ou não
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 2:58 pm

    Ética é ridículo? Facepalm

    Isso é só um atestado de como o brasileiro gosta de se manter firme à paradigmas enraizados na nossa sociedade, tipo aquelas pessoas que ficam de mimimi policial é corrupto e conivente com o crime, mas quando é parado na blitz e está com a habilitação vencida ou qualquer outra infração do tipo vai e "paga o cafézinho".
    É... se quisermos perpetuar isso e outros quadros, sem dúvida ética é ridículo de ser ensinado.


    Além do que já foi apontado pelo Elf, com excessão do que ele falou das aulas educação física, que eu discordo, uma coisa é de fundamental importância na vida dos alunos do ensino médio, na verdade, não só no ensino médio, como em todos os níveis anteriores a esse, que é a presença da família na escola, o que também cai na lógica da ética ridícula. Muitos pais ficam de mimimi educação do meu filho é uma merda, mas não se dá ao trabalho de ir na escola e participar de uma reunião, saber como o filho anda e tals, isso é um mal tão grande quanto a falta de investimento em educação, até porquê se eu não me engano, em 2009 ou 2010, não lembro, teve uma tabela das 10 melhores escolas públicas do RJ, mediante uma nota de uma prova que eu não lembro qual era, e o 1º colocado não era o CAP, nem o CPII nem o CM, o top era de uma escola, acho que municipal se eu não me engano, da Penha, e segundo apontado pelos funcionários do colégio o que mais levou a escola a esse patamar foi o fato de os pais estarem muito presente na vida escolar dos filhos, claro que isso também se aplicou a todos os outras 9 escolas do rank.
    Portanto, é evidente que além do que já foi apontado, como eu disse na primeira linha, o incentivo a participação dos pais na vida escolar do filho é de altíssima importância para o desenvolvimento do ensino médio, e dos outros também.


    E tipo eu estava pensando nessa questão da educação física, eu acho que se o Brasil adotasse um modelo, parecido com o dos EUA, em que bons atletas ganhem bolsas em faculdades, a educação física ganhe um novo sentido, além do que já foi citado de pega a bola aí e joga futebol, e mude esse modelo que nós temos, que não deixa de ser verdade, de que jogador de futebol é burro e ignorante, e nós comecemos a ter excelentes atletas e que principalmente não sejam burros.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 3:43 pm

    Ramon escreveu:Ética é ridículo? Facepalm

    Isso é só um atestado de como o brasileiro gosta de se manter firme à paradigmas enraizados na nossa sociedade, tipo aquelas pessoas que ficam de mimimi policial é corrupto e conivente com o crime, mas quando é parado na blitz e está com a habilitação vencida ou qualquer outra infração do tipo vai e "paga o cafézinho".
    É... se quisermos perpetuar isso e outros quadros, sem dúvida ética é ridículo de ser ensinado.


    Além do que já foi apontado pelo Elf, com excessão do que ele falou das aulas educação física, que eu discordo, uma coisa é de fundamental importância na vida dos alunos do ensino médio, na verdade, não só no ensino médio, como em todos os níveis anteriores a esse, que é a presença da família na escola, o que também cai na lógica da ética ridícula. Muitos pais ficam de mimimi educação do meu filho é uma merda, mas não se dá ao trabalho de ir na escola e participar de uma reunião, saber como o filho anda e tals, isso é um mal tão grande quanto a falta de investimento em educação, até porquê se eu não me engano, em 2009 ou 2010, não lembro, teve uma tabela das 10 melhores escolas públicas do RJ, mediante uma nota de uma prova que eu não lembro qual era, e o 1º colocado não era o CAP, nem o CPII nem o CM, o top era de uma escola, acho que municipal se eu não me engano, da Penha, e segundo apontado pelos funcionários do colégio o que mais levou a escola a esse patamar foi o fato de os pais estarem muito presente na vida escolar dos filhos, claro que isso também se aplicou a todos os outras 9 escolas do rank.
    Portanto, é evidente que além do que já foi apontado, como eu disse na primeira linha, o incentivo a participação dos pais na vida escolar do filho é de altíssima importância para o desenvolvimento do ensino médio, e dos outros também.


    E tipo eu estava pensando nessa questão da educação física, eu acho que se o Brasil adotasse um modelo, parecido com o dos EUA, em que bons atletas ganhem bolsas em faculdades, a educação física ganhe um novo sentido, além do que já foi citado de pega a bola aí e joga futebol, e mude esse modelo que nós temos, que não deixa de ser verdade, de que jogador de futebol é burro e ignorante, e nós comecemos a ter excelentes atletas e que principalmente não sejam burros.

    AULA de ética é ridicula.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-07-06, 3:53 pm

    Birger, depende do modelo cara. Pode-se aliar coisas como história do pensamento acerca da ética, passando por São Tomás de Aquino a Kant, assim como podem haver discussões saudáveis, que faz nossos jovens pensarem. Porra, na grécia faziam parecido tem um tempinho atrás, acho que conseguimos.


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? OEEUwRevolução no ensino médio! o que vocês mudariam? 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 4:01 pm

    Antes de qualquer mexida curricular é necessário o básico: Federalização do ensino Público, investimentos maiores em remuneração de professores e melhoria das escolas e um método nacional e único de avaliação para nivelamente de Ensino Público e particular, para premiar as melhores instituições, alunos e profissionais da educação. Sem isso, pode inserir o modelo que for, a matéria que for, nada dará certo.

    Eu não acho tão absurdo o atual modelo de educação brasileiro, mais generalista. Para mim as matérias que incluiria seria Educação Moral e Cívica, um ensino mais forte em línguas estrangeiras e mais estrutura para o ensino da Educação Física. Civismo e esportes fazem muito bem para uma sociedade.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 4:29 pm

    Nightmare Elf escreveu:Birger, depende do modelo cara. Pode-se aliar coisas como história do pensamento acerca da ética, passando por São Tomás de Aquino a Kant, assim como podem haver discussões saudáveis, que faz nossos jovens pensarem. Porra, na grécia faziam parecido tem um tempinho atrás, acho que conseguimos.

    Mas isso pode-se fundir com Sociologia ou Filosofia.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-06, 7:19 pm

    Bob Joe escreveu:Antes de qualquer mexida curricular é necessário o básico: Federalização do ensino Público, investimentos maiores em remuneração de professores e melhoria das escolas e um método nacional e único de avaliação para nivelamente de Ensino Público e particular, para premiar as melhores instituições, alunos e profissionais da educação. Sem isso, pode inserir o modelo que for, a matéria que for, nada dará certo.

    Eu não acho tão absurdo o atual modelo de educação brasileiro, mais generalista. Para mim as matérias que incluiria seria Educação Moral e Cívica, um ensino mais forte em línguas estrangeiras e mais estrutura para o ensino da Educação Física. Civismo e esportes fazem muito bem para uma sociedade.

    Cara, meus pais tiveram essa matéria na época da ditadura e falam que é a maior besteira já inventada pela humanidade, é basicamente lavagem cerebral. Moral e cívica eu digo.


    O que eu acho é que mais importante do que botar uma matéria para forçar as pessoas a serem morais todo professor deveria ser bem treinado no ensino de certos valores. Aqui na minha escola, que diga-se de passagem é a melhor do brasil, todo professor do de ed. física ao de física tentava passar os valores tradicionais cristãos da escola, religião a parte, eram valores importantes de espírito esportivo, de honestidade e honra.
    Implicância com a minha pessoa à parte, acho que deu certo, não vemos alunos formados aqui fazendo o que alunos de escolas municipais fazem.

    Conteúdo patrocinado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-09, 9:10 am