Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-07-06, 2:09 am

    Relembrando a primeira mensagem :

    Muito se discute sobre kitgay, kitmimimi, ENEM, vestibular e tudo mais. Sabemos que nosso ensino é bem diferente dos outros países no mundo, com resultados bons em algumas áreas, e péssimos em outras. O que vocês mudariam no ensino médio?

    Minhas sugestões:

    -Horário integral
    -Aula semanal de ética, obrigatória e com discussões/trabalhos
    -Adição de Sociologia e informática.
    -Aula mensal de primeiros socorros, obrigatória. Não adianta sair da escola sabendo o que é fagocitose se você não sabe carregar um ferido na rua.
    -Ed. física opcional.
    -Mensalmente, presença de algum profissional ativo no mercado, para contar como é trabalhar numa área. Talvez nao sirva de nada, tenho duvidas sobre isso ainda
    -Aulas básicas das disciplinas comuns (biologia, portugues, mat..) no 1o e 2o ano. No 3o ano, o aluno escolhe: humanas, biomedicas ou exatas, e continua vendo algumas materias de forma basica, e as materias do grupo, de forma profunda.
    -Opcao de nao escolher nenhuma materia profunda, ter todas as disciplinas de forma basica, porem fazer curso tecnico/de capacitacao varias coisas.


    Sei la, eu gostaria se fosse assim.

    Abraços,

    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-07, 6:54 pm

    Druid, se histórico funcionasse, quem tem grana faria curso a tarde e escola pública de manhã, tirando só 10 nas matérias. É uma péssima ideia.

    E cara, é só observar Filosofia, Sociologia e essas coisas, ninguém estuda. Em compensação, todo mundo estuda pra Matemática, Física, Química e Português, justamente porque as provas são mais difíceis.

    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-07, 7:06 pm

    Birger Brosa escreveu:Druid, se histórico funcionasse, quem tem grana faria curso a tarde e escola pública de manhã, tirando só 10 nas matérias. É uma péssima ideia.

    E cara, é só observar Filosofia, Sociologia e essas coisas, ninguém estuda. Em compensação, todo mundo estuda pra Matemática, Física, Química e Português, justamente porque as provas são mais difíceis.

    Você não estuda na minha escola, lol

    Pessoal só se fode em filosofia e sociologia pq acha que é só estudar, que não precisa prestar atenção na aula. A maior parte da sala ficou de recuperação.

    Então chegamos a um ponto crucial. Melhore o ensino publico.

    E acredite, quem tem dinheiro nem a pau que iria "se rebaixar" a uma escola publica
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-07, 7:12 pm

    Druid of Dalaran escreveu:
    Poncheis escreveu:
    Druid of Dalaran escreveu:
    Poncheis escreveu:Seu eu ver um aluno que tira ótimas notas e ao mesmo tempo é mal comportado, eu apoiarei essa proposta do Druid.

    E que esquema você sugeriria para que as faculdades pudessem avaliar a capacidade dos estudantes de modo a poder ingressar ou não nelas?

    Embora eu ache olhar o historico do aluno (Tipo as universidades do EUA) infinitamente melhor que vestibular, alunos inteligentes ainda sim poderiam ir mal devido a moivos diversos.

    Eu acho que deveria se aplicada uma prova de conhecimentos basicos do curso em questão, com foco na sua área.Obvio que todos os cursos iriam ter uma pequena parte para portugues, por ser a lingua que vamos usar na faculdade do brasil, mas se eu quero fazer matematica, para que ir além do basico mesmo?

    E também não precisa ter perguntas sobre inequação e baskhara em uma prova se eu quero cursar Letras.

    Nada realmente dificil, para exatas, coisas como potencia, notação cientifica, porcentagem, as 4 contas basicas, regras de três, equação basica e talvez matriz.

    Humanas, já ia depender do curso desejado. Não tem por que eu ter perguntas mais complexas de historia se eu quero cursar arquitetura. Se eu quiser aprender a arquitetura de alguma epoca, como gotica, ou gregas, que tem três vertentes principais, eu aprendo no proprio curso.

    Biologicas iriam exigir uma mistura de perguntas de exatas devido aos cursos como medicina.

    Isso iria filtrar aqueles que realmente sabem o basico, e a partir disso, eu acho que uma mistura de historico escolar e entrevista entrariam em questão.

    Esse modelo é bem tosco, pois nunca desenvolvi ele muito bem. Longe de ser perfeito, ainda é cheio de possiveis erros e injustiças, mas vejo mais logica nesse do que o modelo atual de vestibulares.

    Ah claro, agora as universidades vão olhar o histórico escolar de mais de 100000 alunos ao invés de fazer uma prova, que é eficiente em ver o potencial de inteligência do aluno e é bem prático.

    Já referi a por que acho que as provas são péssimos sistemas de avaliação, e além do mais, o historico funciona nos EUA e vários outros lguares do mundo, por que não funcionaria aqui?

    Estranho, eu poderia jurar que eles também faziam provas para avalização.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-07, 7:31 pm

    Poncheis escreveu:
    Estranho, eu poderia jurar que eles também faziam provas para avalização.

    eles tb fazem, mas levma o historico em conta também.


    Sei lá, acho que aqui historico não funciona. Nada é padronizado, temos muitos professores que nao estão nem aí e dao 10 pra todos, ou fodem todos, ou fodem alguem que não vão com a cara... há escola q tem prova dificil, outras fáceis, ai não é legal.

    O que eu acho mesmo é que ensino médio deveria ser integral, ou pelo menos algo entre 8h~15h. Assim teria tempo pra se dar todas as materias básicas além de adicionar matérias de enfase a exatas,humanas ou biologicas. Isso a partir do segundo, enquanto que no 1º deveria se ter mateiras extras como primeiros socorros e outras que ajudem a formar o individuo ou adicionem conhecimentos uteis À vida, de conhecimento sobre oq segui, palestras...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-08, 3:29 pm

    Esse sistema dos EUA é horrível, ao invés de mandar bem numa prova e ser aprovado você tem que manter médias perfeitas durante a vida inteira para ter chance de entrar no MIT ou em Harvard.
    Quer dizer, se eu me fodi em matemática no primeiro ano em uma prova, já to fora de Harvard. Mesmo que eu tenha melhorado minhas notas absurdamente, porque certamente vai ter gente que tem notas perfeitas(e não são poucas)e vão entrar na minha frente.


    Pra mim prova é o melhor método de avaliação, embora tenha defeitos, e quem pensa o contrário que se foda já cansei de argumentar.
    Pra mim é papo de gente que não gosta de estudar, mimimi quero ganhar nota por participação na aula, enfia a cara no livro e faz a prova que nem homem.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-09, 11:37 pm

    Poncheis escreveu:
    "Matemática nunca é demais"

    Ótimo argumento

    Português também nunca é demais, nem por isso saio pedindo pra deixar um dia da semana separado só para esta matéria.

    Devia ter. Matemática e português são pré-requisitos para uma série de cursos, não saber isso direito pode comprometer seriamente a direção que o aluno vai tomar lá na frente. Como você faz um curso de engenharia sem saber matemática? Como você faz direito sem saber português? etc...

    E não dá para falar que as opções de curso são totalmente condicionadas pelas preferências dos alunos, muitas vezes eles deixam de considerar outras opções por não saber determinada matéria. Uma coisa é fulano não fazer engenharia por não gostar, outra é ele não fazer porque não se dá bem com matemática. E como o nosso ensino em matemática é extremamente fraco, não temos tanta gente na área de exatas, e isso, para o país, é um problema, já que várias carreiras importantes usam a matemática.

    @Elf
    Nesse esquema de aula de Ética até pode ser interessante, mas ai é imprescindível que os alunos apareçam na aula com os textos lidos. Além de que é preciso de um professor que saiba do que está falando...

    @Bob
    O que você diria de ter Direito constitucional e ética/filosofia? Acho que essas duas já servem.

    @Druid
    A prova não é o sistema perfeito, mas por que é o mais utilizado? Pois é fácil de corrigir. Agora você pega seminários, participação, etc. como você avalia essas coisas? Até dá para avaliar, mas o critério fica bem frouxo, sua nota fica mais condicionada à opinião do professor do que ao que você realmente foi capaz de aprender. Como o Tazca disse, não é a toa que ninguém estuda para essas coisas.
    Como o Birger falou, mesmo que a prova não seja o melhor método, ela, pelo menos, faz o aluno sentar e estudar. E é ai que o aluno aprende, quando ele senta e estuda. As únicas alternativas a prova que consigo pensar são trabalhos e resenhas dos capítulos ministrados em sala de aula. Mas ai é preciso de comprometimento do professor para evitar plágios e que o professor leia, de fato, os trabalhos e resenhas (ou ter um auxiliar para corrigir os trabalhos e resenhas).

    Quanto ao histórico, eu acho uma coisa ruim. Talvez colocar algum peso no histórico seja bom, mas colocar todo peso no histórico não, pois as pessoas mudam. Não são poucos os casos de pessoas que iam mal, mas uma hora se tocaram e começaram a ler a sério os estudos.

    Outro ponto, que vale tanto para os métodos alternativos quanto o histórico, é a discricionariedade do professor. Como o Tzca falou, tem professor várzea e professor que leva a sério, tem centro de ensino que leva a sério e outros que não. Aliás, nesse ponto também dá para voltar à questão dos métodos de avaliação, pois não há apenas a dificuldade de avaliar, mas também a culpa do professor. No Brasil a nossa concepção de igualdade, devido as nossas desigualdades, é tida como um “valor-fim”, isto é, como o ponto de partida é desigual, as diferenças resultantes são ilegítimas, ou justificáveis com desculpas. Dessa forma, o mérito e desempenho acabam tendo que ser ponderado pelas nossas circunstâncias (para quem quiser ler sobre isso, tem um artigo da Lívia Barbosa, “Meritocracia à Brasileira”, que trata desse assunto).

    Mas como você avalia então? Eu não sei, mas, devido a isso, o resultado que temos é que avaliações frouxas não são levadas a sério. Mesmo a prova sendo um método imperfeito, se ela for rigorosa, o aluno é forçado a estudar. O único problema mesmo é fazer com que os professores não optem por pegar leve com o aluno, e isso é bem comum de acontecer.

    Pensando em um sistema de educação ideal, eu não diria que a grade não precisa mudar. Se for mudar algo, que tenham mais ênfase em português e matemática. Nosso ensino de matemática e português é muito fraco, e, como já disse, isso diminui muito as opções futuras desse aluno. Chega a ser criminoso o que fazemos com os alunos.

    Outra medida seriam provas mais rigorosas, e que elas sejam avaliadas por professores diferentes, pois ai o sentimento de culpa em reprovar é menor, pois quem está corrigindo não fica com pena do aluno, já que não o conhece.

    Talvez a cobrança de resenhas sobre os capítulos tidos em sala de aula também sejam uma boa, pois ai o aluno necessariamente tem que ler o capítulo e necessariamente tem que escrever sobre aquilo, o que facilita não só a apreensão do conteúdo como melhora a escrita dele.

    Obviamente isso só é possível caso os professores sejam bem preparados e comprometidos, daí entra aquilo que alguns já comentaram: valorização do professor, salário bons, etc.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-09, 11:58 pm

    Xico escreveu:@Bob
    O que você diria de ter Direito constitucional e ética/filosofia? Acho que essas duas já servem.

    Apesar do tópico ser sobre Ensino Médio, parte do que falei seria melhor implementado no Ensino Fundamental, já que não dá para ensinar linhas filosóficas ou estudo constitucional para uma criança. Incutir importância à nação, para depois oferecer o conhecimento que pode proporcionar questionamentos.

    O problema da Filosofia é a forma que é ensinada. O primeiro erro é ensinar Filosofia como História. Você não pode inserir a um adolescente toda uma escola filosófica em forma de tópicos, citando nome, datas, livros e etc. Tem que existir primeiro uma série de questionamentos sobre certos aspectos, para que o aluno seja obrigado a pensar e a se questionar desenvolver seu próprio pensamento filosófico. Só aí entrar com pensamentos filosóficos autorais, com uma contextualização forte sobre o autor e suas obras.

    É uma inconsequencia jogar um Nietzsche (ou mesmo Platão) na cara de um adolescente da forma que acontece hoje. Muitos acham bobeira, mas Filosofia é arma forte, coisa séria. Acho que o livro base dessa matéria (e para os professores) deveria se "O Mundo de Sofia".
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-10, 10:27 am

    Cara, uma coisa legal é que vocês tão pensando exatamente contra a corrente, hoje a tendência é a massificação do ensino, ensinar o básico para a pessoa se tornar funcional na sociedade, ensinar filosofia e as pessoas a "pensarem" é muito bonito mas não é prático.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-10, 11:03 am

    Tezcatlipoca escreveu:Cara, uma coisa legal é que vocês tão pensando exatamente contra a corrente, hoje a tendência é a massificação do ensino, ensinar o básico para a pessoa se tornar funcional na sociedade, ensinar filosofia e as pessoas a "pensarem" é muito bonito mas não é prático.

    Tendência onde, Tezca? Na China?

    Em nenhum país europeu entre os citados a Filosofia ou a Sociologia parou de ser ensinada. É matéria obrigatória no correspondente ao ensino médio de todos os países de lá, citados como exemplo. Na high school americana, não é matéria obrigatória, mas é ensinada a quem escolher. Só que aqui no Brasil, convenientemente, a matéria foi ceifada pela ditadura em 1971.

    Não existe nenhum problema em fazer pessoas pensarem dentro de um ambiente acadêmico. A não ser que você seja um ditador, um comunista ou as duas coisas juntas. Aí seria bom tratar pessoas como peças de um processo produtivo e treiná-las somente para aquilo que importa.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Convidado 2011-07-10, 4:58 pm

    Você não entendeu, não to falando que é o errado, o certo é ensinar isso mesmo. Só to falando como é curioso que o mundo anda para a direção contrária...não que eu ache essa direção certa.

    Conteúdo patrocinado


    Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam? - Página 3 Empty Re: Revolução no ensino médio! o que vocês mudariam?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-20, 9:10 am