Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Desistencia de curso.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 9:15 am

    Eu como bom desocupado que sou, resolvei calcular quantas pessoas já desistiram do curso de graduação em física - bacharelado da turma de 2009/1, e vi que isto esta em torno de 60%, e só estamos no terceiro periodo (só uns 5 estão certos com a periodização e eu não sou um destes 5 D:).

    Então meus caros estudantes de faculdade, seja de bahcarelado, licenciatura, tecnologia, não importa, como vocês acham que anda a quantidade de desistencia de vossos cursos.

    E para já os graduados, quantos da sua turma inicial terminaram o curso com você? E quantos no total?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 12:38 pm

    Matéria interessante.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u546576.shtml

    No curso em que me formei, Ciência da Computação, a desistência é grande devido ao próprio aluno não entender do que se trata o curso. O indivíduo vê a palavra "computação" e ignora completamente o conceito de "ciência" e, mais ainda, que esse é um curso da área de EXATAS. Entra achando que vai programar o próximo Paint OnLine Você-Sabe-Qual-Jogo e descobre que o buraco é mais embaixo.

    Minha turma inicial era de 35 alunos, 4 formaram comigo e outros 7 formaram antes (mas não exatamente periodizados) e um pouco depois. Minha turma não produziu gênios, mas são todos bons profissionais.

    Eu acredito que se você gosta de um aspecto ou só de uma certa área do curso, vale a pena aturar o resto para um dia poder se dedicar àquilo que gosta. Foi o que me fez continuar e evitou que eu abandonasse o curso e voltasse para Educação Física, que como curso superior é um ótimo hobby.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 1:21 pm

    Faço design,um mês de aula e duas pessoas ja saíram do curso pq achavam que iam sair fazendo o próximo Shrek na 1ª semana de aula

    Faculdades mais "diretas"(não sei como definir o que quero dizer) como matemática,física,química,história,etc-em suma,faculdades muito centradas numa única matéria-devem acabar tendo mais desistência,meu professor de física falava que tinha gente que endoidava e sumia do nada quando ele estava cursando
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 1:34 pm

    ainda não me familiarizei com as desistências ao percorrer do meu curso, mas passei aqui só pra deixar claro um negócio da qual não falaram que é a desistência no primeiro período

    muita gente chega achando que o curso é muito foda e interessante, vê a banana no primeiro periodo, vê como vai ser o curso e foge

    ou então muita gente chega achando que o curso é muito foda e interessante, vê a banana no primeiro periodo, e aí acha que é isso a matéria e nao espera o segundo periodo pra correr, muito embora no segundo periodo acaba a bobajada e aí sim começa o curso de verdade

    ainda nao consegui descobrir qual das duas é a correta
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Nightmare Elf 2010-03-16, 2:46 pm

    É foda isso, esse povo que entra num curso de exatas e não acha que vai ter cálculo.E fica reclamando "essa merda não serve pra nada!", sem nem tentar entender e apreciar a teoria.Na verdade isso só revela como os jovens vão pra facul sem pensar direito no que querem, só indo porque é, digamos assim, um "curso natural" da vida, escola -> facul.É claro que é difícil você decidir qual curso vc quer aos 17 anos, mas nosso sistema praticamente obriga a isso (já que o mercado de trabalho prefere gente mais nova e tals)

    Como o Bob Joe falou, se vc quer muito trabalhar em algo, vc deve ter que aguentar todo o resto da graduação.Por exemplo, eu quero ser engenheiro e talz, daí tive que aguentar laboratório de química, que eu era um bosta.

    Física deve ser mto sux as turmas, geral achando que é ficar sentado embaixo de árvore até ter uma idéia maravilhosa que explique boa parte do universo.aí chegam os kilos e kilos de cálculo até provar F=Ma, e já enchem o saco.Mesma coisa com computação, acham que é jogo 1, jogo 2, jogo 3...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 2:51 pm

    Quando falei por meu professor de geo do cursinho que ia fazer EC ele disse que foi na última formatura que teve e que só 8 do 30 se formaram, e teve ano que se formaram só 4. =O

    Tenho consciência do que vou aprender e todo blábláblá, espero não ser do grupo que desiste e isso deve ser foda, tu faz uma amizade quando vê o cara desiste. =/

    Hoje fui fazer a carteira de identíficação da faculdade, andei pelo campus e , porra, não sei porque me senti inferiorizado, espero que isso mude.

    deixa eu tentar explicar melhor, não sou nenhum entocado, sou normal, mas nínguem aqui se sentiu em outro mundo? rsrs, acho que me acostumo.

    @Bob: Tu faz EF? Wow, ainda penso em algum dia fazer Música, mas daqui muuuitos anos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 4:19 pm

    @xyvon
    o que aconteceu na minha turma foi exatamente isso,saíram pq acharam que logo no 1º semestre já iam estar detonando e fazendo coisas fodas,mas na verdade não é assim
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 4:56 pm

    Não falei, mas o aspecto principal da desistencia do curso de física, é que muitos assistem documentarios como "Quem somos nós"(documentario bem fraco, por sinal) e acham que vai aparender física quântica logo no primeiro semestre(a sim, sempre tem um calouro que se mete a ver as aulas de quântica I logo no primeiro semestre haha).

    Também tem a facilidade de entrar no curso, entrar em física é muito facil, só estudar um pouquinho de todas as materias, treina umas redaçãozinhas, faz algumas listas de matematica e física e ta dentro, ai chega lá e tem que aumentar o ritimo de estudos, mas não consegue e acaba rodando em cálculo I e física I, ai ou o cara cai na real e leva a faculdade a sério, ou larga, ou fica 2 anos em cálculo I e física I (acredite, eu encontrei varias pessoas que estão a 2 anos cursando estas materias) até uma hora jubilar por ter reprovado de mais em uma mesma matéria.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 5:56 pm

    Bob Joe escreveu:Matéria interessante.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u546576.shtml

    No curso em que me formei, Ciência da Computação, a desistência é grande devido ao próprio aluno não entender do que se trata o curso. O indivíduo vê a palavra "computação" e ignora completamente o conceito de "ciência" e, mais ainda, que esse é um curso da área de EXATAS. Entra achando que vai programar o próximo Paint OnLine Você-Sabe-Qual-Jogo e descobre que o buraco é mais embaixo.

    Minha turma inicial era de 35 alunos, 4 formaram comigo e outros 7 formaram antes (mas não exatamente periodizados) e um pouco depois. Minha turma não produziu gênios, mas são todos bons profissionais.

    Eu acredito que se você gosta de um aspecto ou só de uma certa área do curso, vale a pena aturar o resto para um dia poder se dedicar àquilo que gosta. Foi o que me fez continuar e evitou que eu abandonasse o curso e voltasse para Educação Física, que como curso superior é um ótimo hobby.
    Admito que minha primeira opção de curso era informatica, afinal adoro mexer em computador/internet, e ter habilidade de vc mesmo consertar o seu computador quando ele estraga, sem depender desses tecnicos xaropes que cobram os olhos da cara e resolvem mal e porcamente o problema, é magico.

    Mas depois me informei melhor e vi que era de EXATAS, dai fui pra minha segunda opção, direito, que me informei que era de HUMANAS. Gostava um pouco de direito, mas admito que no inicio esse pouco era pouco mesmo, do ponto de questionar se eu tva no curso certo, mas com o passare do tempo fui gostando pra kct de direito. É bom demais, antes eu tinha entrado pra fazer concurso ao me formar, mas hj to até pensando em advogar e talz. Razz

    Sobre desistencias é algo que não consigo visualizar bem. Muitos fazem poucas cadeiras, ficando assim atrasados, logo isso é um motivo de maior peso pra cada semestre ter menos gente que propiamente a "desitencia". E tb tem os que ficam atrasados por rodarem, e os que transferem de faculdade(não desistiram, so estão cursando em local distinto).
    Mas é fato que os primeiros 3 semestres as salas são lotadas, do tipo ter 40 ou 50 alunos na sala. Hoje no meu sétimo semestre tem por volta de 25, e muitos estao comigo desde o inicio.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-16, 9:09 pm

    Faço CC tô no 8º período... acho que deve ter uns 50% de desistência... a maioria desiste nos primeiros períodos mesmo...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-17, 6:36 am

    Po, por enquanto só sei de 1 cara que desistiu, mas ele era africano de guiné-bissau, ele não sabia nem escrever o nome direito.Ou fazer operações matemáticas simples, como somar e subtrair.Depois de repetir 4 vezes em cálculo I ele desistiu.
    Smile
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-18, 9:47 pm

    o meu vizinho que é maconheiro que faz informatica,disse que vai trancar pra se "dedicar a musica"








    Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    ele que se foda tb
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Nightmare Elf 2010-03-19, 12:50 pm

    Tezcatlipoca escreveu:Po, por enquanto só sei de 1 cara que desistiu, mas ele era africano de guiné-bissau, ele não sabia nem escrever o nome direito.Ou fazer operações matemáticas simples, como somar e subtrair.Depois de repetir 4 vezes em cálculo I ele desistiu.
    Smile

    Racista, o que tem a ver ele ser africano com ele ser burro que nem uma porta?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-22, 9:40 pm

    Faço Eng Ambiental, acho que nem tem muita desistência.
    Pessoal que faz tem tudo fama de maconheiro é tenso.
    Tem nego na oitava fase pagando matéria na primeira, bom que a maioria que entra, entra por ser um curso easy, e tal, portanto é mais facil se destacar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-23, 4:55 am

    Nightmare Elf escreveu:
    Tezcatlipoca escreveu:Po, por enquanto só sei de 1 cara que desistiu, mas ele era africano de guiné-bissau, ele não sabia nem escrever o nome direito.Ou fazer operações matemáticas simples, como somar e subtrair.Depois de repetir 4 vezes em cálculo I ele desistiu.
    Smile

    Racista, o que tem a ver ele ser africano com ele ser burro que nem uma porta?


    Coincidência. Sei lá, o brasil é idiota de ficar aceitando esses africanos, nunca vi um que conseguisse tirar mais de 5 em qualquer matéria.Todos eles vem pra cá, porque acham que as mulheres gostam de negões, eles acham que vão ser q nem o snoop dog naquele clipe.
    Esse daí até era esforçado, mas o pequeno cérebro dele não deu conta de engenharia.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-23, 2:38 pm

    Melhor desistir agora do que depois que já se formou perceber que nao é isso que você quer fazer da vida.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Convidado 2010-03-23, 3:51 pm

    Tezcatlipoca escreveu:
    Nightmare Elf escreveu:
    Tezcatlipoca escreveu:Po, por enquanto só sei de 1 cara que desistiu, mas ele era africano de guiné-bissau, ele não sabia nem escrever o nome direito.Ou fazer operações matemáticas simples, como somar e subtrair.Depois de repetir 4 vezes em cálculo I ele desistiu.
    Smile

    Racista, o que tem a ver ele ser africano com ele ser burro que nem uma porta?


    Coincidência. Sei lá, o brasil é idiota de ficar aceitando esses africanos, nunca vi um que conseguisse tirar mais de 5 em qualquer matéria.Todos eles vem pra cá, porque acham que as mulheres gostam de negões, eles acham que vão ser q nem o snoop dog naquele clipe.
    Esse daí até era esforçado, mas o pequeno cérebro dele não deu conta de engenharia.


    Gente, novidadades.Ele ia mudar de curso, pra medicina lol.Mas não foi aceito e continua na engenharia química.

    Conteúdo patrocinado


    Desistencia de curso. Empty Re: Desistencia de curso.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-17, 8:44 am