Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    Lista de temas de final de curso para Computação

    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-05-02, 8:08 pm

    Fonte: http://vitorpamplona.com/wiki/Id%C3%A9ias%20e%20Temas%20Quentes%20para%20TCC%20em%20Computa%C3%A7%C3%A3o

    Esse post é de 2008, mas foi atualizado, e muita coisa aí está em alta e talz.

    Pra quem tá começando, até deve ser uma boa dar uma lida.Mas lembrem-se: muitos temas muito legais não são aplicados no mercado ou dão pouco dinheiro ou não tem no Brasil.





    Áreas quentes (Relativamente novas e com muitos problemas):

    * Técnicas para processamento de Linguagem Natural (PLN) e mineração de dados com técnicas PLN aplicado à textos livres da internet. Hoje Visão Computacional é uma das maiores áreas de pesquisa do mundo. É de se esperar que PLN se torne tão grande quanto Visão Comp.
    * Algoritmos para tagging de imagens automaticamente usando a internet. Área antiga, mas com muito a ser feito ainda. O problema de nomear itens em images está longe de ser resolvido.
    * Porte ou criação de algoritmos explorando alto paralelismo em GPUs (Cuda / OpenCL). Ambientes de computação paralela como GPUs e Cloud computing vieram para ficar. Apesar da área de pesquisa já estar meio batida, estas arquiteturas estão cada vez mais presentes em aplicações industriais. Por exemplo, como paralelizar automaticamente um código procedural em uma linguagem qualquer?
    * Desenvolvimento de IDE ou plugins para Cuda / OpenCL e ferramentas para Debug de Shaders (GLSLDevil, GLSLAngel). Há ainda muito a ser feito em termos de IDEs para processamento paralelo. Praticamente não há nada comparável com IDEs de programação sequencial.
    * Melhores compiladores para o hardware gráfico baseado no código compilado do Cuda. Os compiladores para ambientes paralelos ainda não são ótimos, podem ser melhorados significativamente.
    * Volunteer Computing e / ou Computação Soberana (Sneer). Misturam processamento paralelo com redes sociais para resolver problemas. Os algoritmos atuais são apenas implementações básicas, ainda não extraem o real valor de uma rede social e muitas máquinas passam a maior parte do dia ociosas.
    * Novas interfaces para dispositivos médicos e tecnologia da informação para a Medicina. Telemedicina, Medicina 2.0 e celulares. Como ampliar o acesso a informação médica? Como baixar o custo de equipamentos médicos?
    * Qualquer superfície pode ser um novo display e qualquer superfície pode ser um novo dispositivo de entrada de informações.
    * Ferramentas para gerência de acões em bolsa de valores e algorítmos de análise e predicão econômicos. Bolhas, investimentos, etc. Como utilizar redes sociais para melhorar as predicões destes algoritmos?
    * Sistemas de gerência agrária, pecuária e pesca. O país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e carece de sistemas integrados na área. Uso de sesores de clima é essencial.
    * Sistemas de apoio, predição e re-organização de emergências e desastres naturais. Como re-distribuir o trânsito dado que parte da cidade está alagada? Como responder a uma ameaça de tsunami na costa brasileira?
    * Criação de robôs baseados em tecnologias verdes e baratas para efetuar tarefas domésticas.
    * Criação de super humanos. Como melhorar a visão humana nas atividades do dia a dia? Como adicionar informações ao que a pessoa ve? Por exemplo, dado um evento com pessoas desconnhecias, como descobrir quem as pessoas são para obter informações para um contato inicial? Trabalhos com exo-esqueletos são muito bem vindos.
    * Deficientes: Como ajudar um cedo a obter a informação 3D do mundo sem a necessidade de tocar em objetos? Como traduzir áudio em língua de sinais? Como sistemas de informática poderiam melhorar as nossas cidades para estas pessoas? Um sistema de GPS, por exemplo, pode ajudar um cedo a se locomover em uma cidade desconhecida?
    * Ferramentas para gerência de energia e energia verde.
    * Games (Xbox / XNA, Wii, Move, Nitendo 3DS, iPad, iPod, Android). Games são sempre uma boa pedida, mas requerem multidisciplinaridade, dado que é necessário desenvolver a história, enredo, gráficos e motores de jogos para que o objetivo final seja alcançado. Foque-se em consoles novos com possibilidades diferentes de interação humano-computador. Nesta linha, estão em alta jogos educacionais e jogos pervasivos e ubíquos além de jogos para App Stores.
    * Toon shading e ilustrações. Como gerar ilustrações técnicas a partir de outros tipos de formatos, como malha de triângulos, dados paramétricos ou formatos de CAD?
    * Sketch-based interfaces. Como transformar um Sketch em entrada para um sistema?
    * Rendering fotorealista da quebra das ondas do mar. Nunca vi algo nesse gênero.
    * Ferramentas para linguagens baseadas em restrições (Jason / AgentSpeak).
    * Interfaces eficientes para controle de grupos em ambientes 3D.
    * Sistemas didáticos para dispositivos infantis (OLPC, Classmate, Cowboy). Como transformar um Laptop em uma ferramenta educacional?
    * Desenvolvimento de linguagens específicas para um domínio (DSL). Otimizar compiladores para ambientes específicos (ex. Cloud Computing) utilizando novas DSLs ou porte de um compilador de linguagem funcional para a VM Java ou DotNet. Criação de DSLs para ampliar características de linguagens, como unir Java e SQL em uma única linguagem ou criar uma DSL para o pipeline gráfico. Extensão de linguagens para especificação de grandezas quando trabalhando com números (m, km, lt,...), para especificação de casas decimais nas variáveis de ponto futuante (Antigo Cobol) ou para incluir instruções de pesquisa em banco de dados nativo (SQL / OQL).
    * Aplicações e bibliotecas em TV Digital (Ginga)
    * Desenvolvimento de motores de jogos para web como a Unity, mas usando HTML5.
    * Ferramentas para mixagem e produção de áudio, usando recursos da internet e redes sociais. Grande chance de vender o software após. Como fazer pesquisas no áudio por acordes e harmonias das músicas? Como descobrir se parte da harmonia de uma música foi copiada em outra?
    * Avaliação de performance Swing vs GTK vs QT vs SWT com vários look and feel e themas.
    * Gerador automático de palavras cruzadas on-line usando informação na web. Como usar os textos e fóruns presentes na web para gerar um jogo de palavras cruzadas? Provavelmente utilizará técnicas de PLN.
    * Hardware de proteção somente leitura para pen drive. Para evitar contaminação de vírus no pendrive, deve-se criar uma forma de evitar a gravação no dispositivo quando conectado a redes infectadas.
    * Avaliação de usabilidade Gnome vs KDE vs Windows vs MacOS. Usabilidade é sempre um grande tópico de pesquisa e a comunidade de software livre, principalmente, sofre com a falta de informação nesta linha.
    * Ferramentas para detecção de abuso (memória, rede ou processamento) em servidores. Aplicativos que rodam em servidores podem consumir toda a banda ou todo o processamento e deixar outras aplicações travadas. Dado que você não tem acesso aos códigos das aplicações, como garantir que isso nunca ocorra?
    * Ferramentas para a BioAPI em linux (leitures de impressão digital). Leitores de impressão digital e reconhecimento de íris estão apenas entrando no mercado. Muitas aplicações ainda precisam ser criadas para a utilização em massa destes apaprelhos.
    * Desenvolvimento de ferramentas para o CouchDB e outros. Otimizações e ferramentas para a linguagem Boo / Lua e porte automático entre linguagens e frameworks. Desenvolvimento de IDEs para programação e debug de linguagens funcionais. Muitos frameworks e novas linguagens carecem de ferramentas de apoio. Estas ferramentas são essenciais para uma ampla adoção da tecnologia.
    * Desenvolvimento de Dynamic Aspect Oriented Programming para alguma linguagem.
    * Algoritmos para banco de dados orientados a objeto distribuídos. Normalmente a construção deste tipo de banco de dados quebra o encapsulamento e a herança e são necessárias mudanças no modelo de dados para atingir o ótimo. Como resolver isso?
    * Algoritmos para descobrir de quebra de direitos autorais e cópia de conteúdo para internet. O quanto dos textos da internet são pirateados? Áudio, Vídeo?
    * Estimativa de complexidade e escalonamento em máquinas virtuais rodando em micros multi-core. Escalonamento e divisão de tarefas para engines de Jogos massivos on-line.
    * Jogos Massivos em P2P
    * Tecnologias e testes reais de e-learning
    * Ferramentas para instalação / deploy massiva de sistemas operacionais. Imagine uma rede com 2000 máquinas linux, como você atualiza o sistema operacional de todas elas?
    * Ferramentas integradas para manutenção de redes corporativas hierárquicas
    * Ferramentas para auditoria em software
    * Ferramentas para extrair textos a partir de vídeo / áudio
    * Confecção de sistemas de cache para dados orientados a objeto. O hibernate ainda está longe de resolver esse problema.
    * Visualização real-time de grandes (Gibabytes / Terabytes) datasets (regulares, irregulares, temporais)
    * Criação automática de perfil pessoal capturando ações do usuário em seu computador.
    o Modelo de interesse pessoal e adaptação da estrutura computacional automaticamente conforme o interesse.
    o Identificação probabilista automática de novos usuários por análise de suas atitudes.
    * Pesquisa de soluções alternativas para senhas (Velocidade de Digitação, por exemplo)
    * Ferramentas para marcação de tempo no computador para análise de produtividade
    * Ferramentas inteligentes para organização de arquivos de áudio e vídeo.
    * Alertas regionais (mudança de tempo / clima) para celulares com GPS.
    * Geração automática de certos tipos de áudio que ativam a concentração e aumentam a produtividade humana (http://naturesoundsfor.me/)
    * Desenvolvimento de jogos, bibliotecas gráficas e motores de jogos em programação funcional
    * Redes interplanetárias e roteadores espaciais
    * Compressive Sensing
    * Light Field Cameras, multi-focal picture e fotografia computacional. Criar um mapa 3D da cena usando light field cameras ou stereo cameras. Adicionar processamento em cameras digitais para que a imagem capturada seja melhorada. Dicas: A imagem que a camera captura não precisa ser uma foto, pode ser algo completamente codificado onde um algoritmo recriaria a foto.
    * Arquiteturas de ensino a programação para crianças e a integração destas com sistemas Lego e Lego Mindstorms.
    * Time Machine for linux: Controle de versão em todos os arquivos do sistema operacional e a possibilidade de retornar a configurações anteriores.


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Lista de temas de final de curso para Computação OEEUwLista de temas de final de curso para Computação 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-02, 8:44 pm

    Acho que você deveria desenvolver redes interplanetárias e roteadores espaciais, achei o tema interessante e quero ser capaz de acessar Wi-Fi quando eu for à lua.

    Ou talvez exo-esqueletos e melhoramento do corpo humano, eu sempre fui fã de um approach mais biológico mas seria interessante um exo-esqueleto que me desse super-poderes.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-05-02, 10:17 pm

    Tezcatlipoca escreveu:Acho que você deveria desenvolver redes interplanetárias e roteadores espaciais, achei o tema interessante e quero ser capaz de acessar Wi-Fi quando eu for à lua.

    Ou talvez exo-esqueletos e melhoramento do corpo humano, eu sempre fui fã de um approach mais biológico mas seria interessante um exo-esqueleto que me desse super-poderes.

    Tezca, vc sabe que um TCC não precisa ser uma solução concreta, praticável e pronta pra entrar em produção, né?



    Pode ser só o estudo/análise de uma tendência tecnológica.


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Lista de temas de final de curso para Computação OEEUwLista de temas de final de curso para Computação 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-02, 11:24 pm

    Cara, estudo é coisa de intelectual, comunista e tal, você como estudante de engenharia deveria fazer algo concreto.
    Mas fica aí a questão, o que falar sobre roteadores interplanetários, fiquei curioso.

    Sério, eu quero fazer algo revolucionário no meu TCC.
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Nightmare Elf 2011-05-03, 12:07 am

    Caralho, tem isso mesmo Laughing achei que essa parada de wifi interplanetário fosse zuera sua.


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    Lista de temas de final de curso para Computação OEEUwLista de temas de final de curso para Computação 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-03, 10:29 am

    Tezcatlipoca escreveu:Cara, estudo é coisa de intelectual, comunista e tal, você como estudante de engenharia deveria fazer algo concreto.
    Mas fica aí a questão, o que falar sobre roteadores interplanetários, fiquei curioso.

    Sério, eu quero fazer algo revolucionário no meu TCC.

    Laughing

    Menino novo, menino inocente.


    @Topic
    Meu TCC foi uma implementação do protocolo BitTorrent para compartilhamento de conteúdo científico. Nada de novo, o BitTorrent é padrão aberto, mas deu um trabalho fdp, principalmente desenvolver o programa e os sockets para o processo. E ficou um lixo no final, nem eu usaria aquela porcaria.

    Mas agora me sinto fazendo algo útil (e futuramente rentável) na minha bolsa de pesquisa. É sobre Cloud Gaming, um conceito que tem menos de 4 anos. Quero ganhar uma bolsa de mestrado com esse projeto, de preferência lá fora, então estou caprichando.



    Nightmare Elf escreveu:Caralho, tem isso mesmo Laughing achei que essa parada de wifi interplanetário fosse zuera sua.

    Em termos de computação, não deve ter muita diferença do wifi normal.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-03, 10:57 am

    Nego discutindo altas coisas de TCC.

    Sei nem o que fazer no meu.

    Btw, caixa de texto r0x essa que colocaram agora heim.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-03, 9:59 pm

    Bob Joe escreveu:
    Tezcatlipoca escreveu:Cara, estudo é coisa de intelectual, comunista e tal, você como estudante de engenharia deveria fazer algo concreto.
    Mas fica aí a questão, o que falar sobre roteadores interplanetários, fiquei curioso.

    Sério, eu quero fazer algo revolucionário no meu TCC.

    Laughing

    Menino novo, menino inocente.


    @Topic
    Meu TCC foi uma implementação do protocolo BitTorrent para compartilhamento de conteúdo científico. Nada de novo, o BitTorrent é padrão aberto, mas deu um trabalho fdp, principalmente desenvolver o programa e os sockets para o processo. E ficou um lixo no final, nem eu usaria aquela porcaria.

    Mas agora me sinto fazendo algo útil (e futuramente rentável) na minha bolsa de pesquisa. É sobre Cloud Gaming, um conceito que tem menos de 4 anos. Quero ganhar uma bolsa de mestrado com esse projeto, de preferência lá fora, então estou caprichando.



    Nightmare Elf escreveu:Caralho, tem isso mesmo Laughing achei que essa parada de wifi interplanetário fosse zuera sua.

    Em termos de computação, não deve ter muita diferença do wifi normal.

    Cara em ciência da computação não muda nada, mas em engenharia deve-se pensar que o wifi interplanetário tem que vencer os ruídos gerados pela radição espacial além do efeito doppler, já que os planetas estão em movimento em relação aos outros.

    E não sabia que você decidiu escolher uma carreira acadêmica, vai terminar com 33 anos com pós-doutorado e sem emprego.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-03, 10:06 pm

    Academico das ciencias da computação e isso existe?

    Bob fale um pouco sobre o cloud gaming ae.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-03, 11:15 pm

    To no 2º sem de ec e nem sei o que vou fazer

    Lista de temas de final de curso para Computação Meme-yao-ming

    Porém minhas notas não são boas, então meu TCC vai ser daora. Bigode

    EDIT: Tópico similar a esse segundo o forumeiros:

    http://hooponopono.forumativo.com/t1598-existe-curso-de-aprofundamento-em-hooponopono-a-distancia

    Laughing
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Convidado 2011-05-04, 12:16 am

    Tezcatlipoca escreveu:E não sabia que você decidiu escolher uma carreira acadêmica, vai terminar com 33 anos com pós-doutorado e sem emprego.

    Eu não escolhi carreira acadêmica, ainda estou trabalhando. Só estou em um projeto de pesquisa porque quero uma bolsa de mestrado. E mestrado é o mínimo para entrar em qualquer empresa de Palo Alto. Em computação, pesquisa nem sempre quer dizer carreira acadêmica, ainda mais para quem está disposto a sair do país.

    Aoshi Sharpmind escreveu:Academico das ciencias da computação e isso existe?

    Bob fale um pouco sobre o cloud gaming ae.

    É uma aposta de futuro, ainda não é rentável nem para as empresas que já prestam o serviço. Mas pode ser o futuro dos games.

    Baseado na estrutura de computação em nuvem, os jogos são processados e renderizados em servidores e enviados ao usuário final apenas como conteúdo multimídia (áudio e vídeo). Isso desonera o sistema final e acaba até com problemas de compatibilidade de sistemas. Se você procurar na Youtube por OnLive (a empresa que presta esse serviço), verá vídeos do Crysis, jogo com requisitos de sistema altíssimos (por ser mal programado, diga-se de passagem) e feito para Windows, rodando liso em um iPad primeiro modelo, com iOS.

    Meu projeto se foca na parte da transmissão desse conteúdo. E existem particularidades e limitações técnicas, tecnológicas e físicas que precisam ser levadas em conta na hora de implementar soluções. Uma delas por exemplo, é o limite de velocidade de dados em fibra ótica, que ainda não ultrapassa os 200.000 m/s. Além disso, a transmissão precisa ter pelo menos 30 fps e o tempo de resposta de cada pacote(RTT) não pode passar de 30 ms. E existem outros fatores mais técnicos também, que precisam ser respeitados tipo: como esses dados saem do processamento? Como tratar as interações do usuário para não haver atrasos?

    É mais ou menos isso.

    Conteúdo patrocinado


    Lista de temas de final de curso para Computação Empty Re: Lista de temas de final de curso para Computação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-07, 2:41 am