Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Nightmare Elf 2010-07-22, 3:26 am

    Sabe quando você vê um amigo seu fazendo merda, e você quer impedi-lo por um lado mas por outro ele deve fazer o que quiser e você não quer falar pra ele que ele tá fazendo merda?


    Fico aqui pensando: se eu soubesse que uma pessoa está fazendo algo de errado com ela mesma, devo impedir? Mas, e a liberdade dela (CONSIDERANDO TUDO DENTRO DA LEI E TAUS) ?

    Mas o foda é: "melhor" - "pior" - "bom" - "ruim" são coisas subjetivas.Então, primeiro eu teria que saber que estou certo.Situação mais trivial que consegui pensar: suicídio.Não é bom se matar.Isso eu poderia impedir.

    Bem, to com sono, amanhã penso mais nisso.Completem estes vagos pensamentos.

    Abraços


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? OEEUwó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 4:15 am

    Acho que o certo não é tentar impedir, mais tem sim é que alertar, ai se ela quiser fazer a merda vc pode dizer, "eu não avisei?"

    A menos em casos extremos, como o suicidio. E claro não arriscando a própria vida, pq se matar poe alguem que não quer viver é tenso.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 6:58 am

    Quem gosta da pessoa tenta salvar.

    Se você sabe que é ruim, vai ferrar com a vida dele e etc. E você se preocupa com ele, o certo seria estar la dizendo "continua assim, bundao, e vai tomar no rabo"

    Fica meio macho, mas: Quem ama se preocupa.

    Não é o que os pais fazem quando uma criança esta fazendo algo errado?



    Eeee vocês se preocupam muito com liberdade. Liberdade, liberdade.

    Esquecem que existe a libertinagem.

    Liberdade nem sempre é uma boa.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 7:45 am

    Impedir?


    Como voce vai impedir?

    Trancar ele em algum lugar ate ele mudar de idéia?

    Avisar =/= Impedir.

    De uma forma ou de outra por mais que voce avise e ele ignore então ele vai se f**** depois e vai aprender.

    Simples.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 10:21 am

    alerte ele, se ela errar no futuro, for por decisao dele
    ele sabia qe podia dar merda
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 10:39 am

    so avisa q o baguio vai dar errado

    c esse "baguio" der errado vc fala
    EU TE AVISEI

    dai vc vai c sentir a pessoa mais foda do mundo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 11:03 am

    Se ele está fazendo merda e sabe que vai dá merda, então que se foda.

    Se ele está fazendo merda mas não sabe que vai dá merda, então eu dou um aviso.

    Sobre a questão do suicídio...

    Prefiro nem comentar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 11:27 am

    se vc tiver absoluta certeza de q vc esta certo eu acho que vc pode e deve tentar impedir,por um bem maior.
    mas se vc não tiver certeza absoluta vale mais vc dar um alerta,ostrar o seu ponto de vista e talz
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 11:40 am

    Dá um toque para ele. Você vai estar "ajudando" ele, sem interferir no livre arbitrio dele, pois ele deve decidir seguir seu conselho ou não.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 11:41 am

    Se fosse algo relacionado a suicídio ou dorgas eu impediria.

    Agora, uma questão com cocotas ou outra coisa "mais leve" eu deixava ele se fuder.

    Depois falava aquela frase que todo mundo adora ouvir: "EU FALEI QUE IA DAR MERDA!"
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 12:05 pm

    Se você acha realmente que o que ele vai fazer é ruim e só vai prejudicar a vida dele, avise-o, se ele continuar você pode dizer "eu te avisei" ou ficar queto pra que ele mesmo se lembre que você avisou e ele que ficou na merda porque não te ouviu.


    Última edição por Kadaj em 2010-07-22, 12:09 pm, editado 1 vez(es)
    Nightmare Elf
    Nightmare Elf
    Admin OdD
    Admin OdD


    MBTI : INTJ
    Mensagens : 5728
    Data de inscrição : 22/08/2009

    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Nightmare Elf 2010-07-22, 12:07 pm

    wingsilver escreveu:Quem gosta da pessoa tenta salvar.

    Se você sabe que é ruim, vai ferrar com a vida dele e etc. E você se preocupa com ele, o certo seria estar la dizendo "continua assim, bundao, e vai tomar no rabo"

    Fica meio macho, mas: Quem ama se preocupa.

    Não é o que os pais fazem quando uma criança esta fazendo algo errado?



    Eeee vocês se preocupam muito com liberdade. Liberdade, liberdade.

    Esquecem que existe a libertinagem.

    Liberdade nem sempre é uma boa.

    bom post wing, +1



    Caras, falar "eu avisei" não melhora nada além do seu ego...


     

    _________________________  ▲▼ _________________________

     
    Membro da panela dos que tinham dragões antes disso ser legal
    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? OEEUwó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? 6sl9l



    OdD 1: Ascensão 22/08/2009 - 20/07/2011
    OdD 2: Queda 20/07/2011 - 22/03/2014
    OdD 3: Atendendo a pedidos - 22/03/2014+
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 1:30 pm

    sou egomaníaco
    +sério
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 1:50 pm

    É foda mesmo, um amigo meu eu to praticamente desistindo dele, tem uma uma mina q gosta d+ dele e ele lembra o Howard naquele episodio do TBBT, em que a Bernadette fala que era o terceiro encontro e que era a hora de perguntar se eles teriam coito pra uma relação séria, ou so algo de "1 noite", e o howard fica indeciso sobre niciar um relacionamento sério com ela ou não, pois fantasiava uma atriz de hollywood(namorada imaginaria dele, aparecia na banheira). Redface

    Enfim, eu e mais um amigo em comum nosso tentamos muito ajudar ele, falamos coisas que ele precisa mudar e ele desconversa, troca de assunto, ou diz pra "nao se meter na vida dele". Afff, se catar...¬¬


    Tenso, esse vai ser o futuro virgem de 40 anos. =/
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 1:56 pm

    Discordado um pouco do Wing (como de costume), eu não diria que isso é questão de respeitar ou não a liberdade do individuo. Mas sim em respeitar a autonomia do individuo.

    Se ele esta consciente de suas ações, então você tem que respeitar a autonomia dele, ponto.

    Acredito que esse amigo seu não seja mais uma criança, então não cabe a você dizer o que é certo ou errado para ele. Se você acredita que ele esta tomando uma atitude que vá prejudica-lo, então mais do que simplesmente avisar ou ser arbitrário, eu diria para você conversar com ele. Acho que nada supera a deliberação, de longe é a melhor forma de decidir alguma coisa importante. Ou seja, o maximo que você pode fazer é forçar ele a ter uma conversa com você.

    Como o Wing disse, quem ama se preocupa. Mas lembre-se que quem ama também respeita. Ao menos eu acredito que dentro do respeito também esta incluido ser capaz de confiar e compreender o outro. Se a pessoa pensou de forma racional e chegou a conclusão de que deve fazer X, independentemente disso a prejudicar ou não, então você não pode simplesmente chegar e dizer "você esta errado, eu estou certo", a sua decisão tem tanto valor quanto a decisão dessa pessoa, o que te faz pensar que você tem o direito de simplesmente atropelar a autonomia do outro?

    Eu ao menos só consideraria aceitável fazer uma coisa dessas se essa decisão desse seu amigo implicar em pejudicar outras pessoas. Ou se for algo de momento (ex: Ele levou um fora e agora quer se castrar. Acho válido segurar ele nesse momento de euforia até ele se acalmar e conseguir tomar uma decisão mais refletida).
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 2:11 pm

    Xico escreveu:(ex: Ele levou um fora e agora quer se castrar. Acho válido segurar ele nesse momento de euforia até ele se acalmar e conseguir tomar uma decisão mais refletida).

    Queria que alguem tivesse me segurado Crying or Very sad
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 7:02 pm

    Cara, depende demais do que a pessoa esta fazendo. Se ela vai fuder pra caralho com a propria vida, ai eu acho que você deve agir.

    Mas depende muito do que a pessoa esta fazendo, o quanto ela acha que aquilo é o certo ou a melhor coisa pra ela. As vezes basta você questionar indiretamente para ela pensar duas vezes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 8:56 pm

    Xico escreveu:Discordado um pouco do Wing (como de costume), eu não diria que isso é questão de respeitar ou não a liberdade do individuo. Mas sim em respeitar a autonomia do individuo.

    Se ele esta consciente de suas ações, então você tem que respeitar a autonomia dele, ponto.

    Acredito que esse amigo seu não seja mais uma criança, então não cabe a você dizer o que é certo ou errado para ele. Se você acredita que ele esta tomando uma atitude que vá prejudica-lo, então mais do que simplesmente avisar ou ser arbitrário, eu diria para você conversar com ele. Acho que nada supera a deliberação, de longe é a melhor forma de decidir alguma coisa importante. Ou seja, o maximo que você pode fazer é forçar ele a ter uma conversa com você.

    Como o Wing disse, quem ama se preocupa. Mas lembre-se que quem ama também respeita. Ao menos eu acredito que dentro do respeito também esta incluido ser capaz de confiar e compreender o outro. Se a pessoa pensou de forma racional e chegou a conclusão de que deve fazer X, independentemente disso a prejudicar ou não, então você não pode simplesmente chegar e dizer "você esta errado, eu estou certo", a sua decisão tem tanto valor quanto a decisão dessa pessoa, o que te faz pensar que você tem o direito de simplesmente atropelar a autonomia do outro?

    Eu ao menos só consideraria aceitável fazer uma coisa dessas se essa decisão desse seu amigo implicar em pejudicar outras pessoas. Ou se for algo de momento (ex: Ele levou um fora e agora quer se castrar. Acho válido segurar ele nesse momento de euforia até ele se acalmar e conseguir tomar uma decisão mais refletida).

    Bom post Xico.


    Elf muito lambe bolas do wing.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 10:00 pm

    Nem todas as pessoas têm a capacidade de raciocinar como a sua xico.
    Pessoas são diferentes. Existem pessoas inocentes, voláteis e impulsivas, imprudentes ou inconseqüentes, imperitas e etc.

    Digamos que o amigo do xico queira andar juntinho com o maconheiro e traficantezinho da faculdade. (sempre tem)
    Xico acredita que o amiginho dele antes de dormi, ainda deitado em sua cama com a fronha do superman pensou em todas as possibilidades que cercam andar com o maconheiro que tem contato com o trafico.

    Digamos que isso realmente aconteça com o amigo do xico e ele resolva “o cara é maneiro e descolado, vou correr o risco”.
    Xico como um bom amigo, vai no mínimo dar um toque para o rapaz (se voce deixar, voce é um babaca)
    “Ei cuidado com o esse ai”

    Ok. Foi um tipo de aviso e vai valer.

    Agora será que ele( o amigo) não vai se arrepender quando for pego com o traficante em uma batida policial? E se os bandidos acharem o corpo dele bonito?

    E vc, Xico, como amigo, só vai ficar no “eu te avisei” e ficar mau por ele?
    Não rola um “eu poderia”?

    Você não tem que bater de frente com seu amigo, ao tem que jogar o cara numa masmorra ou coisa assim.
    Você é amigo dele, sabe como contornar a situação e chegar nele, como puxar a orlha.

    Eu faria isso. Eu tenho esse senso protetor que me impede de deixar uma pessoa se ferrando assim.

    E se um dia eu estiver me ferrando, quero que um amigo chegue pra mim e me de o puxão de orelha.


    Xico sempre vai discorda de mim nesse quisto que tem haver com liberdade. Eu sou a favor do limite ele é a favor do façam o que quiser.



    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-22, 10:49 pm

    Repetindo o que disse:

    "Se você acredita que ele esta tomando uma atitude que vá prejudica-lo, então mais do que simplesmente avisar ou ser arbitrário, eu diria para você conversar com ele." e "Ele levou um fora e agora quer se castrar. Acho válido segurar ele nesse momento de euforia até ele se acalmar e conseguir tomar uma decisão mais refletida"

    Sei que nem todo mundo toma decisões de forma refletida e consciente. Também sei que as vezes, mesmo assim, esquecem detalhes importantes que evitariam prejuizos desnecessários. E é exatamente por isso prefiro mais a conversa do que o mero aviso ou outros métodos. E quando digo conversar, eu digo sentar e conversar mesmo sobre isso, até chegar em um consenso. Se não for possível, ao menos tentei. Fico com minha mente limpa.

    Resumindo: Se ele sabe o que esta fazendo, então que seja assim. Se ele não tem consciencia de onde esta se metendo, pelos mais variados motivos (depressão, impulsividade, burrice, etc), dai já é outra história...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 12:23 am

    Tipo,de segurar,tentar impedir de forma mais "agressiva" a pessoa de cometer certos atos eu não sou a favor,exceto em casos como suicídios,ou algo do tipo,que vá causar um grande estrago a pessoa,e que esse estrago seja algo "certo",qu vai ocorrer mesmo

    Já se a questão é mais subjetiva,depende do que eu acho certo e do que o cara acha certo e quer,acho melhor levar na conversa,auxiliar a pessoa,mostrar os pontos negativos,sempre tentar deixar ela escolher o que quer,depois de vc dizer as coisas,dar uma certa liberdade,se ela errar,pode aprender com o erro


    eu costumo fazer algo desse tipo,sempre que meus amigos contam alguma coisa,alguma dúvida ou problema,eu dou minha opinião e tento auxiliá-los,mas tento também não passar do limite com eles,deixar eles escolherem

    mas em algumas vezes eu também insisto pra caramba em certas coisas pras pessoas não fazerem algo que vão se arrepender




    preguiça de fazer um texto mais detalhado,melhor,mas é mais ou menos isso aí o que penso

    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 12:47 am

    Suicídio é uma coisa tensa, tenho um amigo que se suicidou porque o namoro dele de 2 anos acabou, juntou ao fato que a mãe dele tinha morrido... o foda é que no dia anterior a gente riu, conversou pra caramba, falei pra ele esquecer essas coisas, procurar outros jeitos de se divertir e talz, me sinto muito culpado até hoje, porque sempre acho que poderia ter feito alguma coisa pra impedir. E sim, ele disse pra mim inúmeras vezes que tinha desistido da vida, etc... mas eu nem liguei, porque ele tava bêbado.

    Cara, por menor que for a cagada que ele pode fazer, tenta impedir... conversa com ele, esclarece as coisas e talz, por menor que for a merda.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 7:11 am

    claro, xico.

    Se o cara tiver a cara e a atitude do Brock Lesnar

    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Brock_lesnar_loves_you

    Afinal é um amigo seu que é decidido e sabe o que faz.

    Você sabe que ele mesmo consegue se safar daquilo.


    Existem varios tipos de amigos. Eu vou agir de acordo com a personalidade deles para evitar que eles cometam erros.
    Os que sei que se viram sozinho. Eu vou so avisar.
    Os que nao percebem nem com uma lupa de aumento eu vou abrir os olhos.

    Simples. Nao estou falando para ser um pé no saco, entrao na vida do outro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 9:43 am

    Nem perde tempo com isso, no final não vai fazer nenhuma diferença pra você.E pra falar a verdade, a menos que seja seu filho, esse tipo de conselho não ajuda muito. Tenho amigos que usam drogas, já falei pra alguns que isso vai dar merda, o que é até redundante já que todo mundo sabe que vai dar merda, mas nenhum liga.
    Eu posso estar ficando cada vez mais frio, mas o que eu acho é que a vida dos outros não importa muito, tentar ajudar, botar no caminho certo...que diferença faz no final, não é como se você fosse ser recompensado no futuro com o paraíso, ou que eu estivesse interessado também.



    Po, brock lesnar até aqui na odd não, esse cara tá muito cheio de si, daquia pouco ele vai dominar a internet também.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 11:23 am

    Sou exactamente como vc Wing.
    Faço dos seus posts os meus.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 12:59 pm

    @Wing

    porra, e não foi exatamente o que eu disse?

    Se o sujeito esta consciente e tal = ok
    Se não = Vamos conversar mais um pouco

    Não sei seu método para fazer alguem abrir os olhos, mas o meu é através da conversa.


    ps: Alguem notou que o Transfuncionador Contínuo transformou porra em sêmen e sêmen em porra?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 6:58 pm

    Da um toque pra ele tipo:
    Cara presta mais atençao na suas atitudes vc pode acabar se ferrando.
    Seja sutil pra ele se tocar, se mesmo assim continuar so resta jogar na cara dele q vc tava certo e ele tava errado e seguir a vida
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-23, 9:52 pm

    ajude-o, avise-o

    não deixe que ele se de mau por causa de você
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-24, 1:00 am

    Diz o velho ditado que "passarinho que come pedra sabe o cu que tem". Se ele está fazendo merda ele no mínimo sabe dos riscos que corre.

    Enfim, você é amigo dele: impedi-lo você não pode porque seria muito egoísmo da sua parte, mas sêmen...avisa. A escolha é dele, e se o cu dele ficar ardido de tanto cagar pedra, o problema é dele.


    Você avisou.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Convidado 2010-07-24, 5:47 am

    Blaze escreveu:Diz o velho ditado que "passarinho que come pedra sabe o cu que tem". Se ele está fazendo merda ele no mínimo sabe dos riscos que corre.

    Enfim, você é amigo dele: impedi-lo você não pode porque seria muito egoísmo da sua parte, mas porra...avisa. A escolha é dele, e se o cu dele ficar ardido de tanto cagar pedra, o problema é dele.


    Você avisou.


    Cara, mas se liga, passarinho come pedra porque ajuda na digestão de grãos duros e tal, então embora idiotas pensem que eles vão se foder eles precisam disso pra viver. A mesma coisa se aplica aí, quem é o elf pra dar conselho pra alguém.

    Conteúdo patrocinado


    ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa? Empty Re: ó sábios do templo, quando devo impedir uma pessoa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-07, 9:48 am