Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Ordem da Desordem

Seja bem-vindo. Smile
Registre-se ou faça Login para ter acesso completo ao fórum.

Ordem da Desordem

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ordem da Desordem

OdD > VSQS


    O que é Justiça para vocês?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Convidado 2010-09-19, 4:19 pm

    Relembrando a primeira mensagem :

    O que é Justiça para vocês?


    Estava a fim de falar isso depois que o Askar, ficou debatendo o conceito dele de justiça = perdão. E bla bla bla.

    Dissertem sobre o conceito em mínimo de cinco linhas e Maximo de 10. Não contanto os espaçamentos.

    Aqui estão alguns detalhes para refletir:

    * No campo da filosofia, acredita-se que a vingança está intimamente ligada a justiça. A diferença de ambas é a força que se aplica.

    * A definição mais correta para justiça até hoje é: Justitia est constans et perpetua voluntas jus suum cuique tribuend – Upiano.
    (Justicia é a eterna vontade de dar a cada um, o que é seu por direito)


    * Questionamento:
    O que é de cada um por direito?

    Seria justo uma ação corresponder a uma reação que ultrapasse o próprio originador.
    Exemplo:
    Um pai que se torna rico, passa a riqueza para o filho, mesmo sem ele fazer nada. Enquanto outros se esforçam para tanto.
    Nesse caso;

    Em uma sociedade justa todos nascem por iguais com mesmo valor financeiro e direito.
    Mas se o pai de um destes se esforçou para conseguir mais recursos, é justo retirar esse recurso do seu primogênito? E a vontade do pai?


    (em razão ao Askar)?O que é Justiça para vocês?


    Estava a fim de falar isso depois que o Askar, ficou debatendo o conceito dele de justiça = perdão. E bla bla bla.

    Dissertem sobre o conceito em mínimo de cinco linhas e Maximo de 10, para cada. Não contanto os espaçamentos.

    Aqui estão alguns detalhes para refletir:

    No campo da filosofia, acredita-se que a vingança está intimamente ligada a justiça. A diferença de ambas é a força que se aplica.

    A definição mais correta para justiça até hoje é: Justitia est constans et perpetua voluntas jus suum cuique tribuend – Upiano.
    (Justicia é a eterna vontade de dar a cada um, o que é seu por direito)


    Questionamento:
    O que é de cada um por direito?

    Seria justo uma ação corresponder a uma reação que ultrapasse o próprio originador.
    Exemplo:
    Um pai que se torna rico, passa a riqueza para o filho, mesmo sem ele fazer nada. Enquanto outros se esforçam para tanto.
    Nesse caso;

    Em uma sociedade justa todos nascem por iguais com mesmo valor financeiro e direito.
    Mas se o pai de um destes se esforçou para conseguir mais recursos, é justo retirar esse recurso do seu primogênito? E a vontade do pai?


    (em razão ao Askar:
    * Se uma pessoa é marginalizada, sofre de pobreza e miséria. Tornando-se criminosa, é justo o estado puni-la por seus atos?



    Eu tenho já um conceito de justiça. Mas para frente eu posto. Quero ver as respostas.

    Convidado
    Convidado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty Re: O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Convidado 2010-09-23, 5:40 pm

    Vou deixar pra voces uma frase bem conhecida.

    Estou pensando cursar Direito aqui em Coimbra (Portugal).

    A frase e a seguinte: "Mais vale um inocente na prisão que um criminoso nas ruas"

    Dissertem.

    Convidado
    Convidado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty Re: O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Convidado 2010-09-23, 7:38 pm

    Druid_Shine escreveu:
    Askarar escreveu:
    Druid_Shine escreveu:
    Askarar escreveu:
    Morria mais gente por isso na idade média.(em proporção)
    As pessoas eram MUITO mais condicionadas, muito mais manipuladas, e bem menos felizes.
    o que te parece pior?

    Ambos. A sociedade nunca viverá em paz.
    ambos o caralho
    em paz total não, mas atualmente o mundo anda mais próximo da paz do que na idade média.

    Concerteza, ouvi falar que a Palestina finalmente foi libertada e a Nike saiu do vietnã /ironic
    é, também ouvi falar que hoje em dia usamos escravos(escravos de verdade, e não esse mimimimi que chamam de escravo), há crusadas, 70% das mulheres ja foram estupradas, uma igreja de merda sai por ai arrancando tripa das pessoas. ironic too.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty Re: O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Convidado 2010-09-24, 10:10 am

    "O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio)."

    Para mim JUSTIÇA é basicamente isto, levar em conta os fatos e as leis do local, e gerar uma "pena" ou "advertencia" de uma forma na qual não seja benificiente para nenhum dos lados, e sim de uma forma justa e eficaz.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty Re: O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Convidado 2010-10-02, 2:56 am

    Voltei do mundo dos mortos pra responder esse tópico (que, aliás, retoma as discuções das minhas primeiras postagens).

    Não mudei muito meu jeito de pensar. Ainda acho que "Justiça e Injustiça são indissociáveis de ideologias e valores subjetivos". Não há como definir uma justiça universal para todos os povos. O que se pode fazer é, em determinada sociedade, dizer o que é justo e o que é injusto com base nos valores ali presentes. Assim, apedrejar uma mulher adúltera pode ser justo na Arábia Saudita enquanto que para nós é um crime.

    Esses valores da sociedade, ao contrário do que vocês podem pensar, não necessariamente refletem os valores da maioria. Como diria Lasalle, os fatores reais de poder é que fundamentam a constituição escrita de um país. Assim, se um dos fatores (por exemplo o rei) tem mais poderes do que os outros fatores, a moral desse fator é que será considerada a moral da sociedade.

    Portanto, para mim, justiça é a tentativa de casar a criação/aplicação das leis com a moral de uma sociedade (concebida pelos fatores reais de poder da mesma).

    Conteúdo patrocinado


    O que é Justiça para vocês? - Página 2 Empty Re: O que é Justiça para vocês?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2024-05-20, 4:35 am